Dia de montar a árvore de Natal: quando começar a decorar?

Dia de montar a árvore de Natal
1.302

Em muitos lugares, principalmente comércios, as pessoas costumam começar os preparativos para o natal ainda em outubro. Mas você sabia que há um dia de montar a árvore de natal? 

É isso mesmo, existe um dia dedicado especialmente para montar a nossa árvore de Natal, assim como uma razão para a data.

Por isso, hoje vamos conhecer o dia de montar a árvore de Natal e outros símbolos sobre essa data tão especial.

25 de dezembro e o dia de montar a árvore de Natal

Antes do Cristianismo, haviam muitas religiões e ritos pagãos em várias partes do mundo. Entretanto, eles também acreditavam em várias divindades, cultuando-as em rituais de:

  • bem das plantações;
  • bênção das colheitas;
  • solstícios;
  • equinócios;
  • pedidos de proteção;
  • agradecimentos.

E foi por causa de uma dessas celebrações que surgiu o Natal. 

Assim, para comemorar o solstício de inverno, muitas pessoas faziam celebrações específicas de acordo com a sua região. Em outras palavras, apesar da celebração ser a mesma, os rituais poderiam ser diferentes.

Contudo, após o surgimento do cristianismo, ainda havia muitas pessoas que se apegavam aos seus antigos costumes. Dessa forma, a igreja “unificou” algumas datas, com o intuito de atrair os fiéis, e o Natal é fruto de uma dessas junções.

Pois, para que os novos fiéis se sentissem confortáveis na religião, vários costumes pagãos foram incorporados nas celebrações Cristãs. E um desses costumes é a decoração da árvore no Solstício de Inverno. Ou como conhecemos agora, árvore de Natal.

Existe uma data certa para montar a árvore de Natal?

Embora o Natal seja uma celebração cristã, ele é comemorado por muitas pessoas de outras religiões. Do mesmo modo, existem várias tradições, costumes e símbolos envolvendo essa data. Por exemplo:

  • Papai Noel;
  • árvore;
  • presépio;
  • sinos;
  • guirlandas;
  • estrela.

Além disso, temos também anjos, e a estrela da festa Cristã: Jesus Cristo, aquele que tem seu nascimento comemorado no dia 25 de dezembro.

Mas o que o dia de montar a árvore de natal tem a ver com o nascimento de Jesus?

É isso que vamos ver agora!

O dia de montar a árvore de Natal

De acordo com a tradição Cristã, a árvore de Natal deve ser montada um mês antes do domingo que precede, ou é dia de Natal. Ou seja, no caso de 2023, o dia para montar a árvore de Natal é 3 de dezembro, pois o domingo que antecede o Natal é dia 24. 

Contudo, você deve estar pensando: de onde veio essa conta? 

De acordo com as crenças, José e Maria começaram a se preparar para a chegada de Cristo um mês antes de seu nascimento. Sendo assim, o dia de montar a árvore de Natal pode mudar de acordo com o calendário. 

Mas uma coisa é certa, os preparativos sempre devem começar quatro domingos antes do dia 25 de dezembro.

Mas saiba que antes do dia de montar a árvore de Natal, você pode fazer uma bela limpeza energética em seu lar. Dessa forma, a energia de compaixão e amor do Natal pode tomar conta do seu lar. Fale com nossos especialistas em simpatia e saiba como fazer essa limpeza!

A simbologia do pinheiro

Geralmente, a árvore que costumamos decorar no Natal é o pinheiro, e, assim como os outros símbolos, ela também tem uma história.

Antes do surgimento do Natal, haviam rituais oferecidos a diferentes divindades, e um deles era para celebrar a fertilidade da natureza. Assim, as pessoas levavam árvores para dentro de suas casas e as enfeitavam. 

E foi a partir desse costume que surgiu a árvore de Natal, carregando os significados de:

  • vida;
  • harmonia;
  • qualidades dos homens recebidos por Deus representadas pelos enfeites.

Porém, o inverno no hemisfério Norte (quando acontece o Natal) é bem mais rígido do que o nosso, e a única árvore que não perde suas folhas é o pinheiro. 

Com isso, pinheiro se tornou também um símbolo de esperança, pois sobrevive até aos invernos mais fortes.

Dia de montar a árvore de natal e outros costumes

Desde o início, o Natal era um momento onde as famílias se reuniam para fazer suas celebrações. Como resultado, muitos dos rituais ficaram como algo específico para se fazer em família, como o dia de montar a árvore de Natal, por exemplo.

Então, com o passar do tempo, cada cultura e família foi adotando detalhes particulares para essa data, pois além da montagem da árvore temos:

  • a montagem do presépio;
  • a ceia;
  • orações;
  • rituais.

Porém, todas as famílias tem seus defeitos, por isso muitas pessoas buscam harmonizar suas relações familiares com a ajuda dos oráculos. Converse com nossos especialistas e comemore seu Natal em família com muita paz!

Contudo, para que você torne seu dia de montar a árvore de Natal mais especial, existe uma simpatia que você pode fazer para trazer coisas boas para você e sua família no ano que está chegando.

Simpatia do papel vermelho

Essa simpatia deve ser feita no dia de montar a árvore de Natal, pois fará parte da decoração de sua árvore. Para fazê-la você vai precisar de:

  • papel vermelho;
  • tesoura;
  • caneta.

Primeiramente, pegue o papel e corte 6 tiras (elas devem medir 6 centímetros de altura e 12 de largura). Então, em cada uma delas, escreva o que você deseja em letras grandes. Por exemplo: 

Depois que você escrever seus desejos, pendure as tiras em sua árvore de natal, e sempre que olhar para elas, mentalize coisas boas e energias positivas para você e sua família. 

Finalmente, quando desmontar a árvore, pegue as tiras de papel e guarde-as em uma agenda. Assim que o pedido se concretizar, descarte a tira correspondente.

E para acelerar um pouco os resultados de sua simpatia, você pode guiar seus passos com o Tarot, pois as cartas podem te dar uma direção assertiva para o sucesso. Converse com nossos profissionais e saiba como!

Enfim, espero que seu Natal seja maravilhoso, e que o dia de montar a árvore de Natal seja somente o início de muitas tradições de amor, harmonia e paz em seu lar.

Até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais

Arthur Peroni
Arthur Peroni
Arthur Peroni escreve sobre a vida, o universo e tudo mais. Amante da literatura mística, e ficção, descobriu sua carreira de redator graças ao hábito de leitura constante sobre fantasia e drama.
Nas horas vagas, gosta de cozinhar, ler e ver filmes antigos. Já trabalhou com, comunicação social, massoterapia, terapias holísticas e design de interiores. Atualmente trabalha como redator SEO e se entusiasma com tudo o que é esotérico.
Gosta de discutir sobre assuntos complexos e instigantes, e vê na escrita uma oportunidade de aprender e criar todos os dias, mentalmente e espiritualmente.

Especialistas online