Como lidar com a solidão no dia a dia

Você já ouviu a expressão “sozinha sim, solitária jamais”? Trata-se de uma ideia de que não é só porque estamos solteiras que nos sentimos deprimidas e abandonadas. E como lidar com a solidão?

Uma criança descreveu a solidão como “você estar em completo deserto” e acho que é a maior verdade que já li. Você se sente em um espaço enorme, mas sem ninguém para conversar, trocar experiências ou simplesmente, fazer companhia. Agora, saiba que a solidão também pode bater em quem é casada e tem família grande.

Isso acontece quando há falta de comunicação. Nesse caso, o melhor remédio é o diálogo. Converse com o seu parceiro sobre seus sentimentos e veja se ele sente a mesma coisa. Com o tempo vocês voltam a se acertar e a sensação passa.

Mas aqui nós vamos falar de quem se sente e está, realmente sozinha. Vamos te ensinar a lidar com a solidão. A primeira ação que precisamos tomar é uma mudança de atitude. Não tenha como grande objetivo da sua vida encontrar alguém, pois você pode se frustar ou, o que é pior, ficar com quem te faz mal só para não ficar sozinha.

Coloque o conceito de sucesso em diversas áreas e corra atrás de todas. Trabalho, saúde, boa forma, amizades, viagens, e então, relacionamentos amorosos. O que te faz bem, feliz? Aprenda a curtir a sua própria companhia e descubra os prazeres que um sábado à noite sozinha pode te trazer.

Como tirar proveito da solidão

Este é um ótimo momento para desenvolver o autoconhecimento. Se sabemos exatamente o que queremos e por que queremos, conseguimos correr atrás dos objetivos certos, ao invés de perder tempo com o que achamos que é melhor. E essa descoberta só acontece se você se concentrar sozinha.

Veja algumas coisas que você pode fazer:

Lidar com a solidão – Escreva um diário

Coloque nele todos os seus sonhos, medos, alegrias e tristezas. Ele é privado, então fique à vontade para escrever o que tiver vontade, mesmo que não faça muito sentido.

Lidar com a solidão – Medite

Essa é uma maneira de acalmar a mente e ouvir nossos desejos mais secretos. Se você é daquelas que não conseguem ficar paradas, tente meditar caminhando lentamente, concentrando-se na sua respiração e deixando os pensamentos fluirem.

Lidar com a solidão – Traça metas e faça planos concretos

Coloque atenção ao que te fará feliz. Se é mudar de emprego, arrume o currículo, procure um curso ou faça contatos.

Como não se sentir solitária

Se você costuma se sentir muito sozinha e isso te entristece, procure atividades que distraiam a sua mente:

  • Faça trabalho voluntário. É impressionante como ajudar os outros faz bem para a gente! Você tira o foco das suas necessidades e passa a conviver em sociedade. Você não só não está sozinha, como está sendo útil aos outros.
  • Comece um curso em grupo. Entre em uma escola de inglês, pintura ou qualquer outro hobby que tenha. Você vai conhecer pessoas que possuem o mesmo gosto que o seu e novas amizades vão surgir. Quem sabe não aparece até um paquera?
  • Retome contato com amigos antigos. Sabe aquela turma da faculdade ou do trabalho anterior que você não vê há anos, mas sempre se divertiu muito com ela? Ligue para todos e marque um reunião! Relembrem os velhos tempos e tragam o sentimento de carinho para o presente.
  • Considere ter um animal de estimação. Se você tem disponibilidade e espaço, por que não adotar um cachorro ou gato? Eles são ótimas companhias em casa, dando carinho e atenção. O cão ainda é um incentivo a mais para sair na rua e conversar com outros donos. Fazer uma turma de cachorros do parque e organizar encontros é sempre divertido.

A dica mais importante para lidar com a solidão é: não tenha medo dela! Pode ser só uma fase, por isso aproveite para crescer. Assim que você se sentir confortável sozinha, seus caminhos vão se abrir para que outras pessoas entrem na sua vida, mas dessa vez, serão as pessoas certas, que vão querer o seu bem e o seu sucesso.

 

Especialistas online

Henrique Libório

Bruxo e Oraculista

96% Avaliações Positivas

386 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16684 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Cigana Ísis

VIDENTE-TARÓLOGA-TERAPEUTA

98% Avaliações Positivas

16684 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Oraculista DonJulio

oraculista mago medium psicanalista

99% Avaliações Positivas

1560 Consultas

20% de desconto

CONSULTAR AGORA

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *