Descubra tudo sobre São Pedro e a sua importância para a Igreja

tudo-sobre-sao-pedro

Você já parou para pensar em por que dizem que São Pedro guarda as chaves do céu? Ele é um dos santos mais celebrados entre os cristãos. Entre os apóstolos que acompanharam Cristo, a ele coube o papel de começar a igreja. Por conta de sua importância, nós do Astrocentro resolvemos trazer aqui tudo sobre São Pedro e suas curiosidades. Confira agora!

Descobrindo tudo sobre São Pedro

Para os que seguem o cristianismo não há figura mais incontestável que São Pedro. De acordo com as passagens do Novo Testamento, é ele quem consolida as mensagens de Jesus, e dá origem à Igreja. Claro que a ideia de Igreja numa fase embrionária, e só depois ela vai recebendo seus dogmas e suas bandeiras.

A história desse Santo – Tudo sobre São Pedro

Nas passagens bíblicas, Pedro nasceu Simão. A origem do seu nome de apóstolo representa “rocha”, a solidez necessária para aquele que seria o fundador do espaço que levaria a mensagem de Jesus para todos os povos.

Conta-se que nasceu numa localidade que estava às margens do Mar da Galiléia e, por isto, sua ocupação era a de pescador. E, no primeiro contato com o Messias, ficou dito que Pedro seria “o pescador dos homens”.

Ao conhecer Jesus, sua rotina simples de pescador, acabou. Simão deu lugar a Pedro, e a futura unidade cristã foi criada. São Pedro acompanhou toda jornada de Cristo e, mesmo que o tenha negado por três vezes, jurou amor eterno ao seu mestre por três vezes, e foi perdoado. Por fim, Jesus pediu a Pedro que tomasse conta de seu rebanho.

Para saber tudo sobre São Pedro, é importante entender que esse Santo dividiu com o apóstolo Paulo a responsabilidade de dar início ao primeiro grupo de cristãos.

Mesmo num ambiente adverso, eles conseguiram bravamente lutar para a mensagem de Cristo ser difundida. Saíram de Jerusalém e se estabeleceram em Roma, lugar onde conseguiram fortalecer o Evangelho, e consolidar a futura igreja católica.

Foi preso pelos romanos e acusado de incitar a “Igreja de Jesus Cristo”. Foi condenado a crucificação. Mas, a seu pedido sua cruz ficou de cabeça para baixo, pois não se achava digno de ter a mesma morte de seu mentor. São Pedro tinha 67 anos quando morreu.

Mesmo com sua morte, o papel foi cumprido. São Pedro conseguirá criar a comunidade cristã. Dali em diante a mensagem se espalhou, Pedro redimiu-se e ganhou seu lugar ao lado do mestre.

Os símbolos que circulam e dão origem a tudo sobre São Pedro

Para saber tudo sobre São Pedro precisamos conhecer as mais comuns representações sobre ele. Quem nunca ouviu que ele guarda as chaves do céu? Por que será?

Numa passagem do Evangelho de Mateus Jesus diz a São Pedro “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares da Terra será ligado aos céus”. Essa é a explicação para o título de “porteiro do céu”.

São Pedro também é homenageado durante as festas juninas pelo Brasil. O dia de São Pedro 29 junho. Uma data litúrgica que serve para lembrar que ele foi o primeiro Papa da Igreja Católica.

Em relação ao sincretismo religioso, São Pedro corresponde nas crenças da Umbanda com o orixá Xangô. Ambos são festejados nos dias 29 e 30 de junho. São símbolos de força e liderança e, por isto, são relacionados.

No nordeste brasileiro, no dia de São Pedro, acendem-se fogueira para louvar o santo que conseguiu manter-se fiel à mensagem do Cristo. Seus devotos não abrem mão de juntar lenhas defronte às suas casas e, às 18 horas, acendê-las.

A principal oração de São Pedro

Saber tudo sobre São Pedro é não deixar de fora sua principal oração. Os seguidores desse santo homem confiam sua fé e, com a certeza que serão atendidos, repetem a “Oração de São Pedro” que diz:

“Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho.

Uma graça vos peço com toda minha alma: guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices romanos.

Viva e morra com vosso filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.
Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.”

Saber tudo sobre São Pedro é sempre um caminho para usar como referência a vida desse sagrado homem, que viveu os últimos dias com Jesus, arrependeu-se de seus atos, e usou toda a sua fé para transformar de vez o mundo que conhecemos. É sem dúvida uma lição que todos devemos abraçar, e tentar repetir sua dedicação.

Por isso, aproveite que agora você sabe tudo sobre São Pedro, e confira também:

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Astrid
A redação do Astrocentro traz para você os melhores conteúdos de astrologia, tarot, vidência e muito mais. A sua experiência é muito importante para nós, então não se esqueça de deixar o seu comentários falando o que acha do nosso blog, viu? Beijinhos!

Especialistas online