A melhor posição para meditar – Descubra a sua!

Posição para meditar

Uma das grandes dúvidas enfrentadas por aqueles que estão começando na prática meditativa é com relação a melhor posição para meditar. Será que existe uma forma correta de se posicionar durante essa prática? A verdade é que existem formas tradicionais, utilizadas pela maioria das pessoas. No entanto, são apenas ideias de posições, já que a meditação pode ser realizada de forma livre.

Descobrindo a melhor posição para meditar

Mesmo que existam variações nas posições para meditar, todas elas compartilham um elemento em comum: a estabilidade e conforto. Isso porque a posição escolhida deve proporcionar o máximo de tranquilidade e sossego para o praticante. Tanto é que as posições mais tradicionais envolvem o agachamento, no nível do solo, com as pernas cruzadas.

Mas pode ser bem difícil para algumas pessoas conseguir manter essa posição por muito tempo. Se ficar sentado gerar desconforto, essa não deve ser a posição escolhida para meditar. É por isso que existem várias alternativas. Primeiro, vamos falar sobre a posição para meditar sentado e suas derivações.

A posição para meditar sentado

Sendo o modelo tradicional de meditação, essas posições recebem nomes específicos. Quando ficamos com as pernas cruzadas, chama-se Padmasana (lótus). Os pés são colocados sobre as coxas, com a sola voltada para o lado de cima. Como é de se imaginar, trata-se de uma posição bem complexa, demandando certo nível de elasticidade.

Para você que possui elasticidade, mas não o suficiente para ficar na posição de lótus, pode se posicionar de forma intermediária. Basta cruzar as pernas, como no lótus tradicional, mas sem a necessidade de permanecer com a sola do pé voltada para cima. Pode tocar o solo com os pés, o que facilita muito o desenvolvimento da postura. Essa posição para meditar é utilizada em grande escala, por ser relativamente mais simples.

E já que estamos falando da meditação sentado, é bom levar em conta o piso do local escolhido. Deve ser confortável, de modo que seja possível passar ali alguns minutos sem sentir nenhum incômodo ou dor. Usar uma almofada para sentar está mais do que liberado.

Posição das mãos durante a meditação

Outro ponto importante diz respeito ao posicionamento das mãos durante a prática da meditação. Após escolher a posição para meditar, é fundamental ter em mente o objetivo da sua meditação.

Quando se busca o relaxamento geral do corpo e da mente, as mãos devem ser posicionadas no colo. As palmas das mãos devem permanecer voltadas para cima e os polegares em contato um com o outro.

Mas, se o seu objetivo for atingir a determinação, uma boa ideia é posicionar as mãos sobre as coxas, com as palmas voltadas para baixo. Basta abrir as mãos e colocar sobre as coxas, sem grandes segredos. Apesar de não serem regras fixas, é sabido que essas posições para meditar ajudam na realização dos objetivos propostos.

Posição para meditar da coluna vertebral

Como a meditação envolve a respiração, a paz interior e o relaxamento, é fundamental que todo o corpo esteja confortável. Nada de meditar em uma posição em que a sua coluna vertebral fique corcunda. O mais indicado é que a sua coluna permaneça reta, de preferência com uma superfície de apoio. Por isso, ao escolher a posição para meditar, lembre-se de manter a coluna alinhada.

É melhor com os olhos fechados ou abertos?

Outra grande dúvida que também está relacionada à posição para meditar é com relação aos olhos. Para quem está começando a meditar agora, ficar com os olhos fechados é o mais indicado, pois ajuda na concentração. Com o passar do tempo, pode-se abrir os olhos de forma parcial. Isso ajuda na entrada de luz. Mas não se deve focar a visão em um ponto específico.

Posições para meditar alternativas

Se você não se sente confortável em uma das posições clássicas de meditação, com as pernas cruzadas, saiba que é possível meditar de várias outras maneiras. Uma delas é sentado em uma cadeira. Além de ser confortável, essa posição para meditar permite que a coluna vertebral fique alinhada. Escolha sempre uma cadeira com encosto, de preferência bem confortável.

Outra posição para meditar que é bastante atrativa é deitado. Apesar de ser bem funcional, você deve tomar o cuidado de não cair no sono. Isso porque a meditação não se confunde com o ato de dormir. Para meditar é preciso preservar a consciência durante todo o processo. Essa posição é recomendada apenas para aqueles que já possuem maior experiência e autocontrole.

Agora, se você não tem problema com concentração, pode experimentar também a meditação em movimento. Seja durante uma caminhada ou até mesmo uma corrida, é possível atingir o nível máximo de concentração e paz interior.

A posição correta para meditar é aquela que consegue lhe proporcionar relaxamento e tranquilidade. Escolha dentre as várias opções existentes, experimente estilos e coloque em prática aquele com que melhor se adaptar. Aproveite todos os benefícios oferecidos pela prática da meditação.

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