Conheça as características e qualidades de Iemanjá

Iemanjá é um dos Orixás mais populares e celebrados no Brasil. Inclusive, pessoas de outras religiões fazem oferendas e rituais para a Rainha do mar no ano novo e no dia 02 de fevereiro. Mas você conhece as características e qualidades de Iemanjá? Saiba mais sobre esse ser tão poderoso e amoroso.

História de Iemanjá

Seu nome vem da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá”, que significa “mãe cujos filhos são peixes”. De acordo com a história africana, Iemanjá era filha de Olokun, dona do mar. Era mãe de muitos filhos, mas estava cansada da vida que levava em Ifé e decidiu fugir para Abeokutá, onde conheceu o rei Okerê. Os dois se casaram, mas com uma condição: que o rei jamais tirasse sarro dos seios fartos de sua esposa. Um dia, Okerê bebeu demais e molestou Iemanjá, que o chamou de bêbado imprestável. O marido chutou os seios da esposa e zombou deles, fazendo Yemanjá chorar. Ela chorou tanto que seus olhos derramaram lágrimas tumultuadas que levaram tudo embora: casa, marido, filhos, animais, enfim, a cidade inteira. Desde então, ela vive no fundo do mar, longe dos homens, reinando em seu império de conchas e peixes.

Por isso, uma das principais características e qualidades de Iemanjá é ser a rainha dos mares e das águas, protegendo os pescadores e jangadeiros. Por ser mãe de quase todos os Orixás, representa a fecundidade e a maternidade.

Quais são as características e qualidades de Iemanjá?

Originalmente, Iemanjá era representada por uma mulher de pele escura e seios enormes. Sua imagem se transformou com o sincretismo religioso, o que a atribuiu uma uma imagem com padrões mais europeus para que a Igreja se sentisse a vontade com sua existência. O que se manteve, porém, foi o semblante calmo, porém decidido.

Iemanjá rege nossos lares, as casas e a família. Ela traz união entre as pessoas, sejam elas ligadas por sangue, ou não. Está nas reuniões, nos aniversários, festas de casamento e comemorações familiares, trazendo amor e harmonia para todos.

Na hora do parto, é ela quem apoia a cabeça do bebê, para que tudo dê certo em seu nascimento. Estimula não só a geração de crianças, mas também a criatividade, o desenvolvimento de ideias, amor e bem-estar.

Outras características e qualidades de Iemanjá importantes estão presentes no fato dela receber a todos de braços abertos, sem julgar ou minimizar o problema de ninguém. Sempre disposta a ajudar, a Rainha dos mares tem as portas de sua casa abertas para quem tiver fé. É aquela que transmite bondade, confiança e dá bons conselhos. Manifesta-se em nossa necessidade de sabermos que aqueles que amamos estão protegidos e bem.

Possui um grande poder de sedução. De acordo com a lenda, ela canta para seduzir os pescadores que, ao seguirem sua voz, vão parar no fundo do mar, de onde não saem.

Agora que você já conhece algumas características e qualidades de Iemanjá, já pode pensar em seus próximos pedidos, focando sua energia na família e na harmonia em casa. Com certeza, esse Orixá poderoso vai atender as suas orações.

Veja também:

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Há mais de 5 anos é redatora no Astrocentro e tem como hobbie ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online