
“Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.”
Esta frase, de autoria do respeitado psicólogo e escritor americano Burrhus Frederic Skinner, resume bem a importância do autoconhecimento, que nada mais é que conhecer melhor a si mesmo e o próprio comportamento. Ele, que era um profundo estudioso do comportamento e da mente humana, defendia que o autoconhecimento trazia inúmeros benefícios à vida das pessoas, como por exemplo, autoestima elevada, menos problemas emocionais gerados por conflitos internos, mais tolerância com os outros e com as adversidades do cotidiano etc.
De que forma, então, podemos nos conhecer melhor? Tarot, cartas e numerologia são algumas formas de se adquirir autoconhecimento através da vidência. Experimente uma consulta de vidência online para obter uma visão mais ampla de sua própria vida.
- Autoavaliação: o autoconhecimento requer uma postura constante de autoavaliação; para se conhecer melhor é preciso voltar-se para si mesmo e fazer uma autocrítica, percebendo nossas qualidades e defeitos, limites e inseguranças, sem a necessidade de que outras pessoas nos apontem isso o tempo todo.
- Terapia: Cynthia Boscovich, psicóloga que faz parte da Sociedade Brasileira de Psicanálise, dá uma valiosa dica de como se autoconhecer: “O processo terapêutico é de grande valia, pois nos permite perceber muito a respeito de nós mesmos, nos dando as respostas para como se autoconhecer; a terapia possibilita discutir as diversas situações do dia a dia e relacioná-las à vida de cada um”. Neste contexto, as terapias holísticas podem ser muito úteis, pois dão grande ênfase ao emocional, mental e espiritual dos pacientes, tratando de cada pessoa em seu próprio contexto.
- Leitura: há uma vasta literatura sobre o autoconhecimento. Ler livros sobre o assunto facilita nossa compreensão de como se autoconhecer, de nosso universo interno, nossa mente e seu funcionamento.
- Práticas introspectivas: a introspecção é um sinônimo do autoconhecimento, que significa olharmos para nossa própria mente ou nossos pensamentos e tomarmos consciência deles; portanto, atividades introspectivas como meditação e ioga são muito úteis ao entendimento de como se autoconhecer.
Existem vários sinais que podem identificar se uma pessoa é introvertida e a partir deles é possível afirmar se você é uma pessoa que se conhece bem ou se precisa buscar por práticas que desenvolvam este olhar para dentro de si mesmo.
Comentários
Sinto como se estou sendo vigiada, sinto presenças e eu consigo ver vultos sinto umas energias estranhas em partes do meu corpo. Isso me assusta…
Oi, Brenda.
Essas suas questões são muito específicas e, infelizmente, não conseguimos responder aqui pelo blog. O ideal é que você realize uma consulta com algum especialista – https://astrocentro.com.br/consultas-1270 – e receba ajuda desse profissional para acabar com suas dúvidas, ok?
Espero ter ajudado, beijos!
As vezes eu vejo uma sombra na porta do meu quarto que me chama de noite,eu não durmo quase nada e tenho sonhos que pessoas morrem ou se afogam.
Gostaria de saber se tenho poderes, porquê ando com muitas visões e as vezes precinto que vai acontecer algo, sinto que deitaram na minha cama e mexeram no meu corpo, a minha mãe me deu um crucifixo benzido e passado alguns dias já não o tinha!