Salmo 126 completo, explicações para seu estudo

Salmo 126 completo, explicações para seu estudo – Os Salmos supõem o contexto maior de uma fé que nasce da história e constrói história. Seu ponto de partida é o Deus libertador que ouve o clamor do povo e se torna presente, dando eficácia à sua luta pela liberdade e vida. Por isso, os Salmos são as orações que manifestam a fé que os pobres e oprimidos têm no Deus aliado.

 Como esse Deus não aprova a situação dos desfavorecidos, o povo tem a ousadia de reivindicar seus direitos, denunciar a injustiça, resistir aos poderosos e até mesmo questionar o próprio Deus. São orações que nos conscientizam e engajam na luta dentro dos conflitos, sem dar espaço para o pieguismo, o individualismo ou a alienação.

Uma breve explicação sobre o Salmo 126 para estudo

Salmo 126 completo, explicações para seu estudo – O Salmo 126 é a oração de um povo que sofre em meio a uma enorme crise. Diante de dificuldades tão ameaçadoras, o povo busca o socorro de Deus (v.4). A fé deste povo não existe num vazio, não é supersticiosa, superficial e abstrata, mas está fundamentada sobre dois pilares: o primeiro é a recordação de um grande evento histórico de libertação que aconteceu no passado (vs. 1-3) e o outro diz respeito à sua rotina de plantio e colheita daquela comunidade agrícola, que se repetia todos os anos (vs. 5-6).

O salmista está trazendo à memória aquilo que pode dar esperança (Lm 3.21). A recordação dos grandes feitos do Senhor, como a libertação do cativeiro babilônico, traz esperança, fé, ânimo e alegria: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isto estamos alegres!” (v.3). Aquele cativeiro e exílio haviam sido um dos piores momentos da história do povo hebreu, mas, quando tudo parecia perdido, o Senhor manifestou-se Salvador, e as lágrimas converteram-se em sorrisos de enorme alegria (v.2)!

Além disto, outra inspiração para orar e trabalhar com confiança é a lição extraída da experiência da vida cotidiana, pois, como lavradores, eles bem sabiam que, muitas vezes, a alegria de uma colheita abundante é conquistada através de um processo que exige muito esforço, perseverança, sofrimento e lágrimas (Vs. 5-6).

Salmo 126 completo, explicações para seu estudo

  1. Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
  2. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
  3. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.
  4. Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
  5. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
  6. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Salmo 126 completo, explicações para seu estudo – Se você procura por uma mensagem poderosa para vencer crises, tente fazer o Salmo 126, ele te ajudará a encontrar a força que precisa neste momento.

Veja também:

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online