Para comemorar o mês da mulher, o Astrocentro reuniu mulheres importantes na nossa sociedade para mostrar o verdadeiro poder feminino. E quem são as mulheres poderosas?
Elegantes, bonitas, fortes, profissionais, corajosas, inteligentes e ousadas, estes são alguns adjetivos que descrevem essas pessoas, e feminilidade está por trás de todos eles.
Hoje vamos falar sobre uma jovem que está no holofote do feminismo: Emma Watson.
Você deve conhecê-la como a atriz que interpreta a Hermione na adaptação dos livros Harry Potter para o cinema, mas tem muito mais para descobrir. Apesar de moça, Emma já mostrou a que veio.
Emma Watson – Feminismo por um mundo melhor
Emma nasceu no dia 15 de abril de 1990 em Paris e, como boa ariana, sempre foi muito curiosa e aventureira. Quando tinha 9 anos foi escolhida para interpretar Hermione, personagem importante na famosa franquia “Harry Potter”. Ela ficou mundialmente conhecida e logo chamou atenção pelo seu estilo e profissionalismo.
Começou a trabalhar com moda, fazendo campanha para a marca inglesa Burberry e a francesa Lancome. Mas a jovem atriz é mais profunda e intensa e queria fazer a diferença no mundo. Em 2009 lançou uma coleção de roupas com a marca People Tree, que trabalha com o Fair Trade, um movimento social que incentiva a produção em países subdesenvolvidos e preza pela valorização justa de seus produtos.
Outra área em que se destaca é na luta por direitos da mulher. Ela viaja o mundo promovendo a importância da educação da mulher, algo que não é tão aceito em países do Oriente Médio e da África. Em 2014 ela foi nomeada embaixadora da ONU, onde trabalha pelos direitos da mulher e igualdade de gênero. Ela fez um discurso emocionante que ficou conhecido no mundo todo. Nele ela diz que uma feminista é vista como “uma mulher que não gosta de homens”, mas que uma coisa não tem nada a ver com a outra. O feminismo, segundo ela, é “a crença de que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É a teoria da igualdade dos sexos nos planos político, econômico e social”.
Tanto mulheres merecem receber o mesmo salário ao cumprirem as mesas tarefas que os homens, quanto os homens devem ter o direito de se emocionar e expressar os seus sentimentos, como nós temos. Existem países em que meninas de 15 anos são obrigadas a se casar com homens de 40, 50. Lugares em que mulheres não dirigem, não frequentam a escola e não podem falar sua opinião verdadeira. E cabe a todos lutar por mudanças. O homem tem um papel muito importante nessa luta e foi aí que a ONU, junto com a Emma, lançaram a campanha He For She (“Ele por Ela”), que pede a homens que tratem suas filhas da mesma maneira que tratam seus filhos, suas colegas de trabalho com o mesmo respeito e dêem as mesmas oportunidades para uma jovem que dariam a um rapaz.
Ela tem 24 anos e já trabalha duro por um mundo melhor. Emma Watson merece nossa atenção, respeito e admiração. Ela é uma das mulheres poderosas que destacamos este mês.
Veja o discurso da atriz na ONU
Ou leia o discurso desta mulher poderosa em português e se inspire a fazer mudanças a sua volta.