A palavra ‘acupuntura’ tem origem latina e é composta pela junção de ‘acus’ que significa agulha com ‘punctura’, cuja tradução é colocação. Assim, acupuntura é a colocação de agulhas. Um dos tipos mais procurados é a acupuntura auricular, que consiste na técnica de inserir as agulhas em pontos específicos da orelha que refletem parte do nosso organismo.
Os resultados proporcionados pela acupuntura são consequências de estímulos realizados no sistema nervoso central e periférico. Esses efeitos são causados tanto por reações físicas oriundas da agulha quanto bioquímicas, ocasionadas pela liberação de substâncias químicas pelo nosso corpo frente ao estímulo realizado com a agulha.
De acordo com os acupunturistas, a orelha conta com mais de 200 pontos que representam todo o funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano. Isso ocorre por meio de uma rede de energia que fica logo abaixo da pele e percorre todo o organismo.
A acupuntura auricular, ou auriculoterapia como também é conhecida, é um tratamento que se utiliza de estímulos em pontos específicos da orelha, por meio de agulhas ou sementes de mostarda, para curar doenças físicas e emocionais.
Ao se inserir agulhas em terminações nervosas e outros tecidos existentes na orelha, uma mensagem é enviada até o cérebro que irá desencadear diferentes efeitos no corpo. As reações do organismo podem originar ações analgésicas ou anti-inflamatórias, por exemplo.
A diferença está no local em que o tratamento é realizado. Enquanto na acupuntura clássica locais de todo o corpo são estimulados, na auricular são ativados apenas pontos energéticos existentes na orelha.
Além disso, na acupuntura auricular, podem ser utilizados outros materiais para estimular os pontos energéticos, tais como:
Outra diferença é que o material utilizado para a execução da terapia pode permanecer por até uma semana na orelha do paciente.
Como a acupuntura auricular é mais superficial que a corporal, normalmente ela é utilizada como uma terapia complementar a acupuntura sistêmica.
Diversos problemas de caráter emocional e físico podem ser tratados com a auriculoterapia. Entre os benefícios da terapia, estão:
Essa técnica também pode ser para tratar doenças como:
Essa terapia não é recomendada para pessoas que tenham doenças hematológicas, principalmente relacionadas a coagulação do sangue. Também deve ser evitada por quem possui alergia a metais.
A técnica não costuma causar efeitos colaterais. No entanto, em casos raros pode ocorrer dor no local em que as agulhas foram colocadas, tontura e sonolência.
Existem diversas formas de estimular os pontos das orelhas por meio da acupuntura auricular. Quando o profissional se utiliza de agulhas finíssimas, ele as insere em pontos energéticos associados ao seu problema.
Antes de realizar o procedimento, o especialista limpa a região. As agulhas utilizadas devem ser descartáveis.
Após inseridas, as agulhas permanecem no local por cerca de 20 a 40 minutos. Após serem retiradas, é colocado um pequeno curativo em cada local furado.
O acupunturista também pode optar por usar agulhas semi-permanentes ou semente de mostarda. Nos dois casos, o material fica na orelha por cerca de uma semana. Essa técnica costuma ter um resultado mais rápido, já que a pressão no ponto energético é constante e regular.
É importante ressaltar que os pontos não são escolhidos aleatoriamente. Ao se consultar com o especialista, ele irá identificar seu problema e, posteriormente, determinar quais pontos deverão ser estimulados para melhorar a sua saúde. Veja na imagem alguns pontos energéticos da orelha e com quais órgãos e sistemas eles estão relacionados.
Antes de ir realizar uma sessão de acupuntura auricular, coma alguma coisa, já que ela não deve ser feita com a pessoa em jejum. No entanto, evite consumir café ou chá preto.
A acupuntura é utilizada há cerca de dois mil anos por curandeiros e chineses para o alívio de dores e no tratamento de problemas de saúde.
Essa terapia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a técnica é tida como uma especialidade médica e pode ser feita com segurança por diversos profissionais qualificados.
A maioria dos pesquisadores acredita no tratamento e conseguiram constatar seus benefícios para a saúde dos pacientes em seus estudos.
Um estudo publicado em 2014, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, descobriu que a acupuntura reduz significativamente a dor e melhora a qualidade de vida de pacientes com artrite no joelho. A terapia foi comparada frente a um tratamento falso e a tratamentos de rotina para o joelho.
No entanto, o reconhecimento da técnica como terapia efetiva é complexo e, por outro lado, há estudos que acreditam que os benefícios encontrados por pacientes sejam psicológicos, como em casos onde se usam placebos em tratamentos.
O ideal é utilizá-la como uma terapia complementar ao tratamento clínico convencional.
Você não tem coragem de fazer a acupuntura porque tem pavor de agulhas? Tem outros tipos de acupuntura que não se utilizam desse instrumento. Conheça!
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…
Também conhecido como Arcano IV, o Imperador no Tarot simboliza a figura paterna, a autoridade,…
Também conhecido como Arcano III, A Imperatriz no Tarot faz parte dos Arcanos maiores e…