Saiba como o Candomblé 2019 vai ajudar nessa nova etapa!

1.049 Views

O Candomblé é uma das principais religiões de origem africana, com milhares de adeptos no mundo todo, inclusive no Brasil. Sua força é muito grande principalmente entre os negros. Como religião é repleto de peculiaridades. Saiba tudo sobre o Candomblé 2019, quais as perspectivas para essa religião, suas características e muito mais.

O que é Candomblé 2019?

Sendo uma religião animista, os seguidores do Candomblé acreditam que todos os seres, inclusive os não humanos e não vivos, como animais, árvores e pedras possuem uma alma. Isso seria uma presença espiritual, já que todos os seres no mundo seriam dotados de um propósito de existência.

O Candomblé 2019 deve ser analisado com base em suas raízes. Isso porque mesmo com o passar dos anos essa religião conserva suas principais características. Tendo surgido na região onde hoje se encontram a Nigéria e Benin, o Candomblé foi trazido pelo Brasil na época em que a escravidão era permitida.

Pode não parecer, mas o Candomblé 2019 é o mesmo da época em que se popularizou. Sua vinda para o Brasil não foi de forma espontânea. Os negros foram trazidos em navios negreiros de forma obrigatória, sem nenhum direito. Mesmo perdendo sua dignidade e, muitas vezes, a própria vida, os negros não perderam suas crenças religiosas.

É por isso que o Candomblé sobrevive ao longo do tempo. Nas senzalas e fazendas onde os negros trabalhavam, a crença era proibida e muitas vezes penalizadas. O ideal do homem branco é transformar a massa escrava em devotos de Deus, que seria o único ente dotado de poder.

Principais características do Candomblé 2019

Apesar de possuir diversas vertentes, o Candomblé 2019 conserva várias de suas características antigas. É possível destacar alguns pontos, presentes em quase todas as vertentes. Vale destacar que as práticas, ritos e crenças dentro dessa religião podem variar de região para região, de terreiro para terreiro. Não existe centralização, nem um órgão superior.

Crença em um Deus único

Apesar de acreditarem que todos os seres, mesmo aqueles não humanos, possuem alma e propósito, os adeptos do Candomblé depositam sua fé em um ser superior. É errado dizer que para eles existem vários deuses, todos com o mesmo nível de relevância. Assim como no passado, o Candomblé 2019 é marcado pelo culto a Olorum ou Nzambi, a maior entidade.

Os orixás são entidades presentes dentro do Candomblé. Existem vários, cada um com características específicas. Podem não ser cultuados em todas as vertentes dessa religião, o que é mais do que aceito, tendo em vista a pluralidade e grande variedade de crenças.

A imortalidade da alma no Candomblé 2019

Outra característica bastante presente no Candomblé é a crença na vida eterna, ainda que não seja no plano físico. Para os adeptos, a alma é imortal, podendo reencarnar diversas vezes. Isso está muito relacionado ao caráter animista dessa religião, que considera todos os seres como dotados de uma alma e uma força espiritual.

Essa crença na reencarnação não faz com o que Candomblé se confunda com outras formas de espiritualidade, como as correntes do espiritismo. São formas completamente distinta de analisar a transição do físico para o espiritual. Uma diferença, por exemplo, é que no espiritismo não existem divindades a serem cultuadas, ao passo que no Candomblé existem os Orixás.

As forças negativas e o Candomblé

Para os adeptos do Candomblé 2019, não existem demônios. Essa é uma das principais distinções entre essa religião e outras populares no Brasil, como a católica e as cristãs. Se nessas últimas a figura do demônio existe, e é importante para a simbologia, no Candomblé não faz nenhum sentido falar em demônios ou seres ruins.

A maldade, de acordo com o Candomblé 2019, está nas pessoas. Quando estão afastadas dos seus Orixás, as pessoas tendem a se desvirtuar, cometendo maldades contra os seus semelhantes. Ou seja, para que exista paz é necessário seguir o caminho correto, dentro dos preceitos da religião, da fé e do respeito para com os seres superiores.

Um ponto importante que deve ficar claro é o uso da religião para fins malignos. O Candomblé não autoriza, nem incentiva seus praticantes a usarem o conhecimento religioso para cometer maldade contra as pessoas. Ainda em 2019, é possível notar traços de preconceito. Muita gente acredita que os praticantes dessa religião estejam ligados ao demônio.

Como você pode ver, essa relação não faz o menor sentido, principalmente sabendo que a figura do demônio não existe dentro do Candomblé. Não só nessa religião, as casas de Umbanda e Espiritismo também repudiam o uso de forças espirituais com fins negativos. A maldade está sempre na pessoa, nunca na religião.

Temas recentes do Candomblé 2019

Existem temas polêmicos para qualquer religião. O Candomblé está um passo à frente, por ter aceitado falar abertamente sobre temas-chave nos últimos anos. Um deles é a homossexualidade, que antigamente era repudiada com frequência. Atualmente, as pessoas de diferentes gêneros são amplamente aceitas, podendo participar de todos os rituais, sem discriminação.

Outro tema polêmico do Candomblé 2019 é o aborto. Assim como a maioria das religiões do mundo, essa também não aprova nem incentiva a prática do aborto. Para os seguidores dessa religião, as crianças são frutos dos pais, servem para perpetuar uma história, continuar um ciclo. Em razão do valor atribuído à gestação e ao feto, o aborto só é permitido nos casos determinados pela lei do homem (jurídica).

Por fim, o sacrifício, muito comum e criticado pelas pessoas de religiões diferentes do Candomblé. Os animais são muitas vezes utilizados durante os rituais, sacrificados em prol do bem maior. Muitas vezes, esse costume, que faz parte da natureza da religião, é confundido com bruxaria, coisas demoníacas ou similares.

Essas são as principais informações sobre o Candomblé 2019. Essa religião está sempre se adaptando, é normal que algumas mudanças ocorram nos próximos anos. Mas sempre será possível vislumbrar os principais costumes, pois as raízes da religião nunca morrem. Vale a pena conhecer mais sobre essa e outras religiões de origem africana, tão importantes para a história do Brasil.

Agora que você já sabe tudo sobre o Candomblé 2019, confira também:

Recent Posts

Sororidade e a incrível ideia de que mulheres podem se apoiar

As mulheres podem (e devem) se apoiar, sim! Sororidade é sobre isso. E, mesmo que…

4 dias ago

Fui traída, e agora? Veja o que fazer para superar essa facada!

Se você já se viu na situação “fui traída, e agora?!”, saiba que não está…

6 dias ago

Esbat: celebrando a Lua Cheia e a Deusa na Wicca

Provavelmente você já ouviu falar em Solstício, mas você sabe o que é o Esbat?…

6 dias ago

Teve o coração partido? 5 formas de superar essa fase tão difícil!

Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…

2 semanas ago

Magia do Tarot: usando os Arcanos para transformar sua vida!

Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…

2 semanas ago

A Torre no Tarot: significado e conselhos do Arcano XVI

Para alguns, A Torre no Tarot pode parecer negativa, mas fique tranquila pois ela não…

3 semanas ago