6 dicas de como controlar as emoções

Dicas de como controlar as emoções
3.881

Diariamente temos que lidar com situações que não são das mais agradáveis e nem fáceis, o que por sua vez pode tornar uma missão quase impossível manter o controle das coisas que está sentindo. Por isso hoje vamos dar dicas de como controlar as emoções.

É importante entender que quando não sabemos como controlar as emoções podemos ter prejuízos na saúde e até financeiros. Isso porque o desgaste emocional traz cansaço físico. Deste modo, se não estamos bem acabamos produzindo menos, assim o nosso ganho financial também acaba ficando prejudicado.

Leia também:

6 dicas de como controlar as emoções

Essas dicas são para te ajudar a controlar os seus sentimentos nos momentos mais críticos e mais urgentes:

  1. Identifique a emoção: Para conseguir ter autocontrole você precisa saber o que está sentindo e em que contexto ele está acontecendo. Por isso você irá se perguntar: “O que está acontecendo aqui agora?” e “Qual emoção estou sentindo nesse momento?”  toda vez que perceber um descontrole emocional. Assim, a partir deste momento você terá dois benefícios. O primeiro deles é de fato identificar o tipo de situação e de emoção que ela te traz. Já o segundo é que você, automaticamente, irá se desvencilhar um pouco da emoção do momento.
  2. Quebre o padrão: Se o que está te deixando com uma determinada emoção é uma atividade ou ação que você está desempenhando, pare e quebre o padrão! Você não precisa abandonar a atividade, basta parar por 1 ou 2 minutos. Isso fará com que você se acalme e se concentre novamente.
  3. Faça uma lista positiva: Essa lista pode ser mental ou escrita, mas fazer uma lista escrita para andar sempre na bolsa é uma excelente alternativa. Em um papel você irá listar emoções positivas e em momentos de emoções negativas você irá escolher uma positiva para substituir. Por exemplo, imagine que a lista abaixo é a que você fez:
    • Calma
    • Alegria
    • Paciência

    Supondo que você está passando por um momento de muita raiva, pode escolher a fé como emoção positiva e esquecer a raiva.

  4. Recrie a mesma situação: Essa dica é para que recrie em sua mente toda a situação que te fez perder o controle. Assim, vivendo a mesma coisa você poderá remodelar sua atitude e o que você está sentindo e aprender a não se abalar tanto em uma semelhante situação, o que é muito importante para quem está aprendendo a como controlar as emoções.
  5. Troque o momento: Suponha que alguém tenha acabado de bater no seu carro e tenha sido um momento de muita ansiedade. Ao invés de ir para casa, ficar “remoendo” e revivendo a ansiedade vá para o cinema mais próximo e assista um bom filme. Substitua as emoções ruins por um momento prazeroso.
  6. Acredite na mudança: Essa é a dica mais importante de como controlar as emoções. Acredite em você e na capacidade que você tem de promover a mudança. Assim, você se tornará uma pessoa calma na qual saberá se sair bem em todas as situações.

Agora que você descobriu como controlar as emoções, veja mais textos que te ajudam a relaxar e lidar com pressão e estresse:

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online