5 dicas infalíveis de como não se autossabotar

Como não se autossabotar

Você tem a sensação de que rema, rema e rema sem sair do lugar? Ou, de que as coisas estão acontecendo à sua volta e você não consegue acompanhar?  Descubra como não se autossabotar e fuja desse ciclo infrutífero.

Nesta matéria você vai descobrir o que é autossabotagem, como identificar e como fugir dessas armadilhas que nós mesmas criamos. Continue acompanhando para saber mais.

Como não se autossabotar se eu não sei identificar?

Certamente você já deve ter passado um período da sua vida se comparando com os outros. E, nesse pensamento negativo, acabou se sentindo triste, envergonhada e sem valor. Isso, minha amiga, é autossabotagem.

A autossabotagem nada mais é que um monstrinho que criamos e alimentamos todos os dias. Dessa forma, chega a um ponto que ele cresce tanto, que não cabe mais na gaiolinha, foge e toma conta de nossas vidas.

Essa forma de punição vem por meio de comparações, procrastinações e mais uma série de situações negativas. Dessa forma, você fica estagnada e não consegue evoluir.

Quando se está em um ciclo de autossabotagem tudo vira motivo para desistir ou se diminuir. Você não se sente boa o suficiente, os projetos vão ficando pelo caminho e, consequentemente, as realizações também.

Para aprender a como não se autossabotar é preciso identificar quando algo assim vai acontecer. Sendo assim, você contorna esse comportamento destrutivo e foca no crescimento.

Identifique  a autossabotagem antes que ela aconteça

Separamos para você uma série de atitudes de quem costuma se autossabotar. Logo, não se assuste se identificar algumas ações que você faz consigo mesma.

Depois eu faço…

Um dos primeiros sinais de que você não está se ajudando é quando começa a procrastinar. Ou seja, você começa a jogar tarefas, planejamentos e projetos lá para frente quando poderia fazer agora.

Isso acontece pois você tem medo de falhar e, o pior, que os outros pensem o mesmo de você. Então, para evitar esse problema que só existe na sua cabeça, você deixa de fazer as coisas.

A grama do vizinho é mais verde…

As comparações são inevitáveis. É aquela prima que tem uma carreira sólida, ou a amiga que tem filhos estudando fora do país ou aquele colega que conseguiu a promoção. Ao ver tudo isso, você se compara e não se sente feliz.

Pense, como seria a sua vida se você não se comparasse aos outros?

Eu não sei o que estou fazendo, sou uma fraude…

Já ouviu falar na “síndrome do impostor”? Isso ocorre quando você não se sente boa o suficiente para exercer uma determinada função ou fazer alguma tarefa.

Logo, toda a credibilidade que dão à você se transforma em um fardo, pois não sente que realmente mereça os créditos. Será que isso é verdade?

Mea culpa mea maxima culpa…

Essa frase em latim, que significa “minha culpa, minha mais grave culpa”, é o lema de muita gente. Ou seja, tudo que acontece é sua culpa, sua falta?

Dessa forma, você abraça uma carga que muitas vezes nem é sua. Você merece isso?

Eles devem pensar que eu sou uma pessoa horrível…

Não importa o que seja ou o que faça, a primeira coisa que vem à sua mente é “estão pensando que eu sou um monstro”. Ou seja, você projeta de forma negativa o que os outros pensam sobre você, com base em…nada!

Se identificou com algumas dessas atitudes nada boas? Tudo bem, eu também me identifiquei com algumas (muitas) delas. Sendo assim, podemos concluir que “algo de errado não está certo”.

Logo, as consequências para esses pensamentos vem em forma de medo, angústia e paralisia. Então, tudo isso atrasa nossa vida e a nossa evolução. É preciso coragem para mudar e nós sabemos que você tem! Continue acompanhando para descobrir nossas super dicas!

Dicas valiosas de como não se autossabotar e parar de sofrer

1. Tenha foco!

Certamente, essa é a principal dica de como não se autossabotar. Acima de tudo, coloque no papel todas as coisas que você deseja. Em seguida, pense em como vai realizar cada uma delas.

Pronto! Dessa forma você já começou a ter foco no que é importante: você! Nossos amigos da Iquilibrio até já falaram em como manter o foco de forma que dê certo. Vale a pena a leitura.

Além disso, nós fizemos um vídeo ensinando um ritual para ter clareza mental. Em outras palavras, esse ritual irá auxiliar na hora de fazer decisões, ter melhores pensamentos sobre si mesma e manter o foco. Veja!

2. Não procrastine!

Fuja da procrastinação buscando maior concentração e diminuindo a ansiedade. Nesse sentido, acredite no seu potencial criador e de realização! 

Essa dica de como não se autossabotar depende exclusivamente da motivação. Por vezes, é difícil manter-se com motivação para estudar, trabalhar ou até mesmo para cuidar de si mesma.

Entretanto, com a prática, isso se torna mais fácil. Comece com pequenas tarefas, como ler aquela matéria ou arrumar o armário. Dessa forma você vai ganhando mais confiança e pega o ritmo.

3. Estabeleça metas!

As metas ajudam tanto a não procrastinar quanto a manter o foco. Primeiramente, comece estabelecendo pequenas metas diárias, como arrumar a cama ou fazer skincare. 

Em seguida, estabeleça metas maiores e que sejam semanais, como estudar um capítulo de uma matéria ou realizar uma tarefa importante no trabalho.Por fim, busque por metas mais audaciosas, como concluir um curso ou buscar aquele aumento no trabalho.

4. Tenha paciência!

Aprender a como não se autossabotar é um exercício de paciência. Sendo assim, saiba que as coisas nem sempre vão sair como você deseja e está tudo bem. 

Quando isso acontecer, tente se acalmar e faça uma meditação. Se preferir, tente um banho de ervas para repor energias e manter-se motivada.

5. Acredite no seu potencial

Você é o seu bem mais precioso. Se não acreditar em si mesma, quem irá? Logo, não se compare, não se culpe e muito menos acredite que não tenha potencial para fazer qualquer coisa.

Nos dias mais sombrios, seja boa com você mesma e, em silêncio, lembre de todas as coisas maravilhosas que fez até hoje. O poder do silêncio é imenso, renovador e com certeza vai ajudar a como não se autossabotar.

Gostou das nossas dicas para identificar e como não se autossabotar? Deixe um comentário! Lembre-se que sempre estamos aqui, com os melhores esotéricos para ajudar você. Encontre o melhor especialista para seu caso e esclareça suas dúvidas!

Um grande beijo e até a próxima! 💜

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Candida Thomazelli
Candida Thomazelli projeta prédios e sonhos, escreve sobre magia e como deixar a vida leve. Cozinha coisas gostosas, deita no quintal para ver estrelas e, quando tem sorte, vê um ou outro satélite, mas pensa que é estrela cadente. Vive a magia da natureza e se encanta com cada amanhecer. Frui vita!

Especialistas online