Significado dos sonhos estranhos na quarentena

sonhos estranhos na quarentena

Uma matéria publicada pela revista Time fala sobre os sonhos estranhos na quarentena. Infelizmente essa é uma realidade cada vez mais presente na vida de muitos.

Muitas pessoas têm prestado mais atenção em seus sonhos durante a crise global do coronavírus. Conforme vários lugares ao redor do mundo anunciavam bloqueios, foi possível notar um número crescente de pessoas nesses locais postando nas redes sociais, perguntando se eram os únicos a ter sonhos bizarros e memoráveis.

Algumas pessoas que afirmavam nunca se lembrar de seus sonhos disseram que estavam se lembrando deles pela primeira vez.

O que diz a ciência?

Uma recente pesquisa de sonhos estranhos na quarentena conduzida pela Harvard Medical School, parece confirmar que a incidência de sonhos vívidos aumentou à medida que o vírus se espalhou pelo mundo.

Isso não seria sem precedentes: estudos têm mostrado que eventos como o 11 de setembro mudaram a forma como as pessoas sonhavam por um tempo, tornando seus sonhos mais intensos e memoráveis ​​nos dias após os ataques. Parece possível que a pandemia de coronavírus, que afetou pessoalmente quase todas as pessoas na Terra, possa ter um impacto semelhante.

Desde o início da pandemia, houve uma mudança coletiva de foco possivelmente refletindo uma progressão de nosso entendimento geral do COVID-19, bem como nossas circunstâncias em constante mudança.

As pessoas sonhavam com seu medo fundamental de contrair a doença; medos da falta de creches, a ausência de espaço pessoal, a perda do emprego e o isolamento no confinamento. 

Ansiedade, medo e proteção

Conforme os meses se passaram e a pandemia avança cada vez mais sonhos na quarentena refletem a ansiedade sobre a reabertura de empresas e escolas, com germes e ambientes insalubres desempenhando um papel proeminente nas imagens.

Alguns pesquisadores acreditam que os sonhos estranhos na quarentena têm um propósito funcional de nos preparar para situações difíceis ou desafiadoras quando acordamos.

Normalmente, o que acontece durante um sonho estressante é que sua mente parece estar resolvendo um problema. Também há pesquisadores que acreditam no inverso disso; por exemplo, se você está passando por dificuldades em sua vida atual e sonha com elas, isso pode prever sua saúde mental futura.

Essas são algumas explicações possíveis de por que algumas pessoas podem ter sonhos estressantes. Estamos tentando trabalhar com essa situação emocionalmente, tentando nos preparar para o futuro. Não é surpreendente para ouvir que algumas pessoas estão tendo sonhos relacionados à pandemia. 

Quando os sonhos acontecem

Muitas pessoas estão trabalhando em casa ou podem ter reduzido as horas de trabalho, um grande segmento da população está dormindo. O sonho ocorre durante o movimento rápido dos olhos, ou REM, sono, que ocorre principalmente durante a segunda metade do a noite. Quanto mais tempo uma pessoa permanece adormecida, mais longo e “denso” o sono REM se torna (a densidade REM se refere à frequência dos movimentos rápidos dos olhos, que os especialistas acreditam ser um reflexo de quão elaboradas e detalhadas são as imagens dos sonhos).

Dicas para melhorar os sonhos na quarentena

  • Pense positivo antes de se deitar
  • Não fique estressada se acordar no meio da noite
  • Tenha um diário dos sonhos
  • Faça uma boa higiene do sono antes de dormir

Agora que você já sabe o significado dos sonhos estranho na quarentena, aproveite e confira uma meditação para dormir melhor e conseguir descansar bem:

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Nadini Lopes
Nadini de Almeida é jornalista, sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis e da Tradição Gardneriana, tendo sido iniciada em Nova Iorque. É ordenada pela Fellowship of Isis e membro do Museu de Magia e Bruxaria do Brasil.

Especialistas online