Horoscopo Mensal Janeiro 2022 – Ano novo, vida nova!

Horóscopo Mensal Janeiro 2022

No dia 21 de dezembro, o Sol entrou em Capricórnio e a influência desse posicionamento será sentida até o dia 19 de Janeiro. A gestão de tempo se torna mais fácil nesse momento e as energias capricornianas também nos ajudam a nos sentir mais focados e disciplinados.

Por outro lado, o estresse causado pelo excesso de cobrança é outro efeito associado à presença do Sol em Capricórnio, além do conservadorismo. Quando o Sol entra em Aquário, o clima se torna um pouco mais leve e descontraído, a criatividade é evidenciada e nos sentimos mais livres. Quer entender mais sobre essa influência? A astróloga Vic Costa, do Astrocentro, nos conta sobre o Horóscopo Mensal Janeiro 2022. Confira:

Áries

O mês de janeiro é marcado, principalmente, pelas energias capricornianas. O ano começa enquanto o Sol e Vênus retrógrada estão transitando por Capricórnio e, ao longo do mês, Marte e Mercúrio também ingressam nesse signo. Além disso, uma Lua nova acontece também em Capricórnio já no dia 02 deste mês. As influências dessa lunação podem trazer benefícios principalmente para a vida profissional.

Apesar da expansividade e da criatividade que são despertadas pela entrada de Marte em Sagitário, o Sol em Capricórnio exige certa constância e discernimento, o que pode ser incompatível com o posicionamento de Marte. Ainda que esses posicionamentos possam trazer alguns desafios, também trazem muitas possibilidades produtivas.

Você pode aproveitar esse momento para associar a criatividade sagitariana e a determinação de Capricórnio. O equilíbrio entre essas duas tendências pode gerar resultados incríveis. Por isso, é importante perceber que o excesso de determinação pode se tornar perfeccionismo, enquanto a criatividade em excesso pode virar distração.

A paciência é a principal qualidade capricorniana que precisa ser integrada pelos nativos de Áries. Por isso, as situações desafiadoras que começam a se desenrolar neste momento são uma oportunidade para que você desconstrua o padrão de agir impulsivamente.

Touro

O Horóscopo Mensal de janeiro é marcado, principalmente, pela influência de Capricórnio. Esse signo é regido pela terra, assim como Touro. Por isso, a presença do Sol e de Vênus em Capricórnio desde o início do mês faz com que os taurinos se sintam mais focados e autoconfiantes. 

Vênus, que é o planeta regente de Touro, começou a caminhar para trás em Capricórnio no dia 19 de dezembro. Como esse astro estará cada vez mais perto do Sol durante as próximas semanas, os taurinos serão levados a olhar para trás e encarar com coragem os assuntos, relações e situações que ficaram mal resolvidas durante esse ano. 

Essa pode ser uma boa chance para refletir a forma com que você tem enxergado seus relacionamentos afetivos e quais são as características que você está buscando em um parceiro. Por mais que o ano novo astrológico não aconteça agora, o poder da intenção faz com que o início de 2022 seja um momento de ressignificação.

Além disso, esse mês também é marcado pela primeira retrogradação de Mercúrio neste ano, que acontece enquanto esse astro está transitando pelo signo de Aquário, o mais questionador e inovador do zodíaco. As energias aquarianas despertam muitas reflexões, que podem gerar insegurança, porque passamos a questionar crenças e relacionamentos que são parte essencial da nossa vida. 

Apesar de ser importante estar sempre fazendo uma revisão sobre as nossas metas e os pilares morais e éticos que direcionam nossas atitudes, é necessário lembrar que, enquanto Mercúrio não voltar ao seu movimento usual, nós não devemos tomar nenhuma decisão efetiva. 

Gêmeos

O começo de janeiro é marcado por dois trânsitos que podem ser benéficos para os nativos de Gêmeos: Mercúrio (seu planeta regente) ingressa em Aquário no dia 02 de janeiro, no mesmo momento em que acontece uma lunação em Capricórnio. A Lua nova representa recomeço possibilidades e age em conjunto com as energias capricornianas, que conferem mais responsabilidade e determinação. 

Por isso, essa lunação traz oportunidades de desenvolvimento, principalmente no trabalho. Mesmo que a rigidez e o conservadorismo capricornianos não sejam características muito compatíveis com Gêmeos, a influência de uma Lua nova em Capricórnio pode ser aproveitada para fazer uma reflexão mais profunda sobre as metas que você traçou para 2022.

Com a entrada de Mercúrio em Aquário, tudo o que for determinado e planejado nessa lunação poderá ser colocado em prática com mais criatividade. Você pode (e deve) sair da sua zona de conforto, pensar e agir de forma diferente. A originalidade aquariana te ajuda a desenvolver ideias “fora de caixa” que trarão resultados surpreendentes. 

Porém, no dia 14 de janeiro, a primeira retrogradação de Mercúrio neste ano começa. A partir dessa data, será preciso colocar o pé no freio e repensar algumas coisas. Esse não é um bom momento para fazer lançamentos no trabalho, assinar documentos, fazer compras importantes e grandes viagens. Além disso, podemos esperar um começo de ano marcado por imprevistos, já que os contratempos são um dos principais efeitos da retrogradação de Mercúrio. 

Câncer

O começo de 2022 é influenciado, principalmente, pelo trânsito do Sol por Capricórnio, que é o signo oposto complementar de Câncer. Como ambos os signos são relacionados à necessidade de controle e segurança, é muito importante ter cuidado para não acabar agindo de forma manipuladora. Você pode aproveitar esse posicionamento para aprender a balancear o sentimentalismo canceriano com a racionalidade característica de Capricórnio. 

De acordo com o Horóscopo Mensal, Você pode aproveitar esse momento para colocar suas ideias no papel e realmente planejar o que deseja conquistar neste ano que está se iniciando. O foco e a disciplina são amplificados pelas energias capricornianas e prometem bons resultados no trabalho. Porém, no dia 14 de janeiro o movimento retrógrado de Mercúrio tem início e pode trazer imprevistos. Neste momento, não é indicado começar novos projetos no trabalho ou tomar decisões muito importantes.

Além disso, Vênus (o planeta do amor) está retrogradando por Capricórnio desde o fim de dezembro, até o dia 29 de janeiro. Na Astrologia, a retrogradação de um astro caracteriza um momento de introspecção e preparação para tomar um novo rumo. Como esse movimento costuma trazer reviravoltas e fazer com que as coisas saiam do esperado, a visão de que a retrogradação é algo ruim acabou se popularizando. 

Na verdade, essa mudança de curso apenas volta a nossa atenção para a necessidade de desacelerar. Por isso, Vênus retrógrada durante o mês de janeiro te direciona a viver um ciclo de revisão e ressignificação. Pode ser mais fácil permanecer na zona de conforto, mas nesse contexto astrológico tem o potencial de te ajudar a ser a melhor versão de si mesmo, só depende de você.

Leão

Desde o fim de dezembro o Sol (planeta regente de Leão) está transitando por Capricórnio as influências desse posicionamento nos ajudam a colocar as coisas na balança, a agir com mais mediania e a desenvolver melhor a noção de responsabilidade afetiva. Então, a primeira dica para começar o ano com o pé direito é analisar a forma como você tem enxergado a vida, as pessoas e os ambientes que você está frequentando.

Apesar da influência de Capricórnio deixar os leoninos ainda mais exigentes, o trânsito do Sol por esse signo também tem o potencial de ensinar a importância de não se deixar levar por sentimentos momentâneos, que costumam levar os nativos de Leão a tomar decisões precipitadas. 

Até o dia 24 de janeiro, o Horóscopo Mensal diz que Marte estará transitando por Sagitário. Assim como Leão, Sagitário é um signo regido pelo fogo e, como os leoninos sentem tudo de forma intensa, o excesso das energias desse elemento pode ser perigoso. Por outro lado, esse posicionamento desperta mais leveza e originalidade.

Virgem

O início de 2022 é marcado, principalmente, pelas energias capricornianas. O Sol e e Vênus retrógrada estão transitando por esse signo desde dezembro e, durante o mês de janeiro, Mercúrio e Marte também vão ingressar em Capricórnio. A influência do último signo de terra desperta um clima mais sério e determinado.

Além das energias capricornianas, a influência do elemento terra é amplificada por Mercúrio, o planeta regente de 2022. Esse astro rege o segundo signo de terra: Virgem e, por isso, o seu trânsito é percebido de forma mais clara pelos virginianos. Podemos considerar, então, que a regência de Mercúrio e o trânsito do Sol por Capricórnio fazem com que as energias desse elemento sejam predominantes nesse momento.

Esse elemento é relacionado com a segurança e com o materialismo e desperta um ponto de vista mais objetivo e focado. Por isso, os nativos de Virgem podem aproveitar para plantar os frutos que desejam colher. Porém, como a retrogradação de Mercúrio começa no dia 14 de janeiro, é importante evitar mudanças importantes ou lançar projetos profissionais.

Do ponto de vista emocional, a influência de Capricórnio de despertar sua consciência sobre o valor da estabilidade, da conquista daquilo que será duradouro e confiável. Apesar disso, Vênus – o planeta do amor – está caminhando para trás e pode despertar seu lado mais desconfiado e frio.

Libra

Os relacionamentos são afetados não só pelo trânsito do Sol por Capricórnio, mas também pela presença de Vênus, que está retrogradando neste signo até o dia 29 de janeiro. A influência das energias capricornianas ajudam os nativos de Libra a pensar e agir de forma mais racional, de acordo com Horóscopo Mensal Janeiro 2022. 

Como Vênus é o planeta regente de Libra, a retrogradação deste astro faz com que os librianos se sintam confusos e um pouco impacientes neste momento. Além disso, a praticidade e o pragmatismo associados a Capricórnio fazem com que você não se deixe impressionar com tanta facilidade.

Por isso, as palavras não serão suficientes para chamar a atenção nesse momento, mas as atitudes serão avaliadas como nunca. Em se tratando das relações profissionais, você estará mais empenhado para fazer acontecer e mostrar resultados concretos, mas isso também cria um clima de competitividade que pode ser perigoso. 

Em relação a vida amorosa, promessas e possibilidades não serão mais satisfatórias e encarar a realidade nua e crua pode trazer certa decepção. A influência de Capricórnio desperta um olhar mais realista, que te leva a avaliar se você está se baseando apenas nos sentimentos, ou se está construindo relacionamentos estruturados e alinhados com a realidade.

Escorpião

A influência do Sol e de outros astros em Capricórnio durante o mês de janeiro nos leva a lidar com os sentimentos de forma mais objetiva e contida. Isso desafia os escorpianos, mas também representa a possibilidade de ajudar esses nativos a lidar com sua intensidade que, muitas vezes, acaba sendo um empecilho no seu desenvolvimento pessoal. 

A praticidade, a estratégia e a determinação são características capricornianas. Por isso, a passagem do ano acontecer durante o trânsito do Sol por Capricórnio pode ser especialmente benéfica para a vida profissional. Esse momento astrológico desperta a potência para que você encontre sua verdadeira vocação. 

Além disso, a entrada de Júpiter em Peixes no final de dezembro também será muito percebida pelos nativos de Escorpião. Ambos os signos são regidos pelo elemento água e, por isso, a sua sensibilidade, intuição e empatia são características amplificadas neste momento.

As energias piscianas e capricornianas podem ser consideradas opostas e complementares ao mesmo tempo. Enquanto Peixes nos leva a sonhar e a dar espaço ao romance, Vênus retrógrado Capricórnio desperta um olhar mais “pé no chão” e exigente. O desafio desse momento astrológico é encontrar equilíbrio entre essas duas tendências.

Essa pode ser uma boa chance para refletir a forma com que você tem enxergado seus relacionamentos afetivos e quais são as características que você está buscando em um parceiro. Por mais que o ano novo astrológico não aconteça agora, o poder da intenção faz com que o início de 2022 seja um momento de ressignificação.

Sagitário

O começo do ano é marcado pelas energias capricornianas, já que o Sol e Vênus retrógrada estão transitando por Capricórnio desde o mês de dezembro. Apesar de as cobranças e o conservadorismo capricornianos fazem com que os nativos de Sagitário se sintam irritados, a influência desse signo é benéfica para organizar melhor a vida profissional.

Os sagitarianos também serão muito influenciados pelas energias piscianas, já que Júpiter (planeta regente de Sagitário) ingressou em Peixes no dia 29 de dezembro e permanece nesse signo por três meses. Por isso, estaremos vivendo um momento marcado por mais empatia e sensibilidade. 

A forma como as coisas se desaceleram e a necessidade de estabelecer uma rotina, que são resultados da influência capricorniana, podem acabar te fazendo sentir entediado e irritado, devido à presença de Marte em Sagitário. Essa dualidade entre o posicionamento do Sol e de Marte nos ajuda a perceber a necessidade de ter coragem para tomar atitudes assertivas, mas também é essencial ter sabedoria, paciência e constância para conquistar grandes objetivos.

Além disso, esse contexto astrológico te ajuda a desenvolver sua capacidade de negociação e pode trazer grande crescimento profissional. Porém, um cuidado a se tomar nesse momento é referente a forma com que você expressa as suas ideias. Você pode acabar sendo direto demais e acabar passando a imagem errada, principalmente a partir do dia 14 de janeiro, quando se inicia o movimento retrógrado de Mercúrio.

Capricórnio

A presença do Sol e de outros astros em Capricórnio fazem com que o seu signo seja o mais influente durante o mês de janeiro. Esse contexto astrológico indica o início de um período marcado por muita análise, mas que também pode trazer prosperidade. Aproveite esse momento para colocar as ideias em ordem, mas tenha cuidado para não dar prioridade para o lado racional e acabar deixando seus relacionamentos em segundo plano. 

A organização e a disciplina são características primordiais de Capricórnio e, com o trânsito do Sol por este signo, será possível fazer uma melhor gestão do tempo. O Horóscopo Mensal fala que as coisas tendem a desacelerar neste momento, porque se torna mais perceptível que grandes conquistas demandam tempo, estruturação e foco. 

Porém, as energias capricornianas em excesso podem fazer com que os nativos deste signo se sintam excessivamente autoconfiantes, além de deixá-los mais controladores. Neste momento, é preciso se lembrar que, quando queremos garantir que tudo ocorra de acordo com as nossas expectativas, tendemos a agir de forma arrogante e egocêntrica. 

Especialmente em se tratando dos relacionamentos afetivos, será preciso ter cuidado para não agir de forma indiferente. Vênus retrógrada também estará transitando por Capricórnio e faz com que você se sinta confuso e, consequentemente, não consiga expressar bem os seus sentimentos. Os capricornianos também serão desafiados a encarar assuntos do passado que estão mal resolvidos.

Aquário

Após um fim de ano intenso, marcado pelas energias de Vênus em Capricórnio, os aquarianos tendem a se sentir um pouco esgotados. Os encontros de ano novo costumam envolver pessoas que você não gosta muito, como parentes ou amigos dos seus amigos. Por isso, você pode sentir um clima de falsidade no ar e esse esforço para manter a “pose” é cansativo para os nativos de Aquário.

Por outro lado, é importante pensar nessa situação por um ponto de vista diferente. Quando pessoas que não se gostam muito precisam estar perto, manter um clima agradável não é necessariamente falsidade, mas sim a tentativa de não causar incômodo para as outras pessoas que estão ali, Você pode escolher não olhar apenas para as suas diferenças por um momento,. e é essa escolha que gera o espírito de fraternidade, que é associado às festividades de ano novo.

De modo geral, os aquarianos tendem a ficar mais irritados com a influência do Sol e de Vênus em Capricórnio. Aquário é um signo que preza pela liberdade e pela espontaneidade, o que é muito diferente de Capricórnio. Porém, as energias capricornianas podem te ajudar principalmente nas áreas da sua vida que estão precisando de mais atenção, constância e responsabilidade.

O mês de janeiro se torna mais leve para os aquarianos a partir do dia 19. Nesta data, o Sol ingressa em Aquário e a retrogradação de Urano (que é o planeta regente deste signo) finalmente acaba. Esses trânsitos trazem um olhar mais otimista para a vida, fazendo com que você se sinta muito mais leve e criativo. 

Peixes

Os piscianos são naturalmente seres apegados e tendem ao escapismo quando precisam lidar com algo emocionalmente difícil. Por isso, as energias capricornianas que são predominantes no começo deste ano podem te ajudar a identificar essas predisposições. Assim, você poderá lidar com as questões que servem de gatilho para você de forma mais prática e produtiva.

Apesar de a disciplina e a disposição para cumprir tarefas serem características naturalmente evidenciadas pela influência do Sol e de Vênus em Capricórnio durante o mês de janeiro, nada mudará se não começar em si mesmo. Para que a motivação faça parte da nossa vida no próximo ano, é preciso encontrar sentido na rotina que você constrói e naquilo que está buscando.

Além disso, Júpiter começou a transitar por Peixes no dia 29 de dezembro. O espírito responsável e empreendedor despertado pelas energias capricornianas, somada a sensibilidade pisciana evidenciada por Júpiter, indicam que 2022 será benéfico para o desenvolvimento de novas parcerias e para expansão de ideias que serão prósperas.

A retrogradação de Vênus, que também está em Capricórnio, pode trazer à tona assuntos que precisam ser finalizados com mais segurança e entendimento. Como esse é o planeta regente dos relacionamentos, a retrogradação indica a necessidade de fazer uma reavaliação de tudo aquilo que foi compartilhado e construído com outras pessoas em 2021.

Aproveite e veja também nossas previsões do Horóscopo Mensal Janeiro 2022 com Brendan Orin:

Compartilhe nas redes sociais

LUA
Jornalista e astróloga. Veio mística desde que nasceu, Luana é conhecida por Lua. Leonina com ascendente em Touro e Lua em Leão - exibida e comilona. Como profissão, escolheu o jornalismo e seu hobbie é a astrologia. No Astrocentro, faz os dois.

Especialistas online

Esotérico Online: Pai Edson D

Pai Edson D'Osun

Babalorixá

93% Avaliações Positivas

1163 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Irine C. Syrogiannis

Irine C. Syrogiannis

Runemal

97% Avaliações Positivas

116 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Regina Cartomante

Regina Cartomante

Taróloga - Sensitiva - Terapeuta

97% Avaliações Positivas

1123 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA
Esotérico Online: Dandara Orianthi

Dandara Orianthi

Taróloga Vidente Sensitiva

93% Avaliações Positivas

1007 Consultas

R$30 por 15min.

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *