Home

Ofertas

Consultas
Skip to content
Blog Astrocentro

Blog Astrocentro

Acabe com todas as suas dúvidas esotéricas no nosso portal de conteúdo. Saiba agora tudo sobre Astrologia, Tarot, Vidência, Bem-estar e Esoterismo aqui no blog do Astrocentro!

  • Previsões 2025
    • Previsões Gerais
    • Previsão dos Signos 2025
  • Ofertas
    • ebooks Grátis
  • Tarot
    • Cartomancia
  • Jogos Gratuitos
    • Baralho Cigano
    • Tarot do sim ou não
    • Tarot do Amor
  • Vidência
    • Anjos
    • Mediunidade
    • Salmos
    • Orações
    • Umbanda
  • Simpatias
  • Astrologia
    • Consulta de Mapa Astral
    • Lua
    • Horóscopo Mensal
    • Horóscopo Semanal
    • Signos
  • Sincronicidade
    • Ano pessoal
    • Horas Invertidas
    • Horas iguais
    • E-book numerologia
  • Bem-estar
Deus Shiva
by: Katrina CrivelliPosted on: 3 de fevereiro de 2022

Conheça o Deus Shiva: uma divindade poderosa e contraditória

4.684 Views

Deus Shiva é uma das divindades que compõem o triunvirato mais poderoso do panteão hinduísta, sendo responsável pela destruição do universo a cada novo fim de ciclo, que acontece a cada 2.160.000.000 anos.

As outras duas divindades são Brahma e Vishnu. Brahma é o criador do universo enquanto Vishnu é o preservador dele. O papel de Shiva é destruir o universo para recriá-lo.

Agora você deve estar pensando, se dois deuses são responsáveis pela criação e manutenção, por qual motivo teríamos um deus para desfazer tudo? Não seria algo contraditório?

Ao contrário do que muitos pensam, o deus Shiva não é mau e muito menos se diverte fazendo maldades. Essa é uma ideia errada propagada pelos antigos cristãos europeus.

Se o deus que se apresenta não é o deus cristão, logo ganha ares de “diabo”, mesmo que a crença em questão não saiba e nem acredite na entidade diabo. Enfim, Shiva não é a encarnação do mal, apesar de criar demônios, e é muito necessário na crença hinduísta.

Os hindus acreditam que seus poderes de destruição e criar novamente são usados ​​até agora para acabar com as ilusões e imperfeições deste mundo. Sendo assim,  abrindo caminho para mudanças benéficas.

Segundo a mitologia hindu, essa destruição não é sem motivo, mas construtiva. Shiva é, portanto, visto como a fonte do bem e do mal e é considerado aquele que combina muitos elementos contraditórios.

Deus Shiva é contradição: asceta e hedonista

Segundo o dicionário, asceta é uma qualidade que indica uma pessoa que se afasta dos prazeres da vida, sofre provações em busca da perfeição espiritual.

Já a palavra “hedonismo” é completamente o contrário de asceta: a busca incessante pelos prazeres, sendo até adotado como estilo de vida.

Como o deus Shiva pode ser asceta e hedonista ao mesmo tempo? Como ele mantém seu equilíbrio?

A sua estabilidade vem de Parvati, uma das muitas reencarnações de Devi, a Deusa Mãe. Parvati, a eterna esposa, é companheira de Shiva. 

Não, ela não o controla e tão pouco o comanda. Ela é companheira, o compreende e o guia de forma inconsciente.

Sem Parvati, o deus Shiva é passional e tem comportamentos extremos. Com a sua presença, ele sabe quando e como atuar de forma a causar o bem para a humanidade. Conheça outras características desse deus.

Shiva: deus da fertilidade

Shiva quando representado junto com Parvati, tem toda uma simbologia do dualismo universal, do feminino e masculino. Além disso, representa a fertilidade.

Quando os hindus querem que a representatividade dele seja relacionada à fertilidade, para que tenham colheitas prósperas e comida e felicidade em abundância em suas casas, deus Shiva é representado por um Shiva Linga.

Segundo a lenda, após a morte de Sarti (uma das reencarnações de Devi), e antes de sua reencarnação como Parvati, Shiva estava de luto e foi para a floresta de Daru para viver com Rishis (sábios).

No entanto, Shiva era um deus muito gracioso, bonito e atraente. Logo, as esposas dos rishis começaram a se interessar por ele. Com ciúmes, os Rishis decidiram se vingar e premeditaram a sua morte.

Primeiro, enviaram um grande antílope e, em seguida, um tigre enorme para que atacassem o deus Shiva. Como era de se esperar, Shiva se desvencilhou dos animais e, inclusive, vestiu a pele do tigre.

Então, os sábios ainda enciumados amaldiçoaram a masculinidade de Shiva. A maldição fez com que o pênis do deus caísse de seu corpo.

Quando o falo tocou o solo, uma série de terremotos começaram a acontecer. Temendo pelas próprias vidas, os sábios imploraram pelo perdão.

Deus Shiva, os perdoou e ordenou que, a partir daquele momento, deveriam adorar o falo que seria conhecido como Shiva Linga.

Deus Shiva Linga
Esta é uma escultura que representa Shiva Linga.

Shiva: senhor da dança e da yoga

Ele é atraente, temperamental, representa a fertilidade, a destruição e, ainda por cima, dança! Acho que agora eu entendo as esposas dos rishis…

Brincadeiras à parte, a dança é uma importante forma de arte na Índia. Por isso, acredita-se que o deus Shiva seja o mestre dela.

Com frequência, ele é chamado de Senhor da Dança. O ritmo dos passos é uma metáfora para o equilíbrio no universo que Shiva acredita ser tão magistral.

A dança mais importante é o Tandav. Este seria o movimento cósmico da morte, que ele executa no final de uma era, para destruir o universo e reconstruir tudo novamente junto com Brahma e Vishnu.

Também é conhecido como Senhor ou Criador do Yoga. Pois parte do princípio da destruição da antiga forma e dos antigos pensamentos. Dessa forma, consegue transformar física e emocionalmente quem o pratica

A lenda do Senhor da Dança

De acordo com uma lenda hindu, Shiva quase sinalizou o fim deste universo ao realizar o Tandav antes do tempo…

Naquela época, o deus Shiva era casado com Sati, mas, infelizmente, o pai dela não aceitava o relacionamento. Como uma forma de ofendê-lo, o pai de Sati decidiu fazer um evento e não convidá-lo.

O evento era uma reunião em que todos os deuses (menos Shiva) iriam ficar em oração. Ofendida pelo que estava acontecendo com o marido, Sati pôs-se a orar fervorosamente e, de repente, atirou-se no fogo sagrado para morrer.

Nessa hora, Shiva encontrava-se em profunda meditação, quando sentiu que a via de sua amada havia sido ceifada. Com ódio, seu terceiro olho se abriu e a destruição começou.

Primeiramente, ele conjurou dois demônios que invadiram a reunião e arrancaram a cabeça do pai de Sati. Ao mesmo tempo, Shiva começou a dançar o Tandav. Com medo do fim da era, os outros deuses tentaram acalmá-lo.

Para isso, espalharam as cinzas de Sati em Shiva e começaram a orar. Shiva se acalmou e entrou em profunda meditação, deixando de lado todos os seus deveres como um deus até que sua esposa reencarnasse. 

Shiva é o deus da destruição, e não da morte

Muitas pessoas confundem destruição com morte. A deusa hindu da morte é Kali, que inclusive é muito cultuada na Índia. A devoção a Kali se dá para ter uma morte sem sofrimentos e digna.

Portanto, Shiva só é deus da destruição, Senhor da Dança, Senhor da Yoga e deus da fertilidade. Ele é multitarefas, não?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o deus Shiva, continue lendo mais matérias em nosso blog.

Um grande abraço e até breve! ✨

Katrina Crivelli
Katrina Crivelli
Espiritual

Navegação de Post

Previous PostPrevious Filosofia Ubuntu: origem do pensamento e do bem coletivo
Next PostNext Conheça o Deus Brahma: a divindade criadora do nosso universo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Esotéricos e videntes disponíveis agora
Mapa do Blog:

Anjos
Áries
Astrologia
Autoajuda
Banhos
Bem-estar
Cartomancia
Diversidade
Esoterismo
Especialistas
Espiritual
Feng Shui
Horóscopo
Leão
Lua
Mediunidade
Mensagens


Numerologia
Orações
Oráculos
Pecados
Previsões
Reiki
Salmos
Sexualidade
Signos
Simpatias
Sonhos
Tarot
Umbanda
Vidência
 
Conheça nossos Especialistas
Tarólogos
Estelas do chat
Videntes


Jogos
Baralho Cigano
Tarot do Amor
Tarot do Sim ou Não


Redes Sociais

Fique por dentro de todas as nossas novidades através das redes sociais.


Fale conosco via WhatsApp
Assista no Youtube
Nos acompanhe no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter
Salve no Pinterest
Theme Stone Blog Powered by WordPress