Como aumentar sua inteligência emocional no trabalho

Como aumentar sua inteligência emocional no trabalho
764

Inteligência emocional é uma das características mais importantes a se desenvolver para se dar bem na carreira. Ter inteligência emocional no trabalho vai ajudá-la a lidar com colegas que causam intrigas, chefes difíceis e exigentes, situações de estresse, prazo e pressão. É no escritório que somos confrontadas com problemas de última hora e, se tivermos um ataque de pânico toda vez que algo fugir de nosso controle, vamos ficar doentes ou perder o emprego.

Pensando nisso, a revista Exame publicou algumas dicas de como melhorar a sua inteligência emocional no trabalho:

Como potencializar suas energias no trabalho?

  • Aprenda a identificar de onde vem suas emoções e por que elas surgem
  • Conheça seus pontos fortes e fracos. Seja honesta com você e aprenda a lidar com o que tem de positivo e, principalmente, negativo.
  • Conheça e revisite seus valores, assim você consegue prever suas reações para algumas atitudes alheias.
  • Peça feedback dos outros e saiba ouvi-los, sem levar as críticas para o pessoal.
  • Se algo ou alguém a deixa estressada, conte até 10 antes de responder, para que você não fale nada que vá se arrepender depois.
  • Evite tomar decisões de cabeça quente. Se uma pessoa chega com um problema que você não consegue resolver imediatamente, diga que vai pensar e que retorna em meia hora, ou até no dia seguinte. Não se desespere.
  • Tenha consciência de que tudo é passageiro, isso vai lhe dar força para superar os momentos de crise.
  • Quando estiver falando com alguém, esqueça de seus próprios problemas e se concentre apenas no outro, mostrando interesse e fazendo perguntas. Isso demonstra empatia e melhora o relacionamento interpessoal.
  • Observe os outros, mesmo que não estiverem interagindo com você. Perceba como eles riem, o que os estressa e o que os conforta.
  • Explique suas decisões e o que a levou a tomá-las ao invés de apenas comunicá-las. Isso vai aproximar você da equipe.
  • Na hora de resolver uma briga ou um conflito, traga o motivo do desentendimento para você. Evite jogar a culpa toda no outro dizendo: “Você fez isso…”

Seguindo essas dicas de como ter inteligência emocional no trabalho, a empresa vai se tornar um local mais agradável para você e todos que a rodeiam e os caminhos para o sucesso se abrirão ainda mais.

Leia também:

Aprenda uma simpatia para abrir as portas do emprego

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online