Conhecido como um guerreiro poderoso, Ogum é um Orixá batalhador, forte e vitorioso. Assim, a Oração de Ogum é considerada uma das mais poderosas. Esse Orixá é famoso por tomar as dores e batalhas de quem ora, dando lhe causa ganha.
Se você está passando por um momento difícil, reze com fé e muita força a Ogum. Não importa o tamanho do seu problema, ele adora um desafio!
“OGUM Rogai por Nós.
Nunca ficará sem resposta àquele que nele crer Ogunhe meu Pai!
Eu andarei vestido e armado com as armas de Ogum para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Que assim seja, amém!”
“Ogum de ronda! Salve Ogum de Ronda, salve meu pai Ogum.
Eu te peço fervorosamente, Senhor das Guerras, Vencedor das Batalhas e das Causas Difíceis.
Estou a seus pés, rogando ao Senhor para que, neste mesmo, instante, me ajude nesta minha necessidade:
Que [colocar as iniciais do seu amado aqui] venha a mim declarar todo o seu amor e me peça para ficarmos juntinhos.
Que [colocar as iniciais do seu amado aqui] me ligue, mande uma mensagem, dizendo o quanto sou importante em sua vida e que tem muito medo de me perder.
Em minha caminhada venho sempre lutando sozinha e sempre tenho conseguido, sempre com a tua ajuda, Pai Ogum.
Assim sendo, hoje venho diante dos seus pés, Ogum, rogar sua misericórdia, para que eu seja vitoriosa, pois nas suas batalhas nunca temeste a ninguém, pois é sempre vitorioso, e eu, cheia de coragem e fé, estarei confiante que, armada com a tua espada invencível, vencerei, como sempre venci, com sua ajuda e proteção, todos os obstáculos que surgirem na minha vida física, corporal e na espiritual.
Pai Ogum, tira todas as barreiras do meu caminho amoroso com [colocar as iniciais do seu amado] e proteja o nosso amor, dando-nos sua benção a nossa união, onde a verdade e o amor impere.
Preciso de [colocar as iniciais do seu amado] bem aqui ao meu lado, para sempre, de corpo, alma, mente e espírito, para que [colocar as iniciais do seu amado aqui] seja meu o mais breve possível.
Que meu Pai Ogum possa realizar esse meu pedido, e eu seja merecedora de sua sempre preciosa proteção e bravura.
Axé Ogum Inhê Patacori.
Axé! Asé!”
“Amado Pai Ogum pelo seu poder e pela sua Força, eu peço neste momento, pela sua ordem e pela sua retidão.
E que deste momento para a frente eu possa, através dos seus caminhos retos, crescer no meu trabalho de uma forma justa e digna e que todos os obstáculos, dificuldades e impedimentos sejam cortados dos meus caminhos, para que esse trabalho traga sustento ao meu lar e a todas as pessoas que dependem de mim.
Que sua capa me cubra, que a sua lança seja a direção do meu caminho.
Ogunhê, meu pai Ogum!”
“Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis, chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida. Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades.
Mensageiro de Oxalá – Filho de Olorun. Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, depurai com Vossa espada e lança, minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.
Ogum, irmão, amigo e companheiro, continuai em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos assaltam a cada instante.
Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange de milhões de guerreiros vermelhos e mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência e espírito. Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela inferior.”
“Pai Ogum, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vosso conhecimento, em forma de prece, e que sejam ouvidas e atendidas!
Ogum, Senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja sempre um fiel seguidor do teu exército, e que nas minhas caminhadas eu encontre apenas as vitórias.
Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais minha jornada de crescimento espiritual. Que em meus caminhos, possa eu ser merecedor das vossas bênçãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.
Meu Pai Ogum, não me deixe cair, não me deixe tombar! PATACURI OGUM! OGUNHÊ, MEU PAI!”
Essa oração é ideal para ser realizada quando existe alguma coisa atrapalhando a sua felicidade. Ao fazer a oração, tudo que impede você de ser feliz será afastado.
“Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro e protetor, invencível na fé em Deus, que por ele sacrificou-se, traga em vosso rosto a esperança e abri os meus caminhos.
Com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, eu andarei vestido, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter, para me fazerem mal.
Armas de fogo ao meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo tocar.
Ó Glorioso nobre cavaleiro da cruz vermelha, vós que com a sua lança em punho derrotaste o dragão do mal, derrote também todos os problemas que por ora estou passando.
Ó Glorioso São Jorge, em nome de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo estendei-me seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a vossa força e grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais.
Ó Glorioso São Jorge, ajudai-me a superar todo o desânimo e a alcançar a graça que agora vos peço (faça agora seu pedido justo).
Ó Glorioso São Jorge, neste momento tão difícil da minha vida eu te suplico para que o meu pedido seja atendido e que com a sua espada, a sua força e o seu poder de defesa eu possa cortar todo o mal que se encontra em meu caminho.
Ó Glorioso São Jorge, dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé, meu ânimo de vida e auxiliai-me em meu pedido.
Ó Glorioso São Jorge, traga a paz, amor e a harmonia ao meu coração, ao meu lar e a todos que estão em minha volta.
Ó Glorioso São Jorge, pela fé que em vós deposito: guiai-me, defendei-me e protegei-me de todo o mal. Amém.”
Todos os Orixás possuem características, simbologias e orações. No caso de Ogum, as cores vermelho, verde e azul-escuro são suas representantes em patuás e cerimônias.
O ferro é o elemento natural de Ogum. Seu instrumento é a espada. As ofertas ao Orixá devem ser realizadas com incensos de manjericão e arruda. Já os números de Ogum são o 2 e o 3. Sua pedra é a água-marinha e a sodalita e sua planta é a Espada-de-São-Jorge. O signo que Ogum corresponde no zodíaco é o Áries. Veja qual é o Orixá de cada signo.
Você pode usar todos esses símbolos durante a Oração de Ogum para chamar seu o Orixá. Os símbolos irão te ajudar a receber a proteção dele. Por exemplo, você pode usar um colar de contas vermelhas. Outra ideia é criar um altar para esse guerreiro com velas na cor azul-escuro e seus incensos.
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
A carta A Morte no Tarot costuma assustar os consulentes, entretanto ela é uma carta…
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
A carta do Enforcado no Tarot pode parecer assustadora para algumas pessoas, mas seu significado…
A carta A Justiça no Tarot está principalmente ligada à prudência na hora de tomar…