Como lidar com a carência e sentir-se completa?

A carência é um sentimento que acomete pessoas ao longo da vida. Mesmo estando em um relacionamento, existem aqueles dias em que sentimos que falta amor, que estamos sozinhas e incompletas. É preciso aprender como lidar com a carência e perceber que uma pessoa não é capaz de suprir 100% da nossa necessidade afetiva, por mais incrível que ela possa ser.

A primeira dica para que você consiga lidar com a carência é: Reconheça outras fontes de afeto e carinho a sua volta, como em sua família, seus amigos e seus colegas de trabalho ou faculdade. Todos que te rodeiam te querem bem e com cada um existe uma troca especial. Seus pais te ajudam em momentos de dificuldade, sua mãe cozinha o seu prato favorito quando você a visita, seus amigos chamam para sair quando percebem que está triste e seus colegas te ajudam a resolver problemas do dia a dia. Aproveite cada momento que passa na companhia deles para se encher de amor.

O mais importante, porém, para vencer a carência, é aprender a se amar. Só se sentindo à vontade com você mesma é possível mandar esse sentimento embora.

Veja como lidar com a carência e desenvolver sua autoestima

Goste de si mesma
Preste atenção em suas qualidades e suas conquistas. Todos os dias pense em três características que gosta em si e valorize-as. De vez em quando, se dê um presente, um corte de cabelo novo, uma xícara de café, mas sem deixar cair no automático. Isso é importante: quando for comprar alguma roupa, escolha com carinho, como se fosse para sua melhor amiga e aproveite cada momento!

Aprenda a ficar sozinha
Descubra que você é sua melhor companhia antes de sair por aí atrás de qualquer pessoa para ter ao seu lado. Reserve um dia por semana para fazer algo de que goste muito. Pode ser assistir a um filme comendo pipoca, pedindo sua comida favorita ou dar uma volta no parque. Fique esse momento sem ninguém e perceba que não falta nada, que você está completa. Depois, seja mais ousada: faça uma viagem sozinha! Escolha um lugar que sempre quis conhecer e embarque em uma aventura. Você vai se descobrir uma pessoa muito mais forte do que pensava e quem sabe não faz uma turma nova?

Aprenda uma atividade nova
Nada melhor para aumentar a autoestima do que superar obstáculos. Sabe aquele idioma que você sempre quis aprender? Ou aquela atividade física que queria começar? Se jogue e descubra capacidades que você nem imaginava que tinha!

Seja carinhosa com os outros
Quando damos carinho aos outros, nos sentimos bem e recebemos esse afeto de volta. É um ciclo que nos preenche e nos faz sentir especial. Essa sensação dura por um bom tempo, mesmo depois de estarmos longe das pessoas.

Todas essas dicas servem para que você fique confortável consigo mesma e aprenda finalmente como lidar com a carência. Claro que é gostoso receber um abraço apertado, mas não podemos depender só dele para ser feliz, não é?

Leia também:

Qual o significado de sonhar com cobra?

Especialistas online

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *