Os melhores óleos essenciais para limpar o ambiente

Óleos essenciais para limpar o ambiente
6.157

Essa nova configuração de mundo nos faz ficar mais tempo em casa. Por isso, é normal que pensemos em formas de limpar o ambiente para deixá-lo mais leve e equilibrado, e nisso, os óleos essenciais podem nos ajudar.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis que são encontrados nas sementes, caules, raízes, cascas, flores e outras partes das mais diversas plantas. É por meio desse aroma que as plantas são tão características com benefícios que tem sido utilizados há muito tempo para fazer comidas, na estética, no cuidado e bem-estar e também no equilíbrio.

Os óleos essenciais são pequenas moléculas que mudam de sólido, ou líquido para gasoso quando estão em temperatura ambiente, suas propriedades físicas permitem que eles circulem em grande velocidade pelo olfato o que os permitem ser utilizados na aromaterapia.

O que é aromaterapia?

Aromaterapia é uma técnica que utiliza os aromas e partículas liberadas por óleos essenciais com objetivos diversificados. Essas partículas ajudam a estimular o cérebro e aliviar sintomas de insônia, depressão, ansiedade, promovem o bem-estar e ajudam no equilíbrio.

É possível combinar diferentes tipos de óleos para se atingir objetivos maiores, mas as misturas devem ser combinadas por um profissional que conheça bem os efeitos de cada óleo essencial no corpo, mente e espírito.

Os óleos podem ser utilizados das seguintes formas:

  1. Aromatizador: 2 ou 3 gotas do óleo são colocadas no aromatizador com um pouco de água. O aromatizador é um aparelho capaz de criar uma nuvem de fumaça e que ajuda a dispersar o óleo, conforme a água vai evaporando, o aroma é liberado para o ar.
  2. Evaporização: consiste em colocar algumas gotas em pedaços de algodão, tecidos limpos ou lenços. Aos poucos o óleo evapora e libera o seu aroma.
  3. Inalação: é a forma mais completa de obter efeitos pois permite que as moléculas cheguem rapidamente ao cérebro. Podem ser feitas inalações leves no início e depois ir aumentando a intensidade.
  4. Sprays: é a melhor forma de aspergir o conteúdo dos óleos para limpar o ambiente, por exemplo. Com um simples borrifador é possível atingir bons resultados.
  5. Vaporização: é mais utilizado para tratar problemas respiratórios pois permite que a pessoa inale o vapor de água com óleos essenciais, ajudando a purificar o interior e também o ambiente exterior por meio da respiração.
  6. Banhos: esse método permite utilizar os benefícios da vaporização e a hidratação por meio dos óleos essenciais que ficam em contato direto com a pele.
  7. Massagem: utiliza a mesma técnica do banho, fazendo com que a pele absorva os óleos essenciais fazendo com que caiam na corrente sanguínea.

Melhores essências para limpar o ambiente

Eucalipto, Capim-limão, Laranja doce, Bergamota, Melaleuca, Cravo, Orégano, Tomilho, Cedro, Sálvia, Lavanda.

Esses óleos essenciais são alguns dos que você pode utilizar para limpar o ambiente, além de proporcionar um aroma indescritível na sua casa.

Como utilizar óleos essenciais para limpar o ambiente?

  1. Limpeza das escovas de cabelo, pentes e itens de beleza: basta pega um copo com água, meio copo de vinagre branco e 20 gotas de eucalipto, deixe as presilhas e demais itens submersos por 30 minutos. Depois, deixe-os secar.
  2. Brinquedos das crianças: ursos de pelúcia, bonecos de plástico e outros brinquedos também acumulam sujeira. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com uma gota de óleo de eucalipto, uma de melaleuca e uma de lavanda. Jogue a mistura com um spray e deixe secar ao ar livre.
  3. Chuveiro limpo: o óleo de melaleuca é ótimo para manter o chuveiro limpo, ele também acumula sujeira, bem como o box e as paredes do banheiro. Misture duas xícaras de vinagre branco, duas colheres de chá de sabão líquido e 20 gotas de melaleuca ou de capim-limão. Espirre a mistura no banheiro para evitar a proliferação de mofo.
  4. Xô, baratas!: o óleo de hortelã pimenta ajuda a manter esses seres asquerosos longe da sua casa. Misture duas partes de água para uma de vinagre branco e 10 gotas de óleo-essencial de hortelã-pimenta. Pulverize em toda a casa.
  5. Cozinha e óleo de limão: o óleo de limão é desengordurante e pode ser utilizado para limpar superfícies como pia, fogão, bancadas e até mesmo louças. Misture um copo de água com uma xícara de vinagre e adicione 10 gotas de óleo essencial de limão. Pode aspergir em toda a cozinha. Ah! Se quiser tirar restos de comidas presos no fogão, utilize o bicarbonato de sódio polvilhado e depois jogue a mistura de óleo de limão. É sensacional para limpar o ambiente.
  6. Superfícies e óleos de lavanda: para purificar o ambiente e desinfetar superfícies utilize a lavanda. Ela tem propriedades anti-bacterianas e deixa o ambiente com um aroma sensacional. Coloque em um borrifador dez gotas de óleo de lavanda, encha com água e borrife onde quiser.

Óleos essenciais para limpar o ambiente espiritual

Além das nossas casas é nosso dever pensar também na purificação energética dos ambientes. Para isso, alguns óleos essenciais podem ajudar a limpar o ambiente espiritual, afastando as energias negativas e deixando a casa em harmonia e equilíbrio.

  1. Óleo essencial de alecrim: capaz de tirar as energias negativas, energizar o lugar e gerar bem-estar. Utilize-o também como protetor pessoal passando antes de sair de casa para gerar uma bolha de proteção ao seu redor.
  2. Óleo essencial de arruda: utilize contra a inveja, mau-olhado e energias negativas que podem ser lançadas em você.
  3. Flor de laranjeira: o óleo essencial de flor de laranjeira atrai energias positivas, conforto e bem-estar nos ambientes.
  4. Mirra: poderoso contra energias negativas, de falsidade e inveja. Preserva a energia pessoal e evita que as pessoas façam vampirismo energético em você e na sua casa.
  5. Erva-doce: esse óleo essencial tem o dom de atrair energias positivas, de força e coragem, principalmente depois de algum desgaste energético.
  6. Olíbano: poderoso aroma que auxilia na purificação e proteção.

Quer saber a melhor forma de usar todas essas dicas de óleos essenciais na sua vida?

Conheça já o curso de Aromoterapia do Astrocentro feito pela especialista Fabíola Cota que nos entrega as melhores formas de introduzir a terapia através dos aromas em nossa vida.

Compartilhe nas redes sociais

Nadini Lopes
Nadini Lopes
Nadini de Almeida é jornalista, sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis e da Tradição Gardneriana, tendo sido iniciada em Nova Iorque. É ordenada pela Fellowship of Isis e membro do Museu de Magia e Bruxaria do Brasil.

Especialistas online