Tipos de acupuntura – Conheça 9 técnicas de aplicação da terapia e suas finalidades

tipos de acupuntura

Praticada na China há mais de dois mil anos, a acupuntura é uma terapia alternativa que consiste no uso de agulhas para estimular pontos específicos do nosso corpo relacionados à manutenção do funcionamento adequado do nosso organismo. Mas ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas uma técnica para aplicação dessa terapia: há diversos tipos de acupuntura.

A prática tem como fundamento a premissa de que existem padrões de energia vital, que os chineses chamam de Qi, que circulam pelo nosso organismo e são essenciais para a nossa saúde. Quando essa energia é desviada por algum motivo, ela se acumula em determinado ponto do nosso corpo. Assim, o equilíbrio do organismo fica comprometido e surgem as doenças.

Ao se realizar a acupuntura nesses pontos onde há acúmulo de energia, há um restabelecimento do Qi, melhorando as funções dos órgãos e permitindo que o organismo volte a funcionar normalmente.

Nos diversos tipos de acupuntura, são realizadas avaliações para saber onde atuar para restabelecer o equilíbrio do corpo. O que muda de uma modalidade para outra é a forma de abordagem e a seleção de pontos, assim como o uso de ervas, massagens trações como complemento.

Há ainda outras diferenças, como a aplicação das agulhas espalhadas pelo corpo, chamada sistêmica, ou a de microssistemas, que tem seus pontos só nas orelhas, na cabeça ou nos pés.

A acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a técnica é tida como uma especialidade médica e pode ser feita com segurança por diversos profissionais qualificados.

Abaixo, listamos os tipos de acupuntura utilizados no Brasil atualmente e as finalidades de cada um.

Tipos de acupuntura

Acupuntura Clássica

Essa é a acupuntura mais tradicional, que é feita de forma sistêmica. Ela utiliza a aplicação de agulhas finas, em diferentes profundidades na pele. Sua aplicação estimula determinadas zonas do corpo que faz com que o fluxo de energia do organismo melhore consideravelmente. A acupuntura clássica tem amplos benefícios e é capaz de tratar diversas doenças.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é a estimulação de agulhas de acupuntura por impulso elétrico. Tem a vantagem de proporcionar estímulos por longo tempo com intensidade e frequência estáveis.

São introduzidas duas agulhas em pontos específicos do corpo, que darão origem a dois estímulos alternados. Posteriormente, as agulhas são inseridas em um dispositivo específico que irá gerar impulsos elétricos contínuos, sem causar dor.

O primeiro impulso tem o objetivo de produzir um efeito analgésico prolongado e cumulativo por meio de uma frequência de 2 Hz. Já o segundo irá produzir uma analgesia mais rápida, utilizando uma frequência de 100 Hz.

Essa modalidade é mais indicada para se obter analgesia em nível cirúrgico, patologias cefálicas ou no tratamento de dores agudas, como hérnia de disco, dores crônicas e tensão muscular por exemplo.

Acupressão

Um dos tipos de acupuntura é a acupressão, na qual é realizada uma pressão nos dedos. Pode ser realizada tanto nos dedos das mãos quanto nos dos pés. No entanto, ela não utiliza agulhas.

Por proporcionar os mesmos resultados que a acupuntura clássica, ela é indicada para doenças leves, bebês e crianças, já que possui uma menor intensidade.

Moxibustão ou Moxabustão

É a queima (combustão) de uma erva chamada Artemisia Vulgaris (moxa) nos pontos de acupuntura. Ela foi originada no norte da China, região bastante fria.

O método consiste na estimulação de pontos de acupuntura por calor produzido pela queima da moxa. Para a prensa da erva, geralmente é utilizado um bastão semelhante a um charuto. É segura, simples e indolor. Tem por objetivo principal o alívio de dores em diversas regiões do corpo.

Cupping ou Ventosa

Essa técnica consiste na liberação do fluxo do Qi e do Xue (sangue) por meio da aplicação de uma pressão negativa nos pontos de acupuntura utilizando objetos como jarras ou xícaras aquecidas. Esse movimento irá gerar sucção da pele e da musculatura, proporcionando a circulação do sangue. Assim, nessa modalidade também não se utiliza agulha.

Sonoacupuntura

É a aplicação de ondas sonoras com frequência acima de 400Hz nos pontos de acupuntura para emitir vibrações e estimular as zonas corporais.

Laseracupuntura ou Acupuntura a Laser

A laseracupuntura é a mesma técnica da acupuntura tradicional. Porém, os pontos específicos da pele, de acordo com a necessidade da pessoa, são estimulados por um aparelho de laser.

Essa é uma boa alternativa para pessoas com pavor de agulhas. No entanto, o efeito terapêutico é menor quando comparado às outras técnicas, sendo mais utilizado em crianças menores e no tratamento de dores nas mãos e pés.

Acupuntura auricular

Trata-se de estimular pontos energéticos da orelha. Para os acupunturistas, a orelha possui mais de 100 pontos que refletem o funcionamento pleno dos órgãos. A estimulação dessas zonas, segundo eles, melhora o equilíbrio energético do corpo.

Ao se estimular um determinado ponto da orelha, através da inserção de agulhas ou sementes, a parte do corpo correspondente receberá o impulso que irá agir na promoção do reequilíbrio.

Ventosaterapia

Essa técnica utiliza a sucção como método terapêutico. Para isso são colocados ventosas sobre partes do corpo. As ventosas são uma espécie de copo de vidro ou de acrílico redondo. Por meio dela, é realizada uma sucção da pele e da musculatura, que entra dentro do copo. O vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

É um método usado principalmente para o alívio de dores na lombar. Mas também pode ser realizado no tratamento de gastrite, artrite, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa.

Agora que você já conhece diversos tipos de acupuntura, aprenda também sobre outras terapias complementares.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Astrid
A redação do Astrocentro traz para você os melhores conteúdos de astrologia, tarot, vidência e muito mais. A sua experiência é muito importante para nós, então não se esqueça de deixar o seu comentários falando o que acha do nosso blog, viu? Beijinhos!

Especialistas online