Alguns exemplos de autoavaliação profissional e como fazer a sua

exemplos-de-avaliacao-profissional
24.983

Um dos maiores impasses enfrentados profissionalmente e que impedem o desenvolvimento na carreira é a falta de autoconhecimento. Existem exercícios que podem ser praticados consigo mesmo ou em corporações que auxiliam a alcançar esse objetivo são alguns exemplos de autoavaliação profissional.

Mas por que é importante saber mais sobre si mesmo e desenvolver a autocrítica? Vamos listar todas as vantagens desse tipo de método, o momento ideal para realizá-lo e como pode auxiliar na evolução da carreira.

Ao final, veja 4 exemplos de autoavaliação profissional que você pode fazer até mesmo online.

Como fazer e 4 exemplos de autoavaliação profissional

Por que é importante a autoavaliação profissional?

Independentemente se você está iniciando a jornada profissional ou já é experiente, a reflexão sobre o próprio comportamento no ambiente de trabalho e nas escolhas profissionais que tem feito são essenciais para o sucesso e amadurecimento pessoal.

Um bom relacionamento se inicia consigo mesmo e só depois com o próximo. Nesse contexto, uma boa autoavaliação pessoal é fundamental.

O que é um bom relacionamento com si próprio?

É exatamente o autoconhecimento emocional. Saber quais são os seus pontos fortes e usá-los com assertividade no dia a dia, assim como trabalhar os pontos fracos com frequência são exemplos da autoavaliação profissional na prática.

Ao ter consciência das próprias limitações e – com humildade – falar sobre elas com gestores e pessoas que gerenciam o seu trabalho, isso propicia um cenário para a sua evolução profissional e a empatia de todos à sua volta.

Será que você realmente conhece o seu perfil pessoal e profissional?

Bons exemplos de autoavaliação profissional são aqueles que auxiliam as pessoas a se conhecerem melhor.

Pense sobre os seus pontos fortes no trabalho e quais são as suas qualidades fundamentais no dia a dia, como organização, boa comunicação ou atenção às tarefas.

Para realizar qualquer tipo de autorreflexão, é preciso agir com sinceridade. Não exalte qualidades que não tem, assim como não é adequado diminuir a si mesmo por conta de erros ou comportamentos negativos que podem ser melhorados.

Autoavaliação não é uma tarefa fácil

Embora rotulado como desnecessário por muitas pessoas, esse é um exercício que poucos conseguem fazer sozinhos.

Sabe por quê? Estamos habituados a olhar o externo, a apontar defeitos e qualidades nos outros. E os mais críticos têm pavor de enfrentar os próprios monstros.

Existem pessoas que tentam sabotar esses exercício, outras, por falta autoconhecimento, fazem colocações equivocadas sobre si mesmo. Por isso, nos exemplos de autoavaliação profissional mais efetivos é comum o uso de técnicas criadas por especializada de RH.

O que deve-se questionar em um bom exemplo de autoavaliação profissional:

  1. Quais são os meus pontos fortes? Por quê?
  2. Como uso os meus pontos fortes para alcançar os resultados na empresa?
  3. Dou resultados na empresa, quais são? (se possível apresente gráficos e dados).
  4. Quais são os meus pontos fracos? Em qual área ou momento eles me prejudicam?
  5. O que estou disposto a fazer para melhorar os meus pontos fracos e como a empresa pode me ajudar?
  6. Onde posso usar melhor os meus pontos fortes?
  7. Tenho oportunidades de aplicar os meus pontos fortes na empresa?
  8. Quais são os meus objetivos profissionais daqui a um ano?
  9. Tenho sonhos? Quais são?
  10. O que faço hoje para alcançá-los no futuro?

Não existe sucesso profissional sem bússola!

Se você está perdido e nem sabe o porquê de ter escolhido o caminho em que se encontra profissionalmente, vai precisar buscar a sua bússola interior onde terá todas as respostas de que precisa.

Veja algumas dicas:

Determine o que lhe faz feliz na carreira, mas você só saberá isso se primeiro descobrir quem você é, do que gosta, o que lhe move.

É comum a pessoa dizer que quer um emprego estável e com ótimo salário, mas em contrapartida odiar rotina, que é exatamente o que o trabalho oferece.

Não dá para “abraçar o mundo”, como dizem, é preciso ser realista, não existe emprego perfeito, até porque lidamos com gente imperfeita, somos imperfeitos.

Para ajudar você a fazer esse exercício de autoconhecimento, separamos 4 exemplos de autoavaliação profissional online que você pode fazer agora mesmo:

Com certeza o mais famosos deles são o MBTI e o Eneagrama. Mas, independentemente de quais escolher realizar, deixe a sua carreira ser movida pelo o que gosta de fazer e estipule prioridades para o momento.

As prioridades organizam o alcance de qualquer objetivo, já que não é possível ter tudo e nem sempre da forma que queremos.

Ao se conhecer melhor, suas metas ficarão mais claras e você poderá organizar sua carreira profissional de uma forma bem mais objetiva.

Este post foi escrito pela equipe da Descubra o Mundo, a maior agência de intercâmbio online do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online