O que é Reiki? Desvende tudo sobre a energia do Reiki

Reiki é uma terapia natural japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da imposição de mãos e a utilização de símbolos e baseia-se no conceito de que o Reiki é uma energia vital invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.

Se o nível de energia vital está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis.

Quer saber tudo sobre Reiki e sua energia vital? Para entender o que é Reiki, vamos começar com o significado de seu nome.

O que significa a palavra Reiki

“Reiki” é uma palavra originada no idioma japonês dividida em dois kanjis, “REI” e “KI”. Portanto, o significado de Reiki é compreendido explicando separadamente cada uma delas.

tudo sobre reiki: significado da palavra
tudo sobre reiki: significado da palavra

Fonte da imagem: change of perstective

“REI”: energia cósmica universal

Durante a iniciação ao Reiki, o indivíduo é religado àquilo que chamamos de “REI”, cujo significado é energia universal, e que pode ser descrita das mais diversas formas: primeira fonte, fonte primordial ou qualquer outra denominação que represente essa criação primária, essa energia vital do universo. O “REI” representa a sabedoria divina.

“KI”: energia vital

O “KI” representa a força vital, o calor e energia irradiados do corpo, seja de um homem ou de um animal, pois esta energia está presente em todos os seres vivos.

É conhecida por diferentes nomes dependendo da cultura, por exemplo, na Rússia chamam de “energia bioplasmática”, na Polinésia de “mana”, na Índia de “prana” e na China de “chi”. Ocorre que, como o Reiki foi descoberto no Japão pelo japonês Mikao Usui, foi utilizada a palavra japonesa “KI”, que significa “força da vida” ou “energia vital”.

Portanto, a tradução literal da palavra japonesa Reiki seria “energia vital universal”.

Afinal, o que é o reiki?

O Reiki é um método terapêutico que permite a qualquer pessoa despertar dentro de si a energia cósmica universal (REI), ligar-se a ela e com ela harmonizar sua própria energia vital (KI), bem como a de qualquer outra pessoa ou ser vivo.

Vale lembrar que a forma correta e de escrita é Reiki. Heiki, reique e raique podem soar parecidos, mas são apenas aportuguesamentos da palavra.

O que é a energia vital Reiki?

Como foi explicado, o Reiki é uma energia de cura extremamente positiva e benéfica que auxilia no tratamento de doenças, aumenta a sensação de bem-estar e até mesmo promove a expansão das consciência. O reiki funciona como tratamento espiritual, físico e emocional.

A capacidade de usar o Reiki não é ensinada no sentido usual, mas transferida para o aluno durante sua iniciação no curso de Reiki. Essa habilidade é passada por um mestre Reiki e permite ao aluno explorar um suprimento ilimitado de “energia vital” Reiki para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

O Reiki está ligado a alguma religião?

Seu uso não dependente de sua capacidade intelectual ou seu desenvolvimento espiritual e, portanto, está disponível para todos. O Reiki tem sido ensinado e transmitido, com muito sucesso, para milhares de pessoas, de todas as idades e origens.

Apesar de o Reiki ser de natureza espiritual, não é uma religião. Não tem nenhum dogma e não há nada em que se deva acreditar a fim de receber, aprender ou usar Reiki. Na verdade, Reiki não é dependente de crença e vai fluir da mesma forma, crendo em sua força ou não.

Como o Reiki vem do Universo, muitas pessoas acham que seu uso os coloca em contato com a experiência de sua religião ao invés de ter apenas um conceito intelectual dela, mas esta é só uma forma de olhar esta energia e entender o que é o Reiki.

O Reiki é de natureza espiritual, mas não religiosa, ele não tem nem ensina nenhum dogma e seus praticantes não precisam acreditar em nada para aprender a usá-lo ou recebê-lo. Existem, sim, os princípios do Reiki, que são como lições para uma vida mais harmoniosa, mas o Reiki não depende de crença, fé ou religiosidade para fazer efeito.

Como funciona o tratamento Reiki

Em um tratamento de Reiki, o paciente sente como se um maravilhoso fluxo de energia positiva passasse através e ao redor de seu corpo. O Reiki trata a pessoa como um todo, incluindo corpo, emoção, mente e espírito.

Seus efeitos benéficos incluem relaxamento, um profundo sentimento de paz, segurança e bem-estar.

Reiki é um método simples, natural e seguro de cura espiritual e melhora que todos podem usar. Pode ser usado também em conjunto com todos os outros tratamentos médicos ou terapêuticos para aliviar efeitos colaterais e promover recuperação mais rápida. Não há nenhuma contraindicação.

Benefícios do reiki

O tratamento de Reiki é indicado para qualquer mal estar, doença física ou emocional, com resultados profundamente eficazes por atuar em todas as dimensões do ser humano.

Muito utilizado como terapia auxiliar em hospitais, o Reiki causa um alívio na tensão e dores dos pacientes que o recebem. Essa terapia, inclusive, já está sendo utilizada em alguns hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde).

Tratamentos de Reiki são verdadeiras imersões em energia curativa e criativa, e seus benefícios vão muito além do que você pode imaginar.

O que o Reiki pode curar?

O tratamento com Reiki pode:

  • Eliminar bloqueios psicológicos;
  • Promover o equilíbrio;
  • Reverter sentimentos negativos;
  • Fortalecer o indivíduo para lidar com conflitos internos e externos;
  • Aliviar sintomas de stress e ansiedade;
  • Melhorar a autoestima;
  • Lidar melhor com transtornos mentais como depressão e síndrome do pânico;
  • Tratar alguns problemas físicos, como dores de cabeça ou coluna, náuseas e insônia.

O Reiki pode ser usado exclusivamente ou em conjunto com outros tratamentos e terapias, sejam elas também holísticas ou não.

Diferentes tipos de Reiki

Reiki Tradicional Usui

Este tipo de Reiki nada mais é do que o ensinado pelo pai do Reiki, Mikao Usui e possui uma filosofia forte, baseada nos princípios do Reiki e os poemas do Imperador Meiji. O curso se divide em 4 níveis:

  • Nível 1 – Shoden;
  • Nível 2 – Okuden;
  • Nível 3 – Shinpiden;
  • Nível 3B – Gokukaiden.

Reiki Usui Tibetano

A maior diferença do Reiki Tibetano são seus diferentes tipos de cura, como a cirurgia psíquica.

Além disso, possui símbolos únicos do Reiki Usui Tibetano, como o Dai-Ko-Myo Tibetano.

Para quem quiser praticar, é necessário passar por 4 níveis: o despertar, a transformação, a realização e a maestria.

Reiki Karuna

Outro tipo de Reiki muito conhecido é o Karuna, que, como todos os tipos de Reiki, baseia-se no sistema Usui e canaliza a mesma energia do universo, porém, como diferencial, utiliza uma vasta gama de símbolos além dos três tradicionais.

Nível 1 do Reiki Karuna:

  • Zonar – representa a ligação à fonte e a compaixão infinita
  • Halu –  muito usado na limpeza de energias
  • Harth – um dos pilares do reiki karuna, representa o amor e a compaixão
  • Rama – O conector com a Terra e a realidade

Nível 2 do Reiki Karuna:

  • Gnosa – simboliza a sabedoria através da consciência
  • Kriya –  também conhecido como Cho Ku Rei duplo, auxilia na manifestação de objetivos
  • Iava – representa a expansão da vontade do Eu Superior e o poder pessoal
  • Shanti – ajuda a encontrar a paz interior e harmonia.

Reiki Xamânico

Já no caso do Reiki Xamânico, a base e a essência mais uma vez advém do Reiki tradicional de Mikao Usui, porém com uma abordagem xamânica, mais vivencial e utilizando, por exemplo, cristais como instrumentos e alguns sons como estímulos.

Nesse artigo sobre Reiki Xamânico, você vai saber melhor sobre seus benefícios e sua conexão com as tradições indígenas.

Reiki Essencial

Diferente do Reiki Tradicional, o Reiki Essencial se divide em 3 níveis: I, II e III. A prática é menos sistematizada, mais intuitiva. Outra diferença do Reiki Tradicional é que a filosofia não se baseia nos poemas do Imperador Meiji.

Reiki Estelar

O Reiki Estelar tem por base o sistema do mestre e fundador do Reiki Mikao Usui, porém ele acrescenta coisas próprias à sua metodologia, como diferentes técnicas de limpeza e proteção energética e a utilização da vibração das cores através dos raios de luz.

Osho Reiki

Também conhecido como Osho Neo Reiki, ele se baseia no sistema Usui de Reiki e nos ensinamentos de Osho.

Reiki Egípcio

Também conhecido como Seichim ou Sekhem, essa modalidade é uma integração do Reiki com o sistema de cura do Antigo Egito.

Como é feita a aplicação de Reiki?

As sessões dos tratamentos de Reiki costumam durar mais ou menos uma hora, o paciente fica deitado o tempo todo em uma maca e não é necessário remover nenhuma peça de roupa, no máximo tirar óculos, celulares e chaves dos bolsos.

Durante a consulta de Reiki, o terapeuta vai sobrepor suas mãos às regiões do corpo do paciente que mais necessitam de energia curativa, e os focos de aplicação do tratamento de Reiki são os chakras mais importantes do corpo, conhecidos como os sete chakras principais.

Chakras são os centros energéticos responsáveis pela troca e assimilação das energias que alimentam nosso todo integrado: físico, emocional, mental e espiritual. Saiba tudo sobre os chakras e entenda melhor sua relação com o tratamento de Reiki.

O tratamento mais recomendado consiste em, no mínimo, quatro sessões de Reiki, número considerado ideal para que os efeitos do Reiki se implantem profundamente no organismo e no emocional da pessoa e comecem a produzir uma cura definitiva.

Como funciona Reiki a distância

Os tratamentos de cura a distância com Reiki podem ser realizados em qualquer parte do mundo e a qualquer distância. A energia enviada a distância é a mesma aplicada localmente com a presença da pessoa, o que muda é apenas a técnica e a forma de conexão.

Para curar a distância com Reiki basta se conectar com a pessoa que irá receber mentalmente. Não é necessário nenhum tipo de contato físico para realizar a sessão.

O reikiano estabelece esse contato pensando na pessoa, visualizando ela entre suas mãos. O emissor precisa estar concentrado e imaginar o Reiki chegando nesta pessoa, preenchendo seu corpo e seus arredores. Basta ficar mentalmente conectado com esta pessoa por alguns minutos e, pronto, o Reiki fará a sua parte.

Para facilitar a concentração, é recomendado ficar em um local isolado e tranquilo durante o envio do Reiki à distância. Também é possível utilizar um boneco, travesseiro ou até mesmo uma foto para ajudar a mentalizar o receptor e fazer a cura à distância.

Através do símbolo Reiki Hon-Sha-Ze-Sho-Nen o reikiano pode também enviar energias positivas que ultrapassam os limites do tempo, direcionando-as para o futuro ou o passado.

Aqui no Astrocentro você pode se consultar com diversos terapeutas holísticos, vários deles especializados em Reiki. Pronta para começar? Nossos especialistas atendem à distância, por chat, telefone ou e-mail. Agende uma consulta!

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online

Esotérico Online: Yshmah Hamed

Yshmah Hamed

*Taróloga e Psicóloga*

90% Avaliações Positivas

2279 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Daiana Tarologa

Daiana Tarologa

Taróloga , Terapeuta e Sensitiva

99% Avaliações Positivas

22369 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Daiana Tarologa

Daiana Tarologa

Taróloga , Terapeuta e Sensitiva

99% Avaliações Positivas

22369 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Mestra Aliressol

Mestra Aliressol

Mestra Aliressol

94% Avaliações Positivas

1785 Consultas

R$30 por 15min

CONSULTAR AGORA

Comentários

  • a explicação dada acima sobre reiki é diferente do significado do kanji do reiki que significam:
    rei: alma, espírito, fantasma
    ki: coração, …, espirito.

    como pode isso? poderiam me ajudar?

    • Oie, Janete.

      Na verdade, o significado é o mesmo. Apenas usamos palavras diferentes para chegar na mesma explicação.

      Espero ter ajudado, beijos.

  • Moro em Olinda Pe. Gostaria de saber se por aqui tem como aprender a técnica de reyki. Achei uma página maravilhosa no face e estou encantada. Até agora só gratidão.

  • Sou muito ansiosa e tenho efizema pulmonar. Também bronquite e agora me disseram que é Dpoc. Acha que o reike pode me ajudar?

    • A energia Reiki atuará no alinhamento e harmonização dos seus chakras, proporcionando uma maior qualidade de vida e bem estar.

  • Tenho muitas dor de cabeça há anos. Sofro demais com isso. Preciso de ajuda. Por favor, não aguento mais isso na minha vida

  • Oi, tudo bem? Minha dúvida está no fato de que se é possível transmitir energias nocivas por quem aplica o Reiki o símbolo de proteção que é usado no mesmo, caso feito previamente por quem irá recebe-lo seria capaz de impedir a absorção de energias negativas manipuladas por alguém que não esteja devidamente preparado? Obrigada desde já pela atenção

    • Ótima observação, o Reiki só transmite energia divina de amor.

      A energia Reiki é uma energia de amor incondicional, o que significa que ela não impõe condições para existir, não combate, não agride e não entra em atrito com nenhuma energia oposta a luz e amor divinos. Isso significa que, mesmo num cenário onde há vulnerabilidade energética do reikiano que está fazendo a aplicação, a energia de amor e luz divinas atuará na “cura” de ambos (quem recebe e quem aplica).

      Abraços fraternos!

  • Bom dia,
    Tenho problemas de ansiedade, pressão alta, depressão, dificuldade para emagrecer…parece que vou morrer e preciso de ajuda para ter um alto controle. Como faço para melhorar minha vida?

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *