Renascimento, colheita, fertilidade e união que traz alegria: sabia que isso tem tudo a ver com o sabbat Beltane? Hoje, vamos te mostrar 2 rituais para sentir a presença da Deusa Tríplice e do Deus Cornífero na sua vida.
Na Wicca, os sabbats são celebrações intermediárias que acontecem entre os solstícios e os equinócios. Dessa maneira, podemos reconhecer o sagrado em tudo o que existe, inclusive na passagem dos ciclos.
E, antes de falar dos rituais ligados ao festival do fogo, que tal conhecer mais sobre a religião da Deusa? Para isso, confira um vídeo que fala da simbologia que envolve a energia da roda do ano. Nessas celebrações, temos 4 sabbats maiores: Samhain, Imbolc, Beltane e Lammas. Por sua vez, os sabbats menores são: Litha, Yule, Ostara e Mabon.
Aproveite para nos fazer uma visita lá na Astrocentro APP, é a nossa mais nova plataforma de atendimento totalmente personalizada!
Neste artigo, vamos falar justamente do Beltane, que é um momento propício para renovar as energias. Portanto, essa é uma celebração que remete à unidade, proteção, essência, confiança, compromisso e fertilidade.
Como o Beltane surgiu no hemisfério norte, ele representa a despedida do inverno. Nessa época, é como se a Terra fosse “abraçada” com o calor do Sol. Dessa maneira, festejamos a união entre a Deusa e o Deus, o que nos traz a fertilidade para as colheitas e os animais.
Para quem está no hemisfério sul, o Beltane é celebrado em 31 de outubro. Já para o hemisfério norte, a celebração é realizada entre 30 de abril e 1º de maio. Vale lembrar que as estações do ano não são simultâneas, devido ao movimento de translação da Terra.
Em outras palavras, a incidência do Sol acontece de forma diferente entre o norte e o sul do globo terrestre. Por isso, temos datas distintas de solstício (início do verão ou inverno) e equinócio (início da primavera ou outono). E, independente de onde você esteja, fique à vontade para celebrar a roda do ano.
Leia também:
Que tal celebrar o Beltane à sua maneira? Para tal, confira o grande rito e, também, uma opção de pré-ritual.
Em primeiro lugar, vamos ao ritual que une os princípios feminino e masculino de toda a criação. Isto é, a cumplicidade entre as forças que nos trazem a vida, que são a Deusa e o Deus. Sendo assim, a união do casal é representada ao mergulhar o athame em uma taça ou caldeirão com vinho.
Além do athame, com taça, caldeirão e vinho, você vai precisar de 1 guirlanda com flores e folhagens e 8 velas verdes. Em paralelo, separe: álcool de cereais, frutas coloridas e 9 galhos colhidos de locais diferentes.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
Por último, mas não menos importante, você pode entrar no clima logo na véspera do sabbat, de forma simples. Nesse pré-ritual, tente sair para colher flores do campo e galhos verdes a fim de decorar o altar e, também, a sua casa. Depois, essa colheita ainda pode render a confecção de arranjos e guirlandas, que podem ser criados em grupo.
E mais: já pensou em preparar seu próprio mastro, mesmo que ele seja feito em uma proporção pequena? Em seguida, nada te impede de improvisar a dança do Maypole em volta dele, não é mesmo?
Enfim, você já está preparada para a próxima celebração do sabbat Beltane? E, se quiser saber mais, temos uma coleção de artigos no Blog da Astrocentro ligados à religião da Deusa, tais como:
O signo de Capricórnio representa estabilidade, determinação e disciplina. Suas nativas(os) são conhecidas(os) pela forma…
O signo de Sagitário representa otimismo, expansão e espírito de aventura. Sempre em movimento, ele…
Misterioso e magnético, o signo de Escorpião representa intensidade, paixão e transformação. Quem nasce sob…
O signo de Libra é lembrado pela delicadeza, pela busca da beleza e pelo desejo…
Saiba mais sobre o signo de Virgem e suas características: organização, praticidade e atenção aos…
Sabia que, quando o relógio mostra horas iguais repetidamente, isso pode ter um significado maior?…