O que é ergonomia?

Desde a Revolução Industrial o homem vem trabalhando com as máquinas de forma que o ajude a produzir em grande quantidade e com mais facilidade. As máquinas surgiram e acabaram com esforço físico em diversas atividades, ampliando a produtividade e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Houve um processo migratório, das indústrias aos escritórios. Novos problemas e outras soluções apareceram. É o caso do sedentarismo e postura ergométrica que ganharam atenção, afinal, pessoas mais saudáveis e felizes são capazes de produzir mais e melhor. Vamos explicar melhor o que é ergonomia.

O que é ergonomia?

Ergonomia é a ciência que estuda a relação do homem e seu ambiente de trabalho. Visa a segurança, a saúde e a forma que o mesmo interage com as máquinas, e procura otimiza as condições do trabalho através da tecnologia. Quando tentamos entender o que é ergonomia, descobrimos que ela está presente na produção de móveis para escritórios, camas, cadeiras e outros itens que envolvem a segurança dos indivíduos, seja em casa ou nas empresas. Um cuidado especial com a saúde e conforto, aliviando estresse e eliminando doenças causadas pela ansiedade.

Por que a ergonomia é importante?

Os benefícios dos cuidados ergonômicos são muitos, principalmente financeiro para as empresas e em qualidade de vida para as pessoas. No lado humano, todo esforço que a ciência puder criar para reduzir doenças, prolongar a felicidade, facilitar o sono, trazer conforto e qualidade deve ser exaltado. No lado corporativo, pessoas que estão de bem com a vida produzem mais, evitam faltas, criam um ambiente calmo e mais rentável para as empresas.

Selecionamos alguns textos que vão ajudar a melhorar sua qualidade de vida:

Quais as suas vantagens para a saúde?

Quando você dá atenção em sua casa ou empresa a produtos que foram desenvolvidos através de estudos ergométricos, existe um ganho em qualidade de vida que contribui para um bom convívio entre as pessoas e melhor produtividade, promovendo melhoras na saúde física e mental de todos.

Como colocar a ergonomia na sua rotina?

Pequenas atitudes já vão mudar a sua postura. Olhe, por exemplo, para sua cadeira de trabalho. Procure ajustá-la de forma confortável, mantendo os pés no chão e braços ajustados de uma forma que te agrade e não gere incômodos. Veja também se existe alguma sensação ruim com a sua coluna e procure sentar de maneira reta, evite também trabalhar com pernas cruzadas, possibilitando a circulação correta do sangue.

Agora que você já sabe o que é ergonomia e como ela pode ajudar na sua qualidade de vida, procure também inserir alguns exercícios físicos na sua rotina. Evite permanecer horas sentada ou em pé, intercale, faça breves caminhadas, relaxe. Quando acabar o almoço, um cochilo leve é bem-vindo, assim como dar uma volta no quarteirão ajudará a “limpar” a mente.

Confira um infográfico sobre o que é ergonomia no trabalho

 

 

Especialistas online

'

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *