Entenda porque as pessoas oferecem flores para Iemanjá

É comum oferecer flores nos rituais que adoram Iemanjá, mas você conhece tudo sobre as flores que ela gosta? E mais, será que sabe como são realizados esses rituais com flores? Venha descobrir agora mesmo como as flores para Iemanjá são usadas e quais são.

Iemanjá é considerada uma Deusa e é muito adorada em diversas religiões, como na Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Porém podemos encontrar o simbolismo de Iemanjá também no Catolicismo, levando o nome de Nossa Senhora dos Navegantes. Veja agora tudo sobre as flores para Iemanjá.

Flores para Iemanjá

É comum a realização de rituais para mostrar a fé, amor e fidelidade à Iemanjá, assim, é comum que esteja presente diversas flores para Iemanjá, sempre na cor branca e ainda de diversos tipos.

Significado do uso de flores para Iemanjá da cor branca

Em todos os tipos de rituais sejam eles realizados em lugares fechados ou em lugares abertos, usam-se muitas flores dos mais diversos tipos, mas existe uma característica em comum entre elas, sendo a sua cor, sempre branca.

Sabemos que Iemanjá é muito ligada à paz, harmonia e união entre as pessoas que vivem dentro de uma mesma casa, por isso, é comum que a cor branca seja um de seus símbolos. Mas não podemos esquecer que não é somente a cor branca que a simboliza, pois, a cor azul também é um representativo do mares, oceanos, rios e lagos, ou seja representa a maior força de Iemanjá à água.

As flores para Iemanjá possuem vários significados. Alguns a utilizam em forma de limpeza espiritual, afastando os maus espíritos, lembrando que as limpezas com flores podem ser realizadas na casa, nos centros ou ainda no mar e em rios.

O banho com flores são uma forma muito usada para se ter um bom dia, realizar um desejo ou, ainda, de mostrar a adoração com Iemanjá. Sem esquecer que a gongá (altar) para Iemanjá, deve ser enfeitado com muitas flores, para demonstrar o respeito que se tem pela Deusa e Rainha dos Mares.

Quais são as flores mais usadas para homenagear Iemanjá?

Nos rituais, é comum seguir a preferência por certos tipos de flores para Iemanjá, sendo as seguintes as mais comuns:

  • Rosa branca;
  • Palma branca;
  • Angélica branca;
  • Crisântemo branca;
  • Colônia branca;
  • Orquídea branca.

As flores transmitem paz, alegria e ainda passam a sensação de prazer ao contemplarmos sua beleza. Além de revigorarem e refrescarem através dos banhos que são regados por elas. O brilho e beleza são remetidas à divindade, encantamento e pureza de Iemanjá.

Como são feitos os rituais e oferendas

Assim como muitos seres considerados santos oferecem proteção às pessoas, é comum se fazer agradecimentos em forma de oferendas contendo flores para Iemanjá. Por efeito desses agradecimentos é comum que em algumas épocas do ano, encontremos um barquinho de madeira com flores brancas, voltando do mar.

Os fiéis que realizam sua oferenda em rios correntes e no mar, acreditam fielmente que quando as embarcações com as flores voltam é porque a Deusa não aceitou sua oferenda e isso pode acarretar em pedidos não realizados ou ainda que a pessoa pode estar perdendo sua fé.

Assim, quando isso ocorre é normal que a pessoa evite entrar no mar e em lugares que é de domínio da deusa, procurando se purificar com mais banhos e mais oferendas de flores.

Já a maioria dos pescadores e navegantes que são considerados filhos de Iemanjá tem o costume de tomar um banho regado de flores brancas antes de avançarem em alto mar, pois é como um sinal de que a proteção de Iemanjá estará com eles.

Outra tradição dos pescadores é levar suas oferendas dentro do barco até estarem em alto mar, garantindo que a Deusa receba e sinta o amor e devoção de seus fiéis.

Isso ocorre,pois todos os lugares que possuem água, como os mares, os rios, os lagos e os oceanos são considerados de total domínio de Iemanjá, lembrando que as forças e boas vibrações de Iemanjá são emanadas destes lugares.

Ao nascer um filho de Iemanjá, existe o costume de abençoá-lo, como um batismo, em águas com pétalas de flores brancas, representando a força e proteção que a Deusa irá exercer sob a criança.

Quando se comemora o dia de Iemanjá?

O envio de flores para Iemanjá é feito normalmente no fim de ano, dia 31 de dezembro, quando também é realizado outro ritual a Iemanjá, que é o pulo de sete ondas, em que as ondas levam tudo de indesejado embora.

Outra data importante para que se mandar flores para Iemanjá é o dia 2 de fevereiro, considerado no Brasil como Dia Nacional da Rainha dos Mares.

Agora que você já sabe tudo sobre as flores para Iemanjá, veja também:

Especialistas online

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

88% Avaliações positivas

133 Consultas

Surya do oriente

Surya do oriente

Baralho cigano,tarot,mediunidade

92% Avaliações positivas

165 Consultas

Sacerdote juarez

Sacerdote juarez

Astrologia,tarot,mediunidade

88% Avaliações positivas

214 Consultas

Alexandrita oraculista

Alexandrita oraculista

Magias com cristais,tarot,mediunidade

98% Avaliações positivas

1585 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *