Mesmo que você não conheça muito sobre o Espiritismo, com certeza sabe que Allan Kardec está totalmente relacionado a esta doutrina. O pesquisador francês publicou obras que fundamentaram o pensamento espírita em todo o mundo, e inspira pessoas até hoje.
A seguir, conheça mais sobre a história de Allan Kardec e suas principais obras, que se tornaram o cânone da doutrina Espírita. E mais: uma seleção especial de filmes espíritas.
Hippolyte Léon Denizard Rival, rebatizado como Allan Kardec, é considerado o grande difusor do espiritismo no mundo. Nascido em 3 de outubro de 1804 em uma família francesa tradicional, nobre e católica, decidiu seguir carreira como pedagogo.
Kardec publicou várias obras sobre educação e foi membro de diversas sociedades acadêmicas, como o Instituto Histórico de Paris e a Academia Real de Arras.
Dotado de muita sabedoria, decidiu investigar, em 1854, um suposto acontecimento sobrenatural chamado “mesas girantes”, que ocorriam nos salões da aristocracia europeia. Convencido que por trás desses acontecimentos havia a inteligência de seres superiores, dedicou-se ao estudo de mensagens mediúnicas.
Através da sua investigação, ele constatou que de fato existia uma inteligência de seres de outros planos por trás desse fenômeno mediúnico. A partir desse momento, Kardec descobriu a possibilidade de se comunicar com os espíritos e escreveu diversos livros com o auxílio deles. Assim, passou de cético para o maior difusor do espiritismo no mundo.
Allan Kardec faleceu em Paris, França, no dia 31 de março de 1869, vítima de um aneurisma. Seus restos mortais foram enterrados no Cemitério do Père-Lachaise, também na capital francesa.
Não é certo afirmar data sobre o aparecimento do Espiritismo, pois desde a antiguidade vários elementos indicam sobre sua existência. As manifestações dos espíritos estão registradas, por exemplo, em várias passagens da Bíblia. Joana D’Arc sofreu e foi lançada à fogueira por não querer renegar as vozes espirituais que a motivaram a libertar a França.
Os ingleses e americanos indicam a data inicial do espiritismo moderno como 31/03/1848, dia em que ocorreu o episódio mediúnico de Hydesville (irmãs Fox).
Em 1857, Allan Kardec escreveu o Livro dos Espíritos, com revelações nas quais dizia receber do mundo espiritual por intermédio dos médiuns. Esta obra é um marco na fundação do Espiritismo.
Os ensinamentos difundidos por Kardec surgem em uma época em que outras religiões passaram por crises ideológicas. Isso porque no Ocidente, durante o século XIX, o conhecimento científico se expandiu e alguns indivíduos acreditavam que a fé deveria ser explicada pela ciência.
Então, essa crise despertou a necessidade de se ter uma nova religião. Assim, Kardec, ao pesquisar a existência de outros seres superiores e sua intervenção no mundo corpóreo, apresentou provas tangíveis à existência de espíritos.
De 1857 a 1869, Kardec dedicou-se à codificação da Doutrina Espírita, fundando a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e divulgando seus ensinamentos através de suas obras.
O Espiritismo é uma ciência que trata da origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal, tem em Kardec sua principal influência e o Brasil é o país de maior número de adeptos da doutrina. Estimativas apontam que 15 milhões de espíritas em todo o mundo, sendo que cerca de 3,8 milhões são brasileiros.
No Brasil, o espiritismo ganhou força com Chico Xavier, nascido em 1910, e que teve suas primeiras experiências espirituais aos 4 anos. Brasileiro de personalidade ímpar, Chico só estudou até a 4ª série do ensino fundamental, e foi responsável por psicografar 458 livros abrangendo vários gêneros. Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos de suas obras, Chico Xavier cedeu os direitos por seus livres para instituições espíritas promoverem a caridade.
Você acredita em anjos? E na interferência espiritual em nossas vidas? Este tema já foi amplamente trabalhado nos filmes, levando milhares de pessoas às salas de cinema em todo o mundo.
A seguir, confira nossa seleção de filmes inesquecíveis com a temática espírita:
Sentiu falta de algum filme? Comente e deixe suas sugestões!
Você sabia que é possível conversar com um médium espírita online? O Astrocentro reúne os melhores especialistas em artes esotéricas do Brasil. Médiuns e videntes, entre outros especialistas, estão aqui para te ajudar. O atendimento é totalmente online e as consultas podem ser realizadas via telefone, chat ou e-mail.
Profissionalismo, sigilo e discrição são as principais qualidades do serviço que prestamos. Todos os seus dados são confidenciais e os especialistas não têm acesso a nenhum dos seus dados além do apelido (login) que você escolheu no Astrocentro. Somente você tem acesso aos dados cadastrados em nossa plataforma, e apenas mediante ao seu acesso pessoal (login/e-mail e senha).
Além do atendimento personalizado com um médium espírita online, você pode se consultar e tirar suas dúvidas em nossos oráculos gratuitos, como, por exemplo, o baralho cigano ou o tarot do amor. Também não deixe de conferir nossas ofertas especiais, como pacotes de minutos para conversar com especialistas, elaboração de mapa astral e muito mais!
Preparada para se consultar com um médium espírita online? Vá em frente, tire suas dúvidas e viva uma vida plena!
O signo de Peixes é lembrado por sua intensa sensibilidade e por sua forma única…
O signo de Aquário é lembrado por sua originalidade, liberdade e visão de futuro. Ligado…
O signo de Capricórnio representa estabilidade, determinação e disciplina. Suas nativas(os) são conhecidas(os) pela forma…
O signo de Sagitário representa otimismo, expansão e espírito de aventura. Sempre em movimento, ele…
Misterioso e magnético, o signo de Escorpião representa intensidade, paixão e transformação. Quem nasce sob…
O signo de Libra é lembrado pela delicadeza, pela busca da beleza e pelo desejo…