Saiba já como usar o incenso para limpar o ambiente e a energia que te cerca!

Incenso para limpar o ambiente
7.116

Os incensos tem sido utilizados desde o antigo Egito para limpeza do ambiente, da energia e em cerimônias religiosas. Acredita-se que eles importavam tanto as resinas de goma quanto as oleosas de lugares como Arábia e Somália para produzir os incensos e utilizá-los em rituais sagrados. Mas como usar o incenso para limpar o ambiente e a energia?

Durante muito tempo os comerciantes conduziram grupos de pessoas para a compra do produto pelo que seria conhecida posteriormente como Rota do Incenso.

Muitos pesquisadores dizem que sua origem se deu na Índia há mais de 6 mil anos. Hindus, babilônios, hebreus… todos utilizavam incensos em suas oferendas.

Os mitos e lendas sobre o uso do incenso

A Rainha de Sabá teria construído um palácio no porto de Zafar para ter onde repousar no caminho das compras de incensos. Heródoto, e seu imaginário lendário, escreveu que criaturas gigantes guardavam os incensos junto de ferozes serpentes que impediriam a entrada de desconhecidos para colher as resinas.

Em Alexandria, o valor dos incensos era tão grande que os escravos que colhiam as resinas tinham que trabalhar nus para que não os roubassem em suas roupas.

Mas foi durante o Império Romano que que o Imperador Nero propagou o uso do incenso que ele utilizava em cerimônias religiosas. Bem como, durante o feudalismo, o Senhor Feudal era incensado nas cerimônias das igrejas.

Incenso para limpar o ambiente e a energia

Quando inspiramos, ou seja, levamos para dentro do corpo o ar, levamos também as essências dos incensos. Elas são capazes de revitalizar o espírito e deixar o ambiente cheio de paz. É por isso que é utilizado para limpar o ambiente e também para purificar a energia dos locais e das pessoas.

Além do sentido religioso e desse efeito mágico, o incenso também é apreciado por usas propriedades purificadoras do ambiente, deixando leves não somente as energias dos locais, mas também os aromas, já que substituem odores ruins.

O incenso também é utilizado para práticas meditativas, de yoga e também para obter proteção espiritual. O ato de inalar as essências possuem efeitos amplamente discutidos pela aromaterapia e que conseguem mudar a frequência energética e gerar equilíbrio nas pessoas.

Melhores incensos para limpar o ambiente

Dizem que o horário correto para queimar um incenso é o amanhecer, quando sol está no horizonte, ao meio-dia e ao anoitecer. No Oriente o movimento de Suria (Sol) era o responsável por determinar o momento certo de se acender o incenso.

Levar em consideração o aroma é importante, mas saber o significado das essências é fundamental. Isso facilitará a escolha dos incensos ideais para a limpeza de ambientes, para energizar, para proteger e para tantos outros fins.

As propriedades fitoenergéticas das ervas são utilizadas para purificar os diversos ambientes e podem limpar as sujeiras energéticas, tirar energias retidas, afastar a negatividade, entre tantas outras coisas. Então, como utilizar os incensos para limpeza do ambiente e energia? Quais os melhores aromas?

  • Alecrim

O incenso de alecrim traz energia, purificação e felicidade para o lar.

  • Arruda

O incenso de arruda ajuda a afastar a negatividade, proteger o ambiente e limpar a energia da casa.

  • Sálvia

O incenso de sálvia é capaz de limpar, purificar e tirar todas as energias retidas da casa. É a mais poderosa erva de purificação de ambientes e é utilizada em bastões em chamas para limpar a energia da casa.

  • Capim Santo

O capim santo auxilia no processo de tranquilidade, calma e paz nos lares. Por conta disso, é capaz de acalmar os ânimos e levar as pessoas ao entendimento.

  • Canela

O incenso de canela ajuda a afastar os maus espíritos e por ser “picante” também melhorar a relação entre os casais sendo afrodisíaca.

  • Lavanda

O incenso de lavanda traz tranquilidade, ajuda a dormir bem e a manter o bom humor e equilíbrio no lar.

  • Cravo

Assim como a canela, o incenso de cravo possui o dom de afastar a negatividade. Inclusive, se bem combinados com velas, ajuda a afastar formigas e outros insetos.

  • Orquídea

Traz a purificação das ideias e a clareza mental para ambientes de trabalho e estudos

Incenso para limpar a energia

Além das nossas casas, escritórios e ambientes em que frequentamos, o nosso corpo também retém as energias dos lugares pelos quais passamos e das pessoas com as quais nos encontramos.

Por isso, é fundamental utilizar o incenso para a limpeza do ambiente e energia, fazendo com que o seu corpo não seja um receptáculo de forças contrárias ao que você deseja na vida.

Dicas para utilizar os incensos:

Acender um incenso para limpar o ambiente não é somente um ato. Você pode fazer dessa ação um momento sagrado e de encontro com a sua espiritualidade, por conta disso, seguem algumas dicas que podem te ajudar:

– Tome um banho relaxante, lave os cabelos e limpe cada parte do seu corpo prestando atenção nas dobras, entre os dedos dos pés e em todo o corpo.

– Procure utilizar produtos que sejam de origem vegetal e que tragam a força da natureza para a sua casa.

– Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de peças e roupas que não utilizará. A casa limpa, com os objetos em ordem, causa a sensação de fluidez para as energias do ambiente.

– Não tenha pilhas de coisas expostas do lado de fora dos armários e dentro, deixe tudo organizado.

– Se alimente com comidas leves, beba bastante água e lembre-se que o seu interior é um reflexo do seu exterior e vice-versa.

– Coloque uma música ambiente que te acalme, new age, música clássica, o que preferir.

– Acenda o incenso e fumegue toda a casa começado do último cômodo em direção à porta da frente da casa.

– Passe o incenso em todos os ambientes fazendo movimentos no sentido anti-horário (contrários ao do relógio).

– Visualize que todas as energias ruins estão indo embora e se dissipando pela força do incenso.

Agora se você está se perguntando “Qual o melhor incenso para purificar o ambiente?”, saiba que é aquele que estiver conectado aos seus ideias. Boa purificação!

Compartilhe nas redes sociais

Nadini Lopes
Nadini Lopes
Nadini de Almeida é jornalista, sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis e da Tradição Gardneriana, tendo sido iniciada em Nova Iorque. É ordenada pela Fellowship of Isis e membro do Museu de Magia e Bruxaria do Brasil.

Especialistas online