Aprenda para que serve o filtro dos sonhos e se livre dos pesadelos

Para que serve o filtro dos sonhos

Quem segue tendências, com certeza, tem um filtro dos sonhos pendurado na parede ou já ouviu falar dele. Isso porque, antes, apenas quem era adepta de alguma crença ancestral possuía um, mas hoje dia, tornaram-se peças essenciais nas casas das aficionadas pela cultura boho-hippie.  

Mas você sabia que os filtros dos sonhos são amuletos da cultura indígena norte-americana criados para zelar pelas sonhadoras e espantar os pesadelos? É verdade que poucas pessoas sabem realmente para que serve o filtro dos sonhos. Além de lindas peças artesanais de decoração, os filtros dos sonhos – também conhecidos por caçador de sonhos ou apanhador de sonhos – são talismãs místicos e espirituais que carregam símbolos poderosos. 

Que tal descobrir para serve o filtro dos sonhos antes de sair pendurando-o por aí? Aqui, ensinamos tudo sobre esse amuleto indígena e, de quebra, você aprende como usá-lo na sua casa. 

O que é o filtro dos sonhos?

para que serve o filtro dos sonhos

O filtro dos sonhos é uma peça em forma de círculo, normalmente, de madeira com fios entrelaçados no seu interior, formando uma espécie de teia de aranha. Desses fios, saem penas que ficam penduradas na parte inferior, no lado exterior do círculo. Além disso, há pequenas contas penduradas na teia, no interior do círculo. 

Tradicionalmente, o filtro dos sonhos era confeccionados com fibras de um salgueiro-chorão e coberto com tiras de couro pelos ameríndios Ojíbuas e Dacotas. Aliás, foram eles que introduziram a tradição dos filtros dos sonhos na cultura norte-americana e, posteriormente, mundial. 

Não é de se surpreender que cada elemento do filtro dos sonhos possua um significado e, em conjunto, tenha uma função mística e espiritual. Sendo assim, o objetivo central desse amuleto é zelar pelas pessoas ao dormirem, purificando as energias negativas para impedir que pesadelos alcançassem as sonhadoras. 

Desse modo, segundo a lenda ameríndia, o filtro dos sonhos deve ser colocado em um local onde bata sol, de preferência, próximo a uma janela ou ao lado da cama. A razão por trás disso é que os ameríndios acreditam que o amuleto filtra os sonhos e os raios solares eliminam os pesadelos presos pelos fios da teia. 

Dessa maneira, caso você esteja sofrendo com sonhos ruins, você pode contar com esse amuleto para ter mais paz durante o sono. Porém, é preciso conhecer o significado e para que serve o filtro dos sonhos a fim de aproveitar de todos os seus benefícios. 

Significado do filtro dos sonhos? 

Cada elemento deste amuleto, do círculo aos fios entrelaçados, das penas às contas penduradas, possuem significados importantes para você que quer saber para que serve o filtro dos sonhos.  

O círculo: simbolizando o ciclo da vida natural, por isso, ele é feito de madeira ou de alguma outra fonte da natureza. Ele também representa a força do sol e da lua que atravessa o céu todos os dias e todas as noites. 

A teia: localizada no centro do filtro dos sonhos, a teia de aranha é feita para purificar as energias e impedir a entrada dos pesadelos. 

As penas: representando a sabedoria, as penas do filtro dos sonhos servem para direcionar os bons sonhos aos sonhadores. 

As contas: simbolizando a própria aranha, as contas são os sonhos ruins que ficaram presos no amuleto para nunca mais perturbar outros sonhadores. 

Para que serve o filtro dos sonhos?

Para que serve filtro dos sonhos

Existem duas lendas indígenas norte-americanas sobre para que serve o filtro dos sonhos. Em geral, as duas acreditam que o amuleto é um escudo de proteção contra os pesadelos e as energias negativas. 

Porém, há algumas diferenças quanto às origens ancestrais e aos objetivos deste amuleto tradicional. Para você não ficar curiosa, vamos explicar para que serve o filtro dos sonhos de acordo com as lendas ameríndias dos povos Ojíbua e Dacota. 

Para que serve o filtro dos sonhos segundo a lenda Ojíbua? 

Para os índios norte-americanos Ojíbuas, as aranhas são vistas como símbolos de conforto e proteção. Dessa maneira, de acordo com a lenda, existia a “mulher aranha”, uma figura mística e maternal que protegia espiritualmente a alma da tribo, principalmente, de crianças e bebês. 

Com o passar do tempo, as tribos começaram a se espalhar pelo território dos Estados Unidos e, por isso, a “mulher aranha” passou a ter dificuldades em continuar a proteger seus filhos. Sendo assim, ela teve a brilhante ideia de criar teias em forma de filtro dos sonhos para que os índios pudessem levar sua proteção para onde quer fossem. 

Seguindo o exemplo da “mulher aranha”, as mães Ojíbuas fabricavam o filtro dos sonhos e penduravam ao lado da cama de seus filhos. Ao saírem de casa, quando adultos, eles levavam os filtros fabricados pelas mães para protegerem seus sonhos. 

Para que serve o filtro dos sonhos segundo a lenda Dacota? 

O povo Dacota acredita que o filtro dos sonhos segura o destino do futuro da tribo como a teia de suas vidas. Dessa maneira, de acordo com a lenda ancestral, a figura mística xamânica Iktomi apareceu em forma de aranha e tecendo a sua teia, explicou sua visão à um líder espiritual Dacota. 

Falando sobre o ciclo da vida – no qual, começamos como crianças, ganhamos autonomia na vida adulta e terminamos idosos que dependem de cuidados como crianças – , Iktomi afirma que em cada fase há forças boas e ruins que nos movem. Forças estas que podem favorecer ou interferir na harmonia natural da vida. 

Ao atingir o centro da sua teia, Iktomi deixa um buraco e explica ao povo Dacota que é preciso saber utilizar essas forças em conjunto com sonhos, visões e boas ideias para atingirem seus objetivos. Em seguida, ele diz que todas as ideias e energias ruins passarão pelo buraco enquanto que as boas serão pegas pelas teias do filtro dos sonhos. 

Durma melhor fazendo um banho de harmonia e proteção para a sua casa. Confira no vídeo abaixo:

Como e onde usar o filtro dos sonhos? 

Como mencionado anteriormente, é recomendável pendurar o filtro dos sonhos próximo a uma janela onde bata sol de manhã. Isso porque o raio solar tem o poder de dissipar as energias e os sonhos ruins que ficaram presos na teia. Não tem coisa melhor do que começar o dia com essa purificação, não é mesmo? 

No entanto, segundo a tradição ameríndia, o ideal é colocar o filtro dos sonhos sobre a cama ou berço, em cima do corpo da sonhadora. Dessa maneira, o sono estará protegido de pesadelos e vibrações negativas. Além disso, ele tem o efeito poderoso de purificação que limpa a mente não só de sonhos ruins, mas também de visões, ideias e pensamentos pessimistas. 

Por ser também um amuleto que representa o ciclo da vida, você pode utilizá-lo como um cordão no pescoço ou mesmo tatuá-lo na sua pele. Dessa maneira, você mantém o foco nos seus objetivos, lembrando do equilíbrio de forças antagônicas e, ainda, garante a mente limpa de energias ruins.  

Como energizar o filtro dos sonhos?

Para que serve filtro dos sonhos

Seja pendurado ao lado da cama ou da janela, ou mesmo junto ao corpo, é importante aprender como energizar o filtro dos sonhos antes para aproveitar de todos os seus benefícios. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Inicie o ritual de energização acendendo um incenso da sua preferência para defumar seu filtro dos sonhos;
  2. Ao passar o incenso, repita as seguintes palavras: “Eu abençoo este filtro dos sonhos em nome de Gaia”;
  3. Deite seu amuleto na natureza e deixe a mãe Terra enchê-lo de boas energias;
  4. Em seguida, guarde-o em uma bolsa de algodão natural para que a energia não seja drenada; 
  5. Por último, pendure-o no local escolhido e certifique-se de colocar cristais e elementos naturais para facilitar as propriedades do seu filtro dos sonhos. 

Agora que você sabe para que serve o filtro dos sonhos e como usá-lo, chegou a hora de pendurá-lo no seu quarto! Se você ainda não tem o seu, não perca tempo e confira alguns dos modelos disponíveis no Astroshopping:

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *