Descubra o que é cromoterapia e entenda suas vantagens

o-que-e-cromoterapia

As cores fazem parte do nosso cotidiano, estando presentes a cada passo nosso pelas cidades. Elas têm até o poder de mudar nosso psicológico. Em vista disso, criou-se um novo tratamento que se chama cromoterapia. Mas, o que é cromoterapia?

Se você deseja saber mais sobre “o que é cromoterapia?”, logo continue lendo este artigo. Pois, aqui, irei te dizer tudo o que você necessita saber sobre esta nova forma de terapia.

O que é cromoterapia?

Mas, afinal de contas, o que é cromoterapia? Ela é uma pseudomedicina ou medicina alternativa, a qual usará as cores para tratar as doenças das pessoas. Além do mais, ela é uma pseudociência, ou seja, se baseia em fatos, mas não sustenta o método científico.

Todavia, a cromoterapia não se prende a somente a utilização dar cores. Desta forma, se usa frequências específicas para a cura. E utiliza também os sentidos humanos, principalmente a visão

Em resumo, é uma forma alternativa para a cura, através das cores! Relacionado as terapias holísticas. Pronto, agora você já sabe “o que é cromoterapia?”

Como funciona a cromoterapia

Depois de você saber o que é cromoterapia? Agora é hora de saber: Como funciona a tal da cromoterapia?

A primeira explicação é relativa aos comprimentos de onda da cor. Quanto menor a onda mais relaxante ela é, e ao mesmo tempo, quanto maior a onda, mais excitante ela é. Nosso corpo, através dos olhos, consegue captar as ondas geradas pela reflexão da luz, em cada cor, e isso causa a mudança no nosso estado biológico.

E como ela é aplicada?

Veja, cada cor terá uma função a se desempenhar, logo você escolherá a cor que mais necessita!

A terapia em si é olhar e apreciar as cores! Nem sempre você terá que ficar olhando fixamente para o azul, laranja ou outra cor selecionada. Você poderá ficar concentrado em outras atividades e usá-las como segundo plano. Que do mesmo modo, você terá os benefícios da cromoterapia.

Origem da cromoterapia

Não tem como saber o que é cromoterapia sem falarmos de sua origem, não é mesmo?

Os primeiros documentos que poderá encontrar algo à respeito da cromoterapia possuem origens na Grécia Antiga. Lá o filósofo Hipócrates, dizia que a doença dependia dos fatores externos e internos. Assim, as cores teriam efeitos no seu humor e no bem-estar do seu corpo.

Mas, também há outras origens, como no caso dos egípcios, que usavam as cores para tratar algumas doenças. Da mesma forma que os chineses, os indianos e outros povos.

Desde essa época, a cromoterapia foi avançado. Isaac Newton, por exemplo, descobriu a formação do arco-íris e as diferentes luzes, além da branca, que ajudou nessa evolução. Já Goethe, escritor e pesquisador, lançou uma tese que as cores possuíam influência no organismo biológico dos humanos.

Contudo, ao longo da história da cromoterapia, ela acabou sendo marginalizada. Dado que não é considerada como uma ciência real, porém só algo que se baseia em dados empíricos.

As influências das cores

E quais são as influências que as cores possuem? Cada cor terá sua devida influência dependendo do tamanho da sua onde.

O exemplo que posso te dar é da cromoterapia azul. Supostamente, ele te deixa mais calmo, sendo que, o efeito em muitas pessoas comprova isso. Tanto é que a nova moda é colocar a luz azul no quarto dos bebês. Para que, eles consigam fica mais calmo.

Outro lugar, por exemplo, que utiliza bastante o efeito das cores é o motel, ainda mais a luz vermelha. Que segure um clima mais quente, com luxúria e afins.

Para Goethe, o vermelho causas mudanças no organismo, o azul é calmante, o amarelo é alérgico e o verde é repousante.

A cor e as suas aplicações

Agora, eu imagino que você não deseja saber mais “o que é cromoterapia?”, Mas sim, saber as funcionalidades das cores. Para isso eu fiz esta lista. Aqui falarei da cromoterapia
das cores, em geral!

  • Vermelho – O vermelho é uma cor que sempre esteve ligada a paixão, ao desejo, luxúria e amor. Tanto é que os corações são pintados de vermelho e não azul, também poderá ser relacionado a vitórias e ganhos.
    A principal aplicação que ocorre hoje é usá-lo para apimentar as relações, assim se você quer deixar o clima mais sedutor. Logo, utilize-o!
  • Amarelo – O amarelo é uma cor viva e radiante, logo é relacionada ao pensamento e ao alto-astral. Assim, você poderá utilizá-la para o trabalho, se você deseja ser mais criativo e aumentar a capacidade para raciocínio.
  • Laranja – O laranja é uma cor relacionada a reconstrução, a coragem, a audácia. Ou seja, é uma cor para quem deseja reestruturar um relacionamento ou regenerar as energias. Recomendo o laranja para você ter bravura!
  • Verde – O verde está em todos os lugares, relacionado a natureza e ao bem-estar. Quem não ama a natureza? Além de afetar o emocional e a saúde corpórea. Em resumo, a cor verde está relacionada ao equilíbrio e temperança. Assim, indico que você o use a cromoterapia verde para momentos que você precisa tomar decisões difíceis.
  • Azul – Esta é a cor da calma, serenidade, tranquilidade, paciência. Assim eu te recomendo para momentos que você precisará de calma e tranquilidade! Assim, use a cromoterapia azul para ambientes que necessitam ser calmos!
  • Índigo – Uma cor desconhecida, mas que deverá ser usada, pois causa o equilíbrio entre o espiritual e o corpo. Além da limpeza e purificação do corpo e da alma.
  • Violeta – Violeta cor da religiosidade, do místico, do que é extracorpóreo. Assim, é uma cor que deverá ser utilizada para uma pessoa quem não tem o mundo espiritual equilibrado.
  • Rosa – A cor-de-rosa é uma cor relacionada aos relacionamentos e ao amor, assim se você quer algo mais romântico, logo use a cor-de-rosa!

Como aplicar a cromoterapia no dia a dia

E como eu poderei aplicar a cromoterapia das cores, no cotidiano? Então, você poderá usá-la desde nos espaços que fazem terapias holística, ou seja, você vai para um lugar especial que possa fazer isso. Separa todo sábado, para recontar seus chakra.

Todavia, você poderá também trocar as luzes do seu quarto, para aquelas de LED que podem mudar de cor e fazer a cromoterapia verde. Para que assim, sempre depois do trabalhe você revitalize sua saúde.

Também, poderá colocar no seu ambiente de trabalho pequenos objetos que tenham só uma cor (por exemplo, o amarelo para te dar mais criatividade), para que te dê os benefícios dela.

Ou, pintar alguma parede do seu quarto. São infinitas possibilidades!

Benefícios da cromoterapia

E quais serão os benefícios da cromoterapia ao ser aplicada? Veja, não há nenhum benefício que foi comprovado cientificamente.

Todavia, pode-se destacar alguns que sejam espirituais, por exemplo: A cromoterapia é um dos modos de você conseguir alinhar os chakra. Além, de ser uma tática para estimular um sentimento.

É muito mais sedutor um quarto todo com luz vermelha, ao invés de um quarto com luz branca!

Aproveite que agora você já sabe o que é cromoterapia, confira também:

Especialistas online

Místico rhuan fran

Místico rhuan fran

Amor,tarot,coach espiritual

98% Avaliações positivas

4700 Consultas

Ametista taróloga

Ametista taróloga

Baralho cigano,mediunidade,tarot

94% Avaliações positivas

7251 Consultas

Fabiana viegas

Fabiana viegas

Baralho cigano,tarot,amor

97% Avaliações positivas

7133 Consultas

Sonia espiritualista

Sonia espiritualista

Tarot,baralho cigano,medium

94% Avaliações positivas

3176 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *