Categories: Amor

Esoterismo: entenda o que ele é e como funciona!

169 Views

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais interessadas em cuidar do seu bem estar, o que deu ao esoterismo uma visibilidade maior. Contudo, infelizmente ainda existem pessoas que têm preconceito com essas práticas.

Sendo assim, para esclarecer as coisas, vamos entender o que é esoterismo e como ele pode fazer parte da nossa vida e colaborar com a nossa evolução.

O que é esoterismo?

O esoterismo é um termo que está ligado a um conjunto de práticas, crenças e conhecimentos diferentes. Geralmente eles estão disponíveis para o público, ou seja, são acessíveis de forma aberta e não restrita.

Entretanto, também é possível encontrar esse termo ao falar sobre conhecimentos secretos, ocultos ou reservados a um grupo seleto de pessoas.

Mas o esoterismo tem várias áreas relacionadas a ele, como:

E tudo isso pode ser transmitido por diferentes meios também, como: 

  • livros;
  • palestras;
  • sites.

Além disso, cada um dos grupos esotéricos tem algumas crenças e práticas específicas. Sendo assim, é possível encontrar vários pesquisadores esotéricos que tentam entender a ideia do esoterismo por trás de cada cultura diferente.

Como por exemplo o uso dos oráculos como o Tarot, que, assim como muitas práticas esotéricas, podem nos ajudar a refletir sobre nossa vida e encontrar os melhores caminhos para nossa evolução. Fale com nossos especialistas e descubra como o Tarot auxilia no seu desenvolvimento pessoal e espiritual!

Agora vamos entender um pouco mais sobre o esoterismo nas diferentes áreas em que ele aparece!

Esoterismo na religião

Na esfera religiosa, o esoterismo é praticado e compartilhado por comunidades diferentes, podendo se manifestar por meio de:

  • rituais;
  • cerimônias;
  • dogmas.

Por exemplo, as religiões como o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo, possuem alguns aspectos esotéricos em suas doutrinas, que são acessíveis aos seus seguidores. 

Igualmente, existem tradições religiosas orientais, como o Hinduísmo e o Budismo, têm ensinamentos esotéricos divulgados ao público em geral, como a meditação, por exemplo.

Esoterismo na Astrologia

Outro ramo que contém traços do esoterismo é a Astrologia, que oferece interpretações sobre a influência dos astros e estrelas nas vidas humanas.

Além disso, temos também a sua filosofia, que busca compreender questões fundamentais sobre a existência e a natureza da nossa realidade de maneira acessível a todos.

Como funciona o esoterismo?

Uma característica importante do esoterismo é sua adaptabilidade e capacidade de se comunicar com diferentes públicos

Ou seja, por meio de uma linguagem simples e acessível, é possível entender diferentes áreas sem precisar de um conhecimento muito profundo sobre isso. 

Contudo, é importante deixar claro que isso não significa que no esoterismo não existem tais ensinamentos. Pelo contrário, pois muitas vezes ele serve como uma introdução para outras práticas que são consideradas mais avançadas.

O que é esotérico?

O termo esotérico pode estar relacionado à duas coisas diferentes:

  • Filosofia: quando falamos sobre as práticas, rituais, magias e conhecimentos relacionados ao esoterismo;
  • Pessoas: quando nos referimos àqueles que realizam práticas ligadas ao esoterismo, sejam elas na religião, filosofia ou em rituais.

Entretanto, seja na prática ou com os praticantes, o esoterismo está sempre ligado à nossa jornada evolutiva e às maneiras de torná-la cada vez mais fácil. Principalmente na questão do nosso conhecimento íntimo e integração com o meio em que estamos.

Então, agora que já vimos o que é esotérico e a definição de esoterismo, vamos ver mais sobre algumas de suas práticas.

Quais práticas fazem parte do esoterismo?

É possível que você seja adepto de alguma prática esotérica sem se dar conta. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, o esoterismo não é uma prática obscura, e sim algo que nos ajuda a nos conectar conosco e com as pessoas à nossa volta.

Meditação e visualização

A meditação é uma prática muito comum nas religiões ou filosofias asiáticas, como a Hindu ou Budista.

Geralmente, ela é usada para:

  • alcançar certos estados de consciência;
  • desenvolver a intuição;
  • explorar a mente subconsciente.

Dessa forma, conseguimos entender mais sobre nós mesmos e a maneira como lidamos com o mundo. Igualmente, conseguimos nos livrar de crenças limitantes que nos impedem de crescer.

Além disso, com a visualização conseguimos manifestar nossos desejos e transformar nossa realidade de acordo com nossos sentimentos.

Oráculos

O uso dos oráculos e práticas divinatórias também está ligado ao esoterismo. Geralmente essas práticas envolvem interpretações e leituras não só dos materiais utilizados, mas também da energia das pessoas. Isso pode envolver:

  • Tarot;
  • Quiromancia;
  • Runas;
  • Interpretação de sonhos;
  • Búzios.

Além disso, também existe o Baralho Cigano, que com a interpretação das cartas, pode abrir nossos caminhos e nos mostrar diferentes maneiras de enfrentar os obstáculos. Fale com nossos especialistas e descubra como!

Estudo de textos sagrados e filosofia

Muitas tradições esotéricas valorizam o estudo de:

  • textos antigos;
  • escrituras sagradas;
  • obras filosóficas. 

Geralmente, esses textos possuem ensinamentos simbólicos, alegóricos ou cifrados que requerem interpretação e compreensão profundas. Contudo, seu propósito sempre será abrir nossas mentes para que possamos crescer cada vez mais.

Magia e Rituais

Nessa categoria do esoterismo temos o uso das energias naturais para obter uma melhora em nossa vida, seja no:

  • amor;
  • carreira;
  • saúde;
  • vida pessoal.

Assim, com algumas magias e rituais conseguimos nos conectar com o universo e alcançar o equilíbrio e iluminação.

Contudo, além dos rituais, nós também temos oráculos como as Runas, que podem tirar suas dúvidas em relação a essas áreas, principalmente no amor. Converse agora com nossos especialistas e veja como as Runas abrem seus caminhos!

Trabalho com as energias sutis

Existem várias tradições esotéricas que ensinam práticas onde a energia é manipulada de modo a trazer equilíbrio, harmonia e bem estar.

Exemplos dessa prática são:

  • Reiki;
  • Qigong (exercício que trabalha mente e corpo);
  • Cristaloterapia.

Geralmente essas práticas são realizadas em conjunto com outras, por exemplo, a Reiki e a Aromaterapia (uso de óleos essenciais e aromas para diferentes finalidades).

Além disso, também é comum que as diferentes práticas do esoterismo se encontrem, pois uma vai complementando a outra. E como resultado, as pessoas conseguem perceber melhor seu lugar no Universo e que caminho ela deve seguir.

Em resumo, o esoterismo está ligado a várias práticas diferentes, mas onde todas elas visam a mesma coisa: o desenvolvimento e evolução das pessoas. Dito isso, espero que seus caminhos sejam sempre iluminados, com ou sem a ajuda do esoterismo.

Até a próxima!

Recent Posts

Como fazer ele pensar em mim? Descubra agora!

Todo mundo já teve pelo menos uma vez na vida o seguinte pensamento: como fazer…

2 dias ago

Ritual da Lua Minguante – pela especialista Bruxa Morya

A Lua e suas fases podem nos influenciar de várias maneiras, mas você sabia que…

4 dias ago

Oração do anjo da guarda- pela especialista Sunna Taróloga

A busca pela oração do anjo da guarda ou maneiras de potencializá-las é algo muito…

5 dias ago

Runas de proteção: antigas guardiãs em tempos modernos

Utilizadas como oráculos há mais de dois mil anos, as runas são consideradas poderosos símbolos,…

6 dias ago

Numerologia do ano pessoal 2024- por Mateus Cordeiro

A Numerologia é uma prática antiga que busca entender e interpretar os padrões numéricos presentes…

6 dias ago

Como funciona a Mesa Radiônica?- por Sarita Aura & Luz

A busca pela cura espiritual e energética é algo que vem ganhando destaque, e uma…

7 dias ago