Conheça os sintomas da ansiedade e descubra se você tem um problema de saúde

Ansiedade é uma resposta natural do nosso organismo quando nos vemos em situações de perigo, apreensão e cuidado. Ela nos prepara para a ação e nos deixa em estado de alerta para enfrentarmos os problemas que surgirem. O problema é quando este sentimento passa a ser uma constante em nossas vidas e passamos os dias em alerta, mesmo sem precisar, nos deixando em estado de paralisia, estresse e atrapalhando nossa saúde. Nesse caso, podemos desenvolver transtornos como pânico, fobia social ou TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Quais os sintomas de ansiedade?

 Algumas pessoas desenvolvem a ansiedade depois de um evento traumático, como um assalto ou uma perda na família, outras simplesmente acumulam o estresse do cotidiano até explodirem.

Como descobrir se a ansiedade que sinto passou dos limites do saudável? É muito difícil saber, pois depende muito do seu comportamento padrão. Precisa observar como você age no dia a dia e se o seu comportamento mudou de uns tempos para cá.

Alguns sintomas dos transtornos de ansiedade

Sintomas de ansiedade – Preocupações exageradas com situações rotineiras

Todos estressamos no trabalho, mas se você está constantemente nervosa, mesmo em uma fase tranquila, fique de olho.

Sintomas de ansiedade – Medo extremo de algo específico

Isso acontece em casos de traumas, como por exemplo, se uma pessoa for assaltada, ela pode desenvolver um medo incontrolável de andar na rua.

Sintomas de ansiedade – Medo de ser humilhada e falar em público

Muitas pessoas sentem frio na barriga antes de uma apresentação, mas se o medo domina seu corpo e sua mente, se te incapacita, pode ser um problema de ansiedade.

Sintomas de ansiedade – Tensão muscular

Apertar a mandíbula, tencionar os ombros ou as costas o tempo inteiro e sentir dores pelo corpo indicam uma ansiedade em excesso.

Sintomas de ansiedade – Insegurança

De repente, todo mundo só olha para você e julga os seus passos? Pode ser um sintoma de transtorno de ansiedade generalizada.

Sintomas de ansiedade – Problemas para dormir

Na véspera de uma apresentação importante é comum ficarmos agitadas e virando na cama, sem conseguir desligar. O problema é quando isso acontece diariamente, mesmo quando você deveria estar tranquila. Outras pessoas até dormem rápido, mas acordam várias vezes no meio da noite.

Sintomas de ansiedade – Perfeccionismo

Quando você quer que tudo saia perfeito e fica até doente quando as coisas não funcionam quando deveriam, precisa prestar atenção. Lembre-se, às vezes é melhor fazer, mesmo que não fique perfeito, do que ficar paralisada.

Sintomas de ansiedade – Comportamentos compulsivos

Pode ser desde uma ideia que não sai da sua cabeça, uma memória que atormente sua vida, ou um hábito como roer unhas, colocar a caneta na boca ou estralar os dedos.

Estes são apenas alguns indicativos de ansiedade excessiva. Se você suspeita de que anda ansiosa demais, então provavelmente é verdade. Procure um médico ou ajuda psicológica. Em muitos casos, a terapia pode ajudar a superar essa fase.

Leia também:

Nossa esotérica ensina um banho para atrair a paz e a tranquilidade

Especialistas online

'

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *