Planetas retrógrados: o que esperar?

planetas retrogrados
8.327

Você sabe o que esperar dos planetas retrógrados?

Os movimentos dos planetas têm um impacto significativo em nossas vidas, influenciando nossas emoções e desafios diários. A retrogradação é um dos fenômenos astrológicos mais conhecidos, difamados e temidos, mas não precisa ser assim!

Neste artigo, vamos entender melhor sobre as retrogradações de Plutão, Saturno e Netuno, que estão ganhando força no mês de julho e vão durar mais alguns meses. Prepare-se para descobrir mais sobre o universo astrológico e aproveitar ao máximo a influência dos planetas retrógrados.

O que significa dizer que um planeta está retrógrado?

O movimento retrógrado (que acontece com todos os planetas) passou a ser muito temido nos últimos anos. Mas o que isso realmente significa?

Quando um planeta está retrógrado, ele parece estar se movendo para trás em relação à sua órbita normal ao redor do Sol, de acordo com nossa perspectiva na Terra. Apesar dessa mudança de movimento ser visual, o período de retrogradação nos leva a revisitar e refletir sobre as áreas de vida governadas por esse planeta. 

Sendo assim, quando dizemos que um planeta está retrógrado, podemos esperar por um período de autoanálise, de questionar e rever nossas escolhas, comportamentos e padrões. As retrogradações nos convidam a olhar para dentro, aprofundar nosso autoconhecimento e fazer ajustes necessários antes de seguirmos em frente.

Além disso, os planetas, quando estão retrógrados, também podem trazer atrasos, obstáculos, confusões e imprevistos que exigem mais paciência, flexibilidade e adaptação. Por isso, é importante conhecer os períodos de retrogradação dos planetas e se preparar para lidar com eles da melhor forma possível.

Desde maio, Plutão está em movimento retrógrado, mas adentra (ou melhor, retorna) para um novo signo em julho. Além disso, Saturno e Netuno também começam seus movimentos retrógrados neste mês. Entenda melhor sobre cada uma dessas movimentações:

Plutão retrógrado em Aquário e em Capricórnio – 01/05 a 10/10

Plutão, o poderoso planeta das transformações profundas e do renascimento, começou sua retrogradação em Aquário no dia primeiro de maio, promovendo uma jornada interior intensa e revolucionária. Aquário, um signo associado à inovação, à quebra de padrões e à busca por liberdade, recebeu a energia de Plutão, ampliando a necessidade de transformação e renovação.

No entanto, no dia 11/06, Plutão voltou para Capricórnio, o signo da estrutura, da ambição e do trabalho árduo. Essa mudança de signo traz consigo uma amplificação da influência de Plutão, abordando questões relacionadas ao poder, controle e às estruturas sociais. Durante essa retrogradação, podemos esperar que sentimentos profundos e ocultos venham à tona, exigindo que enfrentemos nossos medos e lidemos com as sombras internas.

Plutão retrógrado em Capricórnio nos faz revisitar as questões pendentes relacionadas à nossa carreira, à nossa autoridade, à nossa reputação e ao nosso propósito de vida. Ele nos cobra mais comprometimento, seriedade e maturidade diante dos desafios que enfrentamos. Ele também nos ajuda a eliminar o que não serve mais para o nosso crescimento profissional e pessoal.

Saturno retrógrado em Peixes – 17/06 a 04/11

Em 17/06, Saturno, o planeta da responsabilidade, disciplina e estrutura, iniciou sua retrogradação em Peixes. Peixes é um signo emocional e intuitivo, que nos conecta com o mundo dos sonhos, da imaginação e da compaixão. Durante essa retrogradação, podemos sentir uma maior introspecção e uma necessidade de refletir sobre nossos limites, responsabilidades e estruturas emocionais.

Saturno retrógrado em Peixes nos faz refletir sobre os nossos sonhos, as nossas fantasias, as nossas ilusões e as nossas decepções. Ele nos ensina a ter mais discernimento e responsabilidade diante das situações que envolvem sentimentos e crenças, para enfrentar os medos e inseguranças e estabelecer limites saudáveis em nossos relacionamentos.

Além disso, essa retrogradação também nos orienta a ter mais estrutura, organização e planejamento para realizar os nossos planos, principalmente na vida profissional. Por isso, este é um período de autodescoberta, em que temos a oportunidade de trabalhar em prol do crescimento pessoal e profissional. 

Porém, precisamos ter cuidado com as cobranças, sem nos esquecer de respeitar o tempo das coisas – o tempo de plantar, cuidar e colher. Mas não são só esses os tempos possíveis. Às vezes, no meio deles, vivemos um período de pausa, renovação e transformação, um processo de morte e renascimento.

A grande pergunta de Saturno é: em qual desses tempos você está?

Netuno retrógrado em Peixes – 30/06 a 06/12

No dia 30/06, é a vez de Netuno (o planeta dos sonhos, da espiritualidade e da compaixão) se juntar aos planetas retrógrados. Essa retrogradação também acontece em Peixes, signo que é regido pelo próprio Netuno. Por isso, somos direcionadas a fazer um mergulho profundo internamente, para examinar nossas crenças, ilusões e conexão com o divino.

Netuno retrógrado em Peixes nos faz abraçar nosso inconsciente, memórias, emoções e intuições. Ele nos convida a nos conectar com a nossa essência, propósito e potencial criativo. Ele também nos incentiva a desenvolver a nossa espiritualidade, a compaixão e a solidariedade.

Com Netuno retrógrado, podemos sentir uma necessidade de desvendar ilusões, confrontar a realidade e buscar uma compreensão mais profunda do mundo espiritual. Por isso, a essa retrogradação marca um momento propício para praticar a meditação, cuidar da vida espiritual e buscar por respostas internas. É hora de nutrir nossa alma e ouvir a voz do nosso eu interior.

Essas retrogradações planetárias que estão ganhando força nos próximos meses, nos convidam a uma profunda reflexão e autoanálise. É um momento de revisar, reavaliar e reconstruir aspectos essenciais de nossas vidas, trazendo à tona insights poderosos e oportunidades de crescimento.

Se você está em busca de uma orientação mais personalizada sobre como aproveitar ao máximo esses trânsitos astrológicos, é hora de conhecer melhor o seu Mapa Astral. 

O Mapa Astral oferece uma visão única sobre suas características individuais, potenciais e desafios, ajudando a compreender como os planetas influenciam sua vida. Não perca essa oportunidade de se conectar com sua verdadeira essência e caminhar em direção ao seu pleno potencial. Faça o seu Mapa Astral aqui!

Beijos! 🥰

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Victoria Costa
Apaixonada pelas particularidades da mente humana e pelos efeitos dos trânsitos planetários sobre ela, Vic Costa trabalha como astróloga e redatora no Astrocentro e divide seu tempo interpretando os astros e estudando Psicologia. Como uma boa pisciana, a empatia e a intuição são seus pontos fortes.

Especialistas online