Flores para Iemanjá
É comum oferecer flores nos rituais que adoram Iemanjá, mas você conhece tudo sobre as flores que ela gosta? E mais, será que sabe como são realizados esses rituais com flores? Venha descobrir agora mesmo como as flores para Iemanjá são usadas e quais são.
Iemanjá é considerada uma Deusa e é muito adorada em diversas religiões, como na Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Porém podemos encontrar o simbolismo de Iemanjá também no Catolicismo, levando o nome de Nossa Senhora dos Navegantes. Veja agora tudo sobre as flores para Iemanjá.
É comum a realização de rituais para mostrar a fé, amor e fidelidade à Iemanjá, assim, é comum que esteja presente diversas flores para Iemanjá, sempre na cor branca e ainda de diversos tipos.
Em todos os tipos de rituais sejam eles realizados em lugares fechados ou em lugares abertos, usam-se muitas flores dos mais diversos tipos, mas existe uma característica em comum entre elas, sendo a sua cor, sempre branca.
Sabemos que Iemanjá é muito ligada à paz, harmonia e união entre as pessoas que vivem dentro de uma mesma casa, por isso, é comum que a cor branca seja um de seus símbolos. Mas não podemos esquecer que não é somente a cor branca que a simboliza, pois, a cor azul também é um representativo do mares, oceanos, rios e lagos, ou seja representa a maior força de Iemanjá à água.
As flores para Iemanjá possuem vários significados. Alguns a utilizam em forma de limpeza espiritual, afastando os maus espíritos, lembrando que as limpezas com flores podem ser realizadas na casa, nos centros ou ainda no mar e em rios.
O banho com flores são uma forma muito usada para se ter um bom dia, realizar um desejo ou, ainda, de mostrar a adoração com Iemanjá. Sem esquecer que a gongá (altar) para Iemanjá, deve ser enfeitado com muitas flores, para demonstrar o respeito que se tem pela Deusa e Rainha dos Mares.
Nos rituais, é comum seguir a preferência por certos tipos de flores para Iemanjá, sendo as seguintes as mais comuns:
As flores transmitem paz, alegria e ainda passam a sensação de prazer ao contemplarmos sua beleza. Além de revigorarem e refrescarem através dos banhos que são regados por elas. O brilho e beleza são remetidas à divindade, encantamento e pureza de Iemanjá.
Assim como muitos seres considerados santos oferecem proteção às pessoas, é comum se fazer agradecimentos em forma de oferendas contendo flores para Iemanjá. Por efeito desses agradecimentos é comum que em algumas épocas do ano, encontremos um barquinho de madeira com flores brancas, voltando do mar.
Os fiéis que realizam sua oferenda em rios correntes e no mar, acreditam fielmente que quando as embarcações com as flores voltam é porque a Deusa não aceitou sua oferenda e isso pode acarretar em pedidos não realizados ou ainda que a pessoa pode estar perdendo sua fé.
Assim, quando isso ocorre é normal que a pessoa evite entrar no mar e em lugares que é de domínio da deusa, procurando se purificar com mais banhos e mais oferendas de flores.
Já a maioria dos pescadores e navegantes que são considerados filhos de Iemanjá tem o costume de tomar um banho regado de flores brancas antes de avançarem em alto mar, pois é como um sinal de que a proteção de Iemanjá estará com eles.
Outra tradição dos pescadores é levar suas oferendas dentro do barco até estarem em alto mar, garantindo que a Deusa receba e sinta o amor e devoção de seus fiéis.
Isso ocorre,pois todos os lugares que possuem água, como os mares, os rios, os lagos e os oceanos são considerados de total domínio de Iemanjá, lembrando que as forças e boas vibrações de Iemanjá são emanadas destes lugares.
Ao nascer um filho de Iemanjá, existe o costume de abençoá-lo, como um batismo, em águas com pétalas de flores brancas, representando a força e proteção que a Deusa irá exercer sob a criança.
O envio de flores para Iemanjá é feito normalmente no fim de ano, dia 31 de dezembro, quando também é realizado outro ritual a Iemanjá, que é o pulo de sete ondas, em que as ondas levam tudo de indesejado embora.
Outra data importante para que se mandar flores para Iemanjá é o dia 2 de fevereiro, considerado no Brasil como Dia Nacional da Rainha dos Mares.
Agora que você já sabe tudo sobre as flores para Iemanjá, veja também:
As mulheres podem (e devem) se apoiar, sim! Sororidade é sobre isso. E, mesmo que…
Se você já se viu na situação “fui traída, e agora?!”, saiba que não está…
Provavelmente você já ouviu falar em Solstício, mas você sabe o que é o Esbat?…
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
Para alguns, A Torre no Tarot pode parecer negativa, mas fique tranquila pois ela não…