Descubra por que a Sexta-feira 13 é uma data muito temida!

sexta-feira-13

Dia de azar? Dia de maldade? Não é o Halloween, mas é uma data que assusta muita gente, não é? Você já se perguntou se essa fama de má sorte surgiu por conta do filme de 1980 no qual Jason era o vilão assustador? Ou se existe toda uma lenda por trás? Descubra agora qual o motivo da superstição que gira em torno da Sexta-feira 13 e como ela já vem de antes da Era Pré-Cristã.

A mitologia da Sexta-feira 13

Para a mitologia nórdica, por exemplo, o mau agouro da Sexta-feira 13 está relacionado aos caprichos de Freya (ou Frigga), a deusa do amor, da fertilidade e da união. A lenda narra que ela se sentiu abandonada após a conversão dos nórdicos ao cristianismo.

Por vingança, passou a se reunir todas as Sextas-feira com 11 bruxas e um demônio (ao todo 13), com o propósito de amaldiçoar os convertidos. O ritual tornou-se conhecido como ‘noite das bruxas’. O nome friday, Sexta-feira em inglês, inclusive, homenagem à deusa.

Segundo os escandinavos, outras histórias também confirmam a má sorte da Sexta-feira 13. Conta-se, por exemplo, que em um banquete para doze deuses no Valhalla, a morada celestial, Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, deus da justiça e sabedoria, e o favorito dos outros deuses. O 13 teria se tornado, então, o número do infortúnio.

A partir da Escandinávia, a fama de azarenta da Sexta-feira 13 espalhou-se pela Europa e, posteriormente, por todo o Ocidente.

A má sorte da Sexta-feira 13 para os cristãos

Já para os cristãos, a má sorte da Sexta-feira 13 é justificada por alguns acontecimentos, veja abaixo:

  • Santa Ceia: A participação de Judas, considerado o apóstolo traidor de Jesus, não estava prevista. Ele completou 13 pessoas em torno da mesa e, coincidência ou não, no dia seguinte, numa Sexta-feira, Cristo foi crucificado e Judas morreu logo em seguida, em suposto suicídio.
  • Extinção da Ordem dos Cavaleiros Templários: Para os cristãos, o evento que ocorreu em 13 de outubro de 1307, numa Sexta-feira, confirmou a má sorte relacionada ao dia. Na ocasião, o rei da França Felipe IV declarou a Ordem dos Templários ilegal e, simultaneamente em todo o país, no mesmo dia, eles foram torturados, além de posteriormente executados por heresia. A organização existiu durante cerca de dois séculos na Idade Média, de 1118 a 1312.
  • Tradição Cristã: De acordo com a tradição judaico-cristã, Eva também teria oferecido o fruto proibido a Adão em uma Sexta-feira, ao mesmo tempo que o grande dilúvio teria começado nesse mesmo dia da semana.

O número 13 para a numerologia

A tão temerosa Sexta-feira 13, para a Numerologia, não reflete nada de negativo. De acordo com essa ciência, o número 1 simboliza independência, coragem, originalidade, força, ambição, liderança, criatividade, ousadia, iniciativa, persistência, positividade.

Por outro lado, o número 3 simboliza autoconfiança, otimismo, comunicação, entusiasmo, sociabilidade, sentimento de leveza perante os desafios da vida. Ou seja, nenhum deles carrega qualquer significado ruim.

Já a soma dos números que representam o 13 (1+3), tem como resultado o 4, que simboliza estabilidade por meio de regras, planejamento, disciplina, organização e trabalho. A união de todos os significados, portanto, pode resultar em sucesso e prosperidade.

Quem mais defende a Sexta-feira 13

Muitos povos da antiguidade consideravam o 13 como número de sorte. Para os egípcios, por exemplo, a vida era composta por 12 diferentes estágios, necessários para que o ser humano alcançasse o 13º, que simbolizava a vida eterna. A associação do número 13 com a morte, nesse caso, não tinha uma conotação negativa, ao contrário.

Um raciocínio parecido está implícito na décima terceira carta do Tarot. O baralho conhecido por prever o futuro, é constituído por 22 arcanos maiores, o 13 o simboliza a morte. No entanto, apesar de a carta ser impactante, ela não representa a perda da vida, mas o renascimento e a transformação para quem a tirou.

Atualmente, algumas religiões tradicionais, como a Wicca, mantêm ainda o ritual de celebrar a Sexta-feira 13 como dia de sorte. Para os wiccanos, o dia representa a deusa grega Hécate, senhora dos caminhos. Ela está associada à cura, magia, vitória, transformação, purificação e livramento do mal.

Recentemente, a Alemanha também levantou a bandeira em defesa da Sexta-feira 13. Dados da investigação de Estatísticas de Segurança (CVS) realizadas no país, indicaram que o dia registra os menores índices de acidentes, roubos ou mesmo incêndio. O que significa que a Sexta-feira 13 é um dia em que as boas energias vibram.

Inclusive em Portugal, que comemora a Sexta-feira 13 com requintes de Halloween, com direito à bruxas, teatro e comilança com iguarias locais. A festa é tão famosa por lá, que garante a movimentação da economia de algumas regiões, como Montealegre, por exemplo, que atrai milhares de visitantes de diferentes locais do mundo.

Curiosidades sobre a Sexta-feira 13

  • Em 1907, o norte americano Thomas Lawson escreveu o livro Sexta-Feira 13. Ele conta a história de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando-os na miséria. Desde que o livro foi lançado, os americanos passaram a interpretar a data como um dia de azar para realizar negócios. Estima-me que os Estados Unidos percam entre US$ 800 e 900 milhões em negócios a cada Sexta-feira 13.
  • Os americanos levam a Sexta-feira 13 tão à sério, que a maioria dos hospitais, hotéis e até mesmo alguns prédios residenciais não contam com o 13º andar e as companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Do 12, pulam direto para o 14.
  • Alguns acidentes são famosos por terem acontecido na Sexta-feira 13. O mais conhecido, entretanto, foi o que ocorreu com a nave espacial Apollo 13 em missão à Lua. Depois de dois dias no espaço, no dia 13 de abril de 1970, uma Sexta-feira, ocorreu uma explosão na nave que impediu a descida ao satélite. Coincidência ou não, o lançamento da Apolo 13 aconteceu às 13 horas e 13 minutos, no dia 11 de março de 1970. A soma das datas resulta ainda no número 13.
  • Na Segunda Guerra Mundial, bombas alemãs também atingiram o Palácio de Buckingham, em Londres, em uma Sexta-feira 13 de setembro, destruindo sua famosa capela.
  • Outro acidente que aconteceu em uma Sexta-feira 13 e também virou filme, foi o avião da Força Aérea do Uruguai, que caiu na Cordilheira dos Andes no dia 13 de outubro de 1972, uma Sexta-feira. O voo levava 45 pessoas, incluindo a equipe uruguaia de rúgbi. Os 16 sobreviventes, tiveram que praticar antropofagia para se manterem vivos. O filme Alive (Vivos), de 1993, foi baseado nele.
  • Até mesmo a natureza já sofreu com a Sexta-feira 13. O pior incêndio de florestas na história da Austrália, ocorreu em uma Sexta-feira 13, de 1939. Cerca de 20 mil quilômetros foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • O filme Sexta-feira 13, lançado em 1980, é considerado um dos principais responsáveis pela fama de má sorte do dia em tempos modernos. No entanto, os produtores só têm a comemorar a sorte proporcionada pela franquia. As doze produções já faturaram até agora mais de 500 milhões de dólares. Nada mal para um dia de azar, não é mesmo?!
  • Os gatos pretos também são equivocadamente associados a crenças e superstições, entre elas a Sexta 13. Isso acontece porque na Idade Média, acreditava-se que eles eram bruxas transformadas em animais. Ainda hoje, quando a data é Sexta-feira 13, eles acabam sendo vítimas de agressões e maus tratos.

Agora que você já sabe a história completa da Sexta-feira 13, conheça também:

Especialistas online

Ana maria olis

Ana maria olis

Tarologa sensitiva,baralho cigano,amor

96% Avaliações positivas

2662 Consultas

CÍntia doula

CÍntia doula

Tarot,numerologia,radiestesia

97% Avaliações positivas

6208 Consultas

Danusa  tula

Danusa tula

Tarot,baralho cigano,astrologia

81% Avaliações positivas

4042 Consultas

Simone galvÃo

Simone galvÃo

Baralho cigano,quirologia(mão)

89% Avaliações positivas

802 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *