Quanto tempo dura a TPM?

Quanto tempo dura a TPM?
2.128

A TPM, ou tensão-pré-menstrual, é uma maneira que o nosso corpo tem de nos avisar que estamos para ficar menstruadas. Uma maneira bem chata, diga-se de passagem, mas necessária. Quando ela aparece, você percebe que seu ciclo está normal e consegue se preparar para os próximos dias. Comprar absorventes, fazer depilação, marcar ou não uma viagem para a praia e por aí vai. Mas quanto tempo dura a TPM?

Mas afinal, quanto tempo dura a TPM?

O tempo de duração da TPM depende muito de mulher para mulher. Algumas começam a sentir alguns sintomas como inchaço e irritação até 10 dias antes da menstruação descer. Outras percebem o desconforto dois dias antes. Algumas sortudas nem percebem e quando olham, já estão menstruadas.

Portanto, se você sentir mudanças no seu humor, dores de cabeça, uma depressão de leve, inchaço nos seios e outros problemas, olhe na agenda e veja quando sua menstruação vai descer, pois se ela estiver a cerca de uma semana de distância, as chances são grandes de você ter TPM.

Mais importante do que saber quando a TPM começa, é saber quando ela acaba. O ideal é que os sintomas desapareçam assim que a sua menstruação descer, nos dois primeiros dias. Se você continuar com os incômodos depois que ela acabar, procure um médico, pois não estamos mais falando de TPM e sim de outras doenças como enxaqueca ou depressão. O que acontece é que, na fase pré-menstrual, por conta da oscilação hormonal, alguns sintomas de doenças físicas e psicológicas ficam mais intensos, por isso percebemos mais.

A melhor maneira de controlar é anotando o dia em que você começou a perceber o desconforto, o dia em que sua menstruação desceu e o dia em que os sintomas foram embora. Faça isso por cerca de três meses e se achar que algo não está legal, procure um médico.

Como lidar com a TPM

Agora que você já sabe quanto tempo dura a TPM e como ela afeta a sua rotina, está na hora de aprender a lidar com ela. Veja algumas dicas para cada situação:

Se o seu problema é inchaço: Aproveite essa fase para fazer drenagem linfática e beber muito líquido, assim você vai se sentir melhor.

Se o seu problema é a irritação: Não marque compromissos importantes nesse período, nem tome grande decisões. Espere alguns dias, para que você esteja de cabeça fresca.

Se o seu problema é dor de cabeça: evite cafeína, faça atividades físicas e ande sempre com um remédio na bolsa para não ser pega de surpresa.

Se o seu problema é depressão e choro fácil: evite se colocar em situações delicadas, principalmente filmes e programas de tv que você sabe que vão emocioná-la.

Se o seu problema é a compulsão por doces: coma chocolate amargo que mata a vontade e ainda faz bem para a saúde.

Independente de quanto tempo durar a TPM e quais os sintomas, procure ficar calma e confortável com a situação. Converse com seu parceiro e peça compreensão. Sua vida vai ficar muito mais fácil.

Saiba mais:

Descubra os benefícios da cromoterapia

Compartilhe nas redes sociais

Yara
Yara
Trabalhando como jornalista e astróloga, Yara Vieira, divide o seu tempo sendo especialista em conteúdo web e analisando tudo o que está escrito nas estrelas. Tem como hobbies ler, assistir muitos filmes e explicar o que é Mapa Astral para os amigos.

Especialistas online