Descubra o que é positividade tóxica e entenda o perigo

positividade tóxica
926

A positividade tóxica é um tipo de pressão que algumas pessoas colocam em nossas vidas para que a gente tenha que se sentir gratos e felizes o tempo todo independente de qualquer situação que aconteça.

Existe uma parcela de pessoas que acham que não podemos nos sentir mal quando alguma situação ruim acontece, ou seja, isso pode acabar invalidando os nossos sentimentos. 

Consequentemente fazendo com que a gente se ache obrigado a ser positivo o tempo todo, o que traz uma pressão psicológica gigante para o nosso dia a dia. Afinal, esse tipo de pensamento nos faz sentir ingratos, pessoas ruins e pessimistas. 

O que na verdade é apenas frustração, um sentimento comum no ser humano. É por isso que vamos explicar os malefícios da positividade tóxica. Confira:

Os maiores problemas da positividade tóxica

A maior problemática da positividade tóxica é que esse tipo de situação pode acabar fazendo com que a gente reprima e silencie certos sentimentos que precisamos externalizar para que possamos realmente ficar bem. 

Além disso, a positividade tóxica faz com que as pessoas que não estão se sentindo realizadas, se sintam mal por não conseguirem ver o lado positivo das coisas – mesmo quando tudo está desmoronando. 

Não precisamos estar bem 100% do tempo e está tudo bem!

Externalizar quando estamos tristes, angustiados, com raiva, ou até mesmo melancólicos sobre alguma situação que aconteceu no nosso dia a dia é essencial para nossa saúde mental. É preciso ser honesto com seus sentimentos e se permitir sentir tudo que vier à tona. 

Claro que nenhum sentimento em exagero é bom, ou seja, raiva ou tristeza excessiva por exemplo, vão nos fazer mal. 

Mas tudo nessa vida é uma questão de equilíbrio! 

É importante que você saiba que está tudo bem não se sentir bem o tempo todo. Neste momento em que estamos vivendo, onde as redes sociais são as maiores protagonistas das nossas vidas, a impressão que temos é que as pessoas sempre estão bem o tempo todo, quando na verdade tudo não passa de um teatro. 

Desabafe com um amigo – Isso é algo que pode te adoecer mentalmente

Todos temos problemas e dias difíceis, a única diferença é que algumas pessoas preferem esconder ou fingir que está tudo bem e é aí que a positividade tóxica entra em cena.

Quando estamos desabafando com alguém ou quando alguma pessoa está conversando com a gente, entramos em um lugar de vulnerabilidade e nesses momentos é necessário apenas tornar o ambiente acolhedor e o mais seguro possível para que a pessoa se sinta bem. 

Sinais que a positividade tóxica está mais perto do que você imagina

Nem sempre identificamos de primeira quando alguém está agindo com uma positividade tóxica, e às vezes nem ela mesmo sabe que está sendo pensando que está ajudando quando na verdade só está nos deixando mal por não estarmos bem. 

Por isso é preciso sempre estar atento às falas dessas pessoas quando estamos desabafando e principalmente, evitar falar essas frases quando alguém vier desabafar com a gente. 

Atualmente existem algumas frases que são mais comuns, algumas delas são:

  • Pense coisas positivas;
  • Pare de ser negativo;
  • Veja pelo lado bom;
  • Nunca desista;
  • Poderia ser pior;
  • Você não tem motivos para se sentir mal;
  • Pensar negativo não irá ajudar em nada;
  • Apenas seja feliz;
  • Tudo tem um motivo para acontecer;
  • Coisas melhores virão. 
  • “Levante a cabeça! Não adianta ficar chorando!”
  • “Ser negativo não vai ajudar em nada.”

Como afeta a nossa saúde mental

O termo positividade tóxica se popularizou durante os últimos anos, com o avanço da internet em nossas vidas e a pandemia da COVID-19, muitas pessoas passaram por diversos problemas desde desemprego até a morte de entes queridos. 

A positividade tóxica faz com que, independente das situações que as pessoas estejam passando, elas precisem ser gratas por tudo e agradecer. 

O problema é que muitas vezes essas pessoas esquecem que o pensamento positivo não vai pagar as contas de alguém no final do mês ou trazer a vida de alguém amado que se foi. Por isso, é preciso tomar muito cuidado quando falamos ou postamos sobre sermos positivos sempre. 

As pessoas precisam externalizar todos os sentimentos sejam bons ou ruins porque uma hora eles viram à tona 

Isso pode desencadear diversas doenças psicológicas como ansiedade, síndrome do pânico, depressão entre outras. Assim, além de se afastar de pessoas que praticam esse tipo de positividade tóxica, é preciso se cuidar, cuidar da mente e do corpo para que sentimentos negativos não possam te engolir e te façam perder o brilho que tem. 

Como evitar a positividade tóxica?

Se você já foi afetado pela positividade tóxica ou se você mesmo reconheceu este tipo de comportamento nas suas atitudes, existem algumas coisas que podem ser feitas para que esse tipo de comportamento não aconteça mais. Confira: 

3 coisas a se fazer para diminuir ou evitar a positividade tóxica

  1. Saiba administrar seus sentimentos negativos, mas não os invalide.  Por mais que a gente não queira passar por situações ruins que acabam nos trazendo sentimentos negativos é importante saber respeitar a sua dor e externalizá-la. 
  2. Seja sincero com seus sentimentos. Quando você está enfrentando uma situação triste ou estressante, é normal se sentir mal. Seja sincero com seus sentimentos e não tenha medo, muito menos vergonha de se cuidar e se acolher nos momentos difíceis. 
  3. Tente não banalizar a dor do outro. É comum em casos de que uma pessoa está agindo com uma positividade tóxica quando ela simplesmente generaliza ou invalida a dor do outro. Busque sempre. 

Mantenha-se longe da positividade tóxica e se cuide e se respeite acima de tudo.

A positividade tóxica é algo que precisamos observar e tomar cuidado para que ela não nos consuma durante o dia a dia. Preste atenção a sua volta e também nas suas atitudes com o próximo, precisamos sim ser positivos, mas primeiramente precisamos ser sinceros com nossos sentimentos. 

Agora que você aprendeu os malefícios da positividade tóxica e quer entender mais como mudar isso em sua vida, converse com os especialistas do Astrocentro. 

Aqui temos mais de 100 profissionais esotéricos que, através dos oráculos, te guiam para encontrar as respostas que busca para a sua vida. Se sente que a positividade tóxica tem sido um problema na sua vida, saiba que pode conversar com um tarólogo que te ajudará a sair dessa situação da melhor forma possível. 

Faça já uma consulta e boa sorte!

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online