Comece 2020 com o pé direito. Descubra como renovar as energias da casa e atrair boas vibrações

dicas-para-renovar-energias-da-casa

2020 está chegando. E como em outras fases da vida, este momento de virada do calendário é a melhor oportunidade para fazer um balanço das realizações. 

Tempo de avaliar tudo aquilo que está ruim e o que pode ser melhorado, visando começar um novo ciclo com a melhor das energias. Uma medida que pode ser prontamente tomada, neste momento, é a renovação de sua casa por meio de mudanças na decoração. 

Qual o reflexo da mudança da decoração na vida das pessoas?

Uma residência vazia não expressa nada – nem de sentimentos, significados, ou lembranças. 

Agora, ao fazer a ambientação dos cômodos de uma determinada casa a pessoa acaba colocando pra fora um pouco da sua personalidade, seus gostos, suas preferências, suas necessidades e até deficiências. Portanto, a decoração de um lar diz muito sobre a família que nele habita.

Quando alguém não está se sentindo muito bem, a causa deste seu mal pode ser atribuída a muita coisa. E, às vezes, a resposta pode estar escondida dentro de casa. 

Ambientes bem decorados devem oferecer conforto, sentimento de alegria e paz, incentivar o amor, a união familiar, e mais. Uma casa em harmonia é uma casa saudável. Se o efeito tem sido o contrário é porque algo não está certo.

Em acontecendo algo assim, da residência apresentar um desequilíbrio energético, é vez de reavaliar a situação dos ambientes. 

Em alguns casos, pode ser preciso um grande reparo arquitetônico. Se constatado rachas ou vazamentos – sobretudo ocultos ao olho humano –, deve-se fazer o conserto o mais rápido possível. Isto também faz parte das medidas de cura para uma casa mais saudável.

Agora, se nenhum problema estrutural ou de proteção dos ambientes foi detectado, então a avaliação pode ficar mais concentrada na questão da decoração dos espaços. 

Esta é uma tarefa bem delicada e que requer atenção total da pessoa dona do lar. É provável que qualquer alteração que ela fizer dentro do seu imóvel impactará os diversos setores da sua vida – incluindo família, amigos, trabalho, e mais.

Uma casa com uma decoração harmoniosa, repleta de energias positivas, tende a melhorar a vida de seus usuários. Ela é mais alegre e incentiva a criatividade das pessoas, além de aumentar a sua produtividade. 

É mais prática, facilitando a rotina e contribuindo para a saúde da família. E é bem iluminada, ventilada, e permite que o fluxo da energia vital percorra os ambientes de forma bastante fluída. Ou seja, é benéfica de muitos modos.

Como fazer a renovação energética de seus ambientes?

Quando se fala em renovação do lar, muitos pensam em grandes gastos de dinheiro. Isto nem sempre é uma regra. Na verdade, podem-se obter grandes resultados com simples medidas de decoração. A percepção dos ambientes é algo bastante pessoal. 

Então, quando se diz que um lar está em desarmonia quer dizer que seus moradores estão insatisfeitos de algum modo, não que a casa é ruim ou feia.

Assim, é normal que depois de um tempo habitando certo local as pessoas percam aquele sentimento de “novidade” e que passem a ficar enjoadas com o cenário. 

Ou então, que comecem a acumular muitos objetos, fazendo com que o espaço em que estão pareça escuro e apertado. E é quando se chega neste nível de descontentamento que se precisa ter mais cuidado.

Para começar a renovar o visual da casa, três medidas devem ser tomadas. A primeira delas é descartar tudo aquilo que não tem mais serventia e que deve ou ir para o lixo ou ser doada. 

Só com isto já se tem um ganho enorme de espaço, fora que o lar parecerá mais claro, limpo, e será mais fácil enxergar todo o mais que precisa ser transformado.

Num segundo momento, deve-se fazer uma lista de tudo que ainda falta para completar os ambientes – incluindo móveis e eletrodomésticos. E, por fim, testar o que pode ser passado do ponto ‘A’ para o ponto ‘B’. 

Isto porque só a troca de posição dos elementos dentro dos cômodos, em alguns casos, já pode ser suficiente para mudar completamente o visual de uma casa – uma medida que não custa nada.

O que mudar dentro de casa para melhorar as energias?

Além de trocar os móveis e ornamentos de lugar, podem-se mudar certos detalhes ou acrescentar novos elementos à decoração para se tentar renovar as energias da casa. 

Uma solução bem barata para mudar a cara dos cômodos é fazer uma nova pintura em pisos, paredes e forros. As cores têm um forte poder de intensificar certas energias dentro dos interiores.

Também é fundamental, para renovar o visual do lar, trabalhar com os esquemas de iluminação – sobretudo em pontos estratégicos da decoração dos cômodos. Outros sentidos que podem ser estimulados, além da visão, é o da audição – com fontes e sinos de ventos – e o do olfato – com incensos, aromatizantes e mais. As velas decorativas também provocam efeitos incríveis nos cenários.

Para ajudar as pessoas a sempre terem bons pensamentos, é legal espalhar pela casa quadrinhos coloridos com frases motivacionais. 

Para sua boa saúde, deixar visíveis cestos de frutas frescas, e vasos com hortaliças e chás. E para estimular o amor próprio e os cuidados com o corpo, usar sempre lençóis e toalhas fofas e limpas; e criar no quarto e banheiro recantos privados especiais – talvez com o tema ‘SPA’.

Também super ajuda a levantar o astral dos cômodos os artigos têxteis bem coloridos e estampados. Fora que é interessante deixar sempre em mãos alguns acessórios coringas para valorizar ainda mais os cenários em ocasiões especiais. 

Entram nesta lista aparelhos de jantar, jogos de sousplat, banquetas, almofadas e mais. Assim, pode-se mostrar aos visitantes que a casa está aberta para os receber com todo o amor.

Os geomantes especialistas em harmonização de ambientes ainda ensinam que existem vários outros elementos capazes de renovar as energias dos ambientes. 

Por exemplo, os espelhos, os lustres de cristal, os vasos de plantas – naturais, claro -, e até mesmo os ventiladores, fazendo a energia vital da casa ficar limpa e se movimentar. Nas imagens deste texto, pode-se colher outras ideias inspiradoras, aproveite!

Essas dicas de como renovar as energias da residência foram criadas pela equipe Viva Decora.

Especialistas online

'

Comentários

    • Ah, Fátima Assim a gente fica sem graça, haha.
      Muito obrigada pelo carinho e por suas palavras maravilhosas. Isso nos incentiva para que continuem escrevendo mais e mais conteúdos úteis e didáticos.
      Beijos!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *