Ano novo chinês: saiba tudo sobre a data

ano novo chinês 2022

O Ano Novo Chinês também é conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera. É o festival mais importante da China. O Ano Novo Chinês é celebrado para dar as boas-vindas à chegada da primavera e comemorar um ano de muito trabalho e relaxamento. O festival de 16 dias é um momento de reunião familiar e uma temporada de tradições e superstições.

Quando é o ano novo chinês de 2022?

O Ano Novo Chinês de 2022 caiu na terça-feira, 1º de fevereiro de 2022, começando um ano do Tigre. Desejo-lhe boa sorte e sucesso no próximo ano!

A data do Ano Novo Chinês muda todos os anos, mas está sempre em algum lugar no período de 21 de janeiro a 20 de fevereiro.

A data do ano novo chinês é determinada pelo calendário lunar chinês. O Ano Novo Chinês é o primeiro dia do calendário lunar e sempre um dia de lua nova (a segunda lua nova após o solstício de inverno).

Qual é o Animal do Ano Novo Chinês para 2022?

Calendário Chinês 2022 é o ano do Tigre. O zodíaco chinês dá a cada ano um signo animal. Cada ano chinês está associado a um signo animal de acordo com o ciclo do zodíaco chinês, que apresenta 12 signos animais na ordem Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão, Porco.

2022 é o ano do Tigre. Os anos recentes e futuros do Tigre são 1950, 1962, 1974, 1986, 1998, 2010 e 2022. Se você nasceu em um desses anos, seu signo do zodíaco chinês é o Tigre.

Esses signos do zodíaco sempre começam no dia do Ano Novo Lunar chinês, e não no dia 1º de janeiro!

História do Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês tem uma história de mais de 3.000 anos. As celebrações no Dia do Ano Novo lunar podem ser datadas da antiga adoração do Céu e da Terra.

Uma lenda popular fala da fera mítica Nian (/ nyen /, que soa igual a ‘ano’ em chinês), que aparece todas as vésperas de Ano Novo para comer gente e gado. Para assustar o monstro, as pessoas exibiram papel vermelho, bambu queimado, velas acesas e vestiram roupas vermelhas. Essas tradições continuaram até os dias de hoje.

O Festival da Primavera da China é rico em tradições e costumes. As principais atividades do Ano Novo Chinês incluem:

  • Decoração
  • Jantar de reencontro com a família na véspera de Ano Novo
  • Fogos de artifício e fogos de artifício
  • Dar envelopes vermelhos e outros presentes
  • Assistir às danças do leão e do dragão

Como celebrar o Ano Novo Chinês em 2022?

Limpando a casa

É popular para as pessoas na China fazerem uma limpeza completa em suas casas antes do Festival da Primavera, que simboliza varrer a má sorte do ano anterior e preparar suas casas para receber boa sorte.

Durante o período do Ano Novo Chinês, todas as ruas, edifícios e casas são decorados com vermelho, pois acredita-se que o vermelho seja uma cor auspiciosa: lanternas vermelhas, dísticos vermelhos, fotos vermelhas do Ano Novo, nós chineses, cortes de papel nas janelas vermelhas e roupas vermelhas.

Jantar em família

O Ano Novo Chinês (Ano Novo Lunar) é uma época para as famílias estarem juntas. É uma tradição de longa data os chineses voltarem para casa do trabalho ou do estudo e desfrutarem de um jantar de reencontro com suas famílias na véspera de Ano Novo, mesmo que isso requeira uma longa distância.

O jantar é considerado a parte mais importante da festa e a refeição mais importante do ano. Grandes famílias de várias gerações sentam-se em torno de mesas redondas e apreciam a comida e o tempo juntos. Pratos com significados de sorte devem ser incluídos no jantar, como peixes (significando excedente e prosperidade) e bolinhos (significando riqueza). Veja os alimentos da sorte do Ano Novo Chinês.

Fogos de artifício

Há muito é uma tradição chinesa soltar fogos de artifício desde o primeiro minuto do Ano Novo. Fogos de artifício têm sido cada vez mais adicionados à cacofonia. De exibições públicas nas grandes cidades a milhões de celebrações particulares nas áreas rurais da China, soltar fogos de artifício e fogos de artifício é uma atividade festiva indispensável.

Bilhões de fogos de artifício explodem na China à meia-noite e nos primeiros minutos do Ano Novo Chinês, o máximo em qualquer lugar em qualquer época do ano.

Troca de presentes de ano novo chinês e envelopes vermelhos

Como o Natal no Ocidente, as pessoas trocam presentes durante o Festival da Primavera. Os presentes mais comuns são envelopes vermelhos. Envelopes vermelhos têm dinheiro e são dados a crianças e idosos (aposentados). Envelopes vermelhos são usados ​​na esperança de dar boa sorte (bem como dinheiro) aos destinatários. Nos últimos anos, apareceram “envelopes vermelhos” enviados / recebidos por aplicativos.

Outros presentes populares de Ano Novo são álcool, chá, frutas e doces.

Assistir as danças entre leões e dragões

As danças do leão e do dragão são amplamente vistas durante as celebrações do Ano Novo Chinês e outros festivais chineses tradicionais, culturais e religiosos. Eles são realizados para trazer prosperidade e boa sorte para o próximo ano ou evento.

Na China, as tradições e celebrações variam muito em todo o país. Leia as diferenças entre as celebrações do ano novo no norte e no sul da China.

Na corrida para o desenvolvimento da China, os velhos métodos estão sendo negligenciados. Apenas algumas tradições permanecem e algumas estão desaparecendo.

Compartilhe nas redes sociais

Avatar
Nadini Lopes
Nadini de Almeida é jornalista, sacerdotisa da Tradição Diânica Nemorensis e da Tradição Gardneriana, tendo sido iniciada em Nova Iorque. É ordenada pela Fellowship of Isis e membro do Museu de Magia e Bruxaria do Brasil.

Especialistas online