Muitas pessoas têm curiosidade para conhecer e saber como é uma Casa de Umbanda. Porém, o problema delas é que não possuem coragem de ir a uma. Há muito mistério para as pessoas que não conhecem a Umbanda de perto e, por conta disso, medo e curiosidade aparecem. Mas, fique tranquila, pois nesse artigo explicaremos cada detalhe de uma Casa de Umbanda pra você!
A característica urbana – Como é uma Casa de Umbanda
A Umbanda é uma religião urbana com pouco mais de 100 anos de existência. Diferente do Candomblé, ela nasceu na cidade, e por conta disso é bem diferente de um terreiro “no meio do mato”. Sendo assim, para entender como é uma Casa de Umbanda imagine que geralmente se localiza na cidade, até mesmo em ruas muito movimentadas.
É claro que existem terreiros mais afastados da região urbana, mas isso não é o usual. A cZasa de Umbanda pode ser alugada e, geralmente, seu aluguel é dividido entre os filhos de santo e a Mãe de Santo na forma de mensalidades. A casa precisa ser espaçosa para comportar a assistência, que são as pessoas que vão se consultar. É pintada geralmente toda de branco.
O altar para entender como é uma Casa de Umbanda
O altar, ou congá, é o coração de uma casa de Umbanda. Um dos elementos mais evidentes quando se entra nesse local é o altar. Localizado onde se realizam as giras, ele contém imagens. Essas imagens na Umbanda geralmente têm representações de santos católicos. Diferente do Candomblé, a maioria das imagens são brancas, com exceção do preto velho e do caboclo. Assim, a Yemanjá é branca, a Oxum é representada por Nossa Senhora da Conceição e Oxalá é representado por Jesus.
O congá pode ser decorado com flores e panos de acordo com cada imagem. A decoração pode variar também de acordo com a festividade do dia. Quando há uma festividade no terreiro, é comum colocar oferendas embaixo do congá. Da mesma forma, pontos podem ser riscados em frente ao Congá pela entidade da Mãe de Santo e pelos filhos de santo autorizados a riscar ponto de pemba.
O espaço para a Gira – Entendendo como é uma Casa de Umbanda
Em todo terreiro, há um espaço apropriado para gira. Para entender como é uma Casa de Umbanda é preciso saber que esse espaço para Gira pode ser separado do espaço reservado à assistência por uma bancada ou mesmo por uma corrente. Nesse espaço, os médiuns se agrupam na hora de começar a gira. Podem ali fazer suas rezas e se concentrar com a assistência da Mãe de Santo ou da entidade chefe do terreiro.
O espaço para assistência – Entendendo como é uma Casa de Umbanda
Sabendo como é uma Casa de Umbanda, é fácil compreender que o espaço para assistência geralmente contém bancos ou cadeiras para que as pessoas possam assistir a abertura dos trabalhos, esperar o momento da consulta ou passe, bem como acompanhar todo o evento. Muitas vezes, o público aumenta e muitas pessoas ficam em pé. No entanto, esse não é o ideal.
Quarto dos médiuns – Entendendo como é uma Casa de Umbanda
No quarto dos médiuns, eles podem se trocar, muitas vezes tomar banho e se arrumar antes e depois do terreiro. Esse quarto, como diz o nome, não pode ser visitado pela assistência. Dependendo da casa de Umbanda, pode haver firmezas e trabalhos dos filhos de santo.
Firmeza de porta – Entendendo como é uma Casa de Umbanda
Em todo terreiro, há uma firmeza antes mesmo de que a pessoa entre. Essa firmeza é feita geralmente por uma Casinha de Exu, onde os Exus da casa são cuidados e, em troca, protegem o terreiro. Funciona como um primeiro filtro para absorver a energia que os filhos e a assistência trazem.
Também funciona como um filtro espiritual para espíritos zombeteiros que queiram entrar na casa de Umbanda. É possível ter também uma casa para outras entidades, mas a Casinha de Exu é fundamental para a firmeza dos trabalhos numa casa de Umbanda.
Gostou? Uma casa de Umbanda é um templo espiritual, portanto, não precisa ter medo. Quando for conhecer uma, fique atento e peça indicação para pessoas de confiança. E salve a Umbanda!
Depois de descobrir como é uma Casa de Umbanda, você também pode ler:
- Ogum na Umbanda – Entenda a importância deste Orixá
- Caboclos na Umbanda – Uma linha de sabedoria e força
- Oxum na Umbanda – Prosperidade e proteção às grávidas
- Exu na Umbanda – Mitos e verdades sobre essa linhagem