Você sabe qual é o significado da cor azul?

Significado da cor azul

O azul é uma das cores mais utilizadas dentro do Brasil e nos mais diversos cenários. É muito comum ver essa coloração empregada nos quartos, salas ou cômodos das casas. Muitas marcas e empresas também utilizam o azul em suas logomarcas. Isso acontece em especial para aquelas que possuem alguma relação com a segurança. É o caso de empresas que utilizam da internet. Já reparou como boas partes das redes sociais utilizam-se do azul nos seus logos? Facebook, LinkedIn e Twitter são alguns exemplos de mídias sociais que adotam o azul na sua composição como marca. A razão disso, claro, é o significado da cor azul.

O verdadeiro significado da cor azul

Já parou para ficar observando o mar ou o céu? Se lembra do que sentiu? Essa é exatamente a primeira impressão que a coloração azul nos traz, a calmaria. É por isso que se empregam tanto os tons de azul em ambientes residenciais e comerciais. Tudo para tentar manter o local recheado de sentimentos e energias boas, como a tranquilidade, harmonia e serenidade.

Mas esse não são os únicos significados da cor azul. Ela também pode ser associada com relaxamento e segurança. É por isso que as empresas de tecnologia citadas anteriormente utilizam desse tom nos seus logos. Uma vez que, precisam que os usuários tenham uma visão tranquila sobre seus dados e informações.

Dos significados da cor azul, não se pode esquecer de relacioná-lo também com a saúde. E como tudo na vida, esse tom possui dois lados na moeda. Quando utilizado em excesso pode trazer a sensação de monotonia, frieza e depressão. Podemos dizer que o ideal seria mesclar objetos e detalhes com outras tonalidades. E assim, o uso da cor azul será incrível como seu significado.

O significado do azul escuro

O significado da cor azul muda um pouco para os seus tons mais escuros. Nesse modelo o conceito é associado à sofisticação e elegância, sendo útil para tentativa de um ar mais profissional quando utilizado por empresas.

O azul também é relacionado com a realeza ou à riqueza. Quem nunca ouviu a expressão “sangue azul” para significar a aristocracia, não é mesmo? É em função desse significado que a mesma surgiu.

Os efeitos do azul para a psicologia humana

A psicologia das cores também apresenta influência sobre o significado da cor azul para a saúde. Esse tom pode ajudar a baixar a pressão arterial e também a tranquilizar em momentos de maior pânico ou desespero. Outro efeito direto sobre a saúde está na redução do estresse ou da ansiedade.

Ao mesmo tempo em que possui essa sensação de tranquilidade, esse tom deve ser usado com cautela na pintura de ambientes. Isso porque também é uma cor que pode trazer a sensação de sono e monotonia, fato que não é recomendável para o caso de escritórios e ambientes corporativos. Para quartos, por sua vez, é uma excelente coloração.

A grande aceitação da cor azul

Outra vantagem do significado da cor azul está na sua aceitação por parte do público em geral. Pesquisas recentes apontaram essa tonalidade omo a cor favorita tanto para homens como também para mulheres.

É em função disso também que empresas gostam tanto dos tons de azul. Trata-se de uma cor pouco invasiva para os humanos. Ela também aumenta a capacidade de produção de profissionais e ajuda a reduzir a fome.

Exemplos de empresas que usam do significado da cor azul em suas logomarcas:

  • Facebook
  • WordPress
  • Volkswagen
  • Intel
  • HP
  • FOX
  • General Eletric
  • LinkedIn
  • Nokia
  • Visa
  • IBM
  • Banco Itaú
  • Twitter

Agora que você já conheceu o significado da cor azul, aproveite e leia também:

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *