A última passagem de Plutão em Aquário teve início em 1778, permanecendo neste signo por 20 anos, até 1798. Esse trânsito será o próximo que iremos enfrentar, já que Plutão volta a percorrer Aquário em 2023, onde ficará até 2043.
Plutão é um dos planetas mais lentos do sistema solar. Ele leva 248 anos para percorrer todo o Zodíaco. No entanto, ele não permanece o mesmo tempo em todos os signos. Isso porque ele descreve uma órbita irregular ao redor do Sol. Assim, seu trânsito em cada signo varia de 12 a 32 anos.
Por ficar muito tempo em um mesmo signo, Plutão é considerado um planeta geracional. Ou seja, sua influência é maior nas gerações do que nos indivíduos. Entenda melhor essa passagem e veja o que podemos esperar a partir de 2023.
O planeta da morte e do renascimento. Assim que Plutão é conhecido na Astrologia. Ele nos dá coragem para encararmos de frente tudo aquilo que escondemos no nosso íntimo. Aquela nossa parte mais sombria que ocultamos de nós mesmas.
Em seu lado positivo, Plutão na Astrologia nos mostra o caminho do autoconhecimento. Descobrimos que se controlarmos as suas energias podemos ganhar muita força e resistência.
Pelo lado negativo, esse planeta nos traz sentimentos negativos como culpa, rejeição, falta de autovalorização e distanciamento emocional. Quando ele está em trânsito, algumas pessoas podem sentir vontade de se isolar e não conseguir mais se expressar.
Plutão nos signos submete o assunto regido por aquele signo a cura profunda e a transformações que causam impacto no nível social e pessoal.
No plano social, Plutão incita que o coletivo encare a verdade, sem máscaras. Ele quer que rompemos com tudo aquilo que não seja verdadeiro, abolindo as mentiras e as ilusões.
No plano pessoal, ele nos traz a consciência de que tudo está interligado. Nos obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade. Caso contrário, atrairemos sofrimento em cada passo que dermos.
Quando bem aspectado, Plutão no Mapa Astral ilumina. Ele nos mostra o que realmente precisamos para viver. Nos obriga a fazer uma limpeza interna que irá nos libertar.
Se estiver mal aspectado, indica abuso e ignorância. A intolerância, a coerção, a manipulação e o fanatismo surgem do uso inconsciente do poder plutoniano.
Olha que encontro explosivo: o planeta da morte e do renascimento com o signo das mudanças radicais. Pode ter certeza que passagem de Plutão em Aquário é de abalar todas as estruturas. Mas traz uma transformação muito positiva para a humanidade, de evolução enquanto sociedade.
Plutão em Aquário nos traz uma vontade de enxergar o mundo de uma forma diferente, de encontrar novos horizontes.
Os nascidos sob essa regência irão formar uma geração que busca a doação, que pensa no outro, que quer ajudar. Uma geração extremamente humanitária, que entrega tudo de si para conquistar o que almeja.
Esses nativos também adoram a liberdade, pois sabem que é a partir dela que suas ideias e sonhos irão desabrochar.
Plutão em Aquário apaga todo o movimento de Plutão em Capricórnio e traz uma semente nova para as novas gerações.
A terra foi mexida e preparada quando Plutão estava em Capricórnio. A partir da entrada desse planeta em Aquário, será a hora da plantação das sementes. Depois, Plutão em Peixes virá para regar e um novo ciclo será iniciado com Plutão em Áries.
Quando Plutão esteve em Capricórnio, até 1778, grandes transformações aconteceram nas relações de trabalho, na economia, no poder. Mas quando começou a transitar por Aquário, tudo mudou!
O trânsito de Plutão em Aquário, de 1778 a 1798, foi tão importante que até dividiu a história do mundo, marcando a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, na qual estamos até hoje. Será que esse trânsito irá trazer uma nova Idade para a humanidade?
O período em que Plutão esteve em Aquário foi marcado por grandes transformações sociais na Europa, ocasionadas, principalmente, pela Revolução Francesa. Esse movimento discutiu e alterou os direitos individuais.
Também foi uma época de grandes avanços tecnológicos. Muitos equipamentos foram inventados, como o barco a vapor, o balão de ar quente e o paraquedas.
Curiosamente, durante esse período foi descoberto o planeta Urano que se tornaria o regente do signo de Aquário.
Além disso, durante esse trânsito tivemos muitas mulheres se destacando em um mundo patriarcal, como a Rainha Elizabeth I, que liderou a “era de ouro” da coroa inglesa, e a escritora Mary Shelley, de Frankenstein.
Esse também foi um período de grandes nomes da cultura, como o escritor Lord Byron, Miguel de Cervantes, e do compositor Schubert, conhecido por sua originalidade.
Depois das mudanças socioeconômicas de Plutão em Capricórnio, Plutão em Aquário definirá uma nova norma para a humanidade.
Provavelmente, será um período onde teremos avanços tecnológicos. Também iremos mudar totalmente a nossa filosofia de vida, passando a ter novas crenças.
Plutão ficará 20 anos em Aquário e deve trazer grandes invenções e transformações profundas nas liberdades individuais e coletivas.
Veja os principais acontecimentos trazidos pela passagem de Plutão em Aquário de 1778 a 1798.
Agora que você já sabe tudo sobre Plutão em Aquário, leia também:
Entenda melhor a influência dos planetas em nossa vida fazendo o nosso curso de Astrologia.
O Arcanjo Samuel, também conhecido como Samael, é o Anjo Regente de 2026 e traz…
Você já se perguntou qual o Orixá regente 2026 e o que essa energia representa…
A pedra do ano de 2026 será a Granada Vermelha. Alinhada com a energia do…
No Tarot, a carta da Roda da Fortuna representa mudanças, transformações, o destino e a…
O planeta regente de 2026 será Marte, o planeta da guerra. Na Astrologia, cada ano…
A numerologia para 2026 traz um ano regido pelo 1. Neste artigo, vamos entender o…