Nomes femininos mais populares do Brasil – Descubra quais estão em alta

Nomes femininos

O nome é muito importante para uma pessoa. Afinal, ele é capaz de carregar a sua personalidade e identidade de maneira muito forte. E pode parecer estranho, mas é muito comum encontrarmos apreciadores de nomes. E isso acaba se tornando bem interessante, pois é curioso notar a evolução dos nomes femininos mais populares do Brasil. Isso porque eles mudam a cada tempo. Quer ver quais estão em alta agora? Confira a seguir:

Existem diversas razões para que de tempos em tempos os nomes femininos mais populares do Brasil mudem. Algumas gerações entendem que nomes tradicionais não combinam com a modernidade dos seus filhos, outras buscam alguma forma de homenagem. Não existe nenhuma regra, porque é tudo questão de gosto. Mas se precisar de algumas ideias para nomes femininos, esse é o lugar ideal.

Curiosidades sobre nomes femininos mais populares do Brasil

Antes de falarmos sobre os nomes em si, gostaríamos de destacar algumas curiosidades sobre nomes femininos populares. Esses detalhes ajudam a entender melhor o comportamento brasileiro e a mudança das alcunhas da moda de tempos em tempos.

Por exemplo, é notória a influência da religião em território tupiniquim. Mesmo que você não seja uma grande fanática por nomes femininos e seus significados já deve ter percebido a grande quantidade de pessoas que apresentam como nomes Maria ou José.

Há, inclusive, pais que optaram pela utilização dos dois nomes em seus filhos. Embora não seja mais tão comum, também não é raro encontrar um João Maria ou uma Maria José por aí. Vale destacar também que nomenclaturas compostas vêm perdendo espaço entre os nomes femininos mais populares do Brasil.

Por fim, destacamos ainda a influência que grandes eventos exercem sobre o brasileiro. É o caso de novelas de grande audiência ou de eventos esportivos como a Copa do Mundo. Esses acontecimentos podem gerar batismos futuros com uma grande diversidade de nomes femininos como é o caso do nome Helena ou Luiza.

Os 4 nomes femininos mais populares do Brasil de todos os tempos

1° lugar Maria – Mesmo com a mudança de século, não apresenta qualquer sinal de perda de força na decisão dos pais. É uma designação que segue liderando a lista de nomes femininos mais populares do Brasil, mesmo nos anos 2000. Vale frisar também que Maria é um nome utilizado em grande peso com outros nomes mais modernos, quebrando um pouco o fator temporal. É o caso de Maria Eduarda ou Maria Julia.

2° lugar Ana – Outro nome feminino bastante popular é Ana. E as características dessa nomenclatura são, inclusive, muito parecidas com Maria já que vem sido utilizado com frequência desde a década de 30. Este nome recebe o segundo colocado na lista de nomes femininos e também aparece bastante em nomes compostos como Ana Beatriz, ou Ana Carolina.

3° lugar Vitória – Mais moderno e que vem sendo bastante popular dentro dos anos 2000. Essa alcunha não vinha sendo tão utilizada em anos anteriores e vem ganhando muita força. É uma opção mais contemporânea para quem gostar de nomes femininos populares sem associar com gerações mais antigas.

4° lugar Júlia – Seguindo a linha de Vitória, este nome moderno é mais uma alternativa que vem ganhando bastante espaço entre os nomes femininos mais populares do Brasil. Não são poucas as meninas jovens que receberam esse nome de seus pais, e a tendência é seguir crescendo.

Os 4 nomes femininos mais populares do Brasil em 2016

Segundo o site do BabyCenter que realizou um ranking com a lista de nomes femininos mais populares do ano passado, existem alguns nomes que ganharam força nos últimos anos. Confira:

1° lugar Alice – Desde o ano de 2015 vem liderando a lista de nomes femininos mais populares do Brasil. Isso porque é um nome simples e bastante conhecido. Com a origem francesa e alemã, esse nome remete a princesa da Disney que é muito querida no meio feminino.

2° lugar Sophia – Perdendo apenas para o nome Alice, sua popularidade se mantém desde 2014. Significa conhecimento e saber, as meninas que recebem esse nome feminino tendem a adorar a sua referência a atrizes e princesas.

3º lugar Laura – Subiu uma posição na lista de nomes femininos populares desde o ano passado. Seu nome com origem do latim, está sendo colocado em meninas por todo o Brasil.

4° lugar Valentina – Esse é o nome que mais subiu de posição nessa lista. Em 2015 sua fama já estava forte, porém a onda que nasceu em 2015 bateu bem mais forte no último ano, tornando-o um dos nomes femininos mais populares do Brasil.

Aproveite que agora você conhece os nomes femininos mais populares do Brasil, e veja outros textos com seus significados:

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Astrid
A redação do Astrocentro traz para você os melhores conteúdos de astrologia, tarot, vidência e muito mais. A sua experiência é muito importante para nós, então não se esqueça de deixar o seu comentários falando o que acha do nosso blog, viu? Beijinhos!

Especialistas online