Sentimento de culpa

Quem nunca fez algo errado e depois ficou se corroendo por dentro? Isso se chama sentimento de culpa. Esta é uma experiência mental e física que ocorre depois que o cérebro percebe alguma atitude errada dando uma resposta negativa de remorso.

 A culpa acaba se tornando uma raiva reprimida de si mesma, que faz com que esse sentimento corroa a alma e quebra a autoestima, acabando com todo amor próprio.

Por ser associada a ações negativos, a culpa vem acompanhada com um pouco de autopunição, o que na grande maioria das vezes é muito pior. Na medida que você se pune, perde o respeito próprio e até mesmo a consciência de que pode aprender com esse erro que cometeu.

Mas ter o sentimento de culpa não significa que você tenha errado, tem pessoas que sentem culpa apenas por estar presente em algo ruim que aconteceu. É o que acontece com pessoas que sobrevivem a um acidente, mas perderam um grande amigo ou mesmo parentes próximos, ela se sente culpada por ter sobrevivido. Estes casos precisam de acompanhamento psicológico. Assim evitará uma auto punição forte e agressiva, que pode agravar até tornar um caso de depressão.

Ficar se martirizando por algo que já ocorreu pode ser considerado um comportamento doentio, apesar de todo mundo já ter feito isso. Gastar suas energias para ficar se lamentando, ao invés de focar em novas coisas, ações ou comportamento, é o mesmo que pedir para sofrer e se machucar.

A pessoa que sente culpa, precisa aprender que somos humanos, e os todos erramos. Apesar de parecer que só a culpa é carregada de coisas ruins, acabamos esquecendo que ela é saudável, que ensina e ajuda a pessoa evoluir, aprendendo com os erros e seguindo sua vida mais experiente.

Lembre-se que se você fizer algo errado, pode simplesmente se arrepender e assumir as consequências. É inconsciente o sentimento de culpa, mas não é saudável ficar revivendo essas história e se punindo. Então cuide-se, se arrependa e siga em frente para não ser consumida pelo culpa.

Leia também:

Faça o banho para atrair paz para a família

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online