O que é preguiça – Pecados Capitais

Nada como ficar um dia inteiro sem fazer nada, só pensando na vida, relaxando e tirando sonecas, não é? Vivemos uma rotina tão atarefada, que quando temos uma folga queremos aproveitá-la direito. Isso não pode ser considerado pecado, certo? Correto! A preguiça passa a fazer parte dos sete pecados capitais quando ela ocupa todo o nosso tempo. Ela está relacionada àquela pessoa que vive em desleixo, negligência e lentidão. Falta, em sua vida, empenho, capricho, energia interior e vontades. Mas o que é preguiça, afinal? O pecado aparece quando, por vontade própria, você deixa de cumprir com alguma obrigação ou dever.

O fato de a preguiça pertencer aos Sete Pecados Capitais começa a fazer mais sentido quando pensamos pela seguinte lógica: Deus trabalha muito. Só para criar o mundo ele trabalhou 6 dias diretos, parou para descansar apenas no sétimo dia. A ideia original era que Adão e Eva não precisassem trabalhar, mas como cometeram o Pecado Original, tiveram como castigo essa obrigação.

Um Senhor que gosta tanto de trabalha precisaria exigir que sua criação fizesse o mesmo. Tanto que um dos 10 mandamentos é: “Guardar domingos e festas de guarda”, ou seja, devemos trabalhar diariamente e parar por um dia na semana para louvar a Deus.

Na Bíblia aparecem muitas citações sobre o que é preguiça, entre elas:

  • “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, olha para os seus caminhos, e sê sábio.” Provérbios
  • “O desejo do preguiçoso mata, porque suas mãos se recusam a trabalhar.” Ecl 21,25

O que é a preguiça e por que é considerada um Pecado Capital?

A preguiça como Pecado Capital é aquela que, mesmo quando temos tempo sobrando, deixamos de fazer coisas boas em função de Deus ou do próximo. Pense assim: Deus lhe deu uma vida maravilhosa para que você fizesse grandes obras com ela e a desperdiça fazendo nada.

Para fugir deste Pecado Capital é preciso, antes de tudo, encarar-se no espelho, admitir o que está acontecendo, redescobrir os seus desejos internos e ir atrás deles, trabalhando sem parar até conquistá-los. Lembre-se da fábula da Cigarra e da Formiga. Enquanto uma passou o verão cantando, a outra trabalhou. No inverno, a primeira ficou sem comida e a segunda descansou tranquilamente, pois sabia que tinha o estoque suficiente. Encontre sua motivação e vá atrás. Não desperdice o dom que recebeu se lamentando ou dormindo.

Entendendo melhor os 7 Pecados Capitais – o que é preguiça

O Livro Canoas e Marolas, de de João Gilberto Noll é uma analogia para como a preguiça e a falta de empatia estão presentes em nossas vidas. A história se passa em uma ilha, quando um homem vai atrás de sua filha perdida, sobre a qual ele sabe muito pouco. É um livro denso, que nos faz pensar muito sobre nossas atitudes.

Agora que você já entendeu melhor sobre o que é preguiça, descubra também:

 

Especialistas online

'

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *