Este assunto é tabu em muitos relacionamentos, pois muitos casais acreditam que procurar a ajuda de um profissional é um sinal de que o casamento já acabou e que os dois não conseguem resolver suas divergências sozinhos, então, eles não deveriam mais estar juntos. Para que serve uma terapia de casal?
Agora, pense por outro lado: os dois falam, gritam, mas não se ouvem. Ou até o contrário, vocês simplesmente não conversam mais a ponto de nem ter ideia do que se passa na cabeça do seu parceiro. E se pudesse procurar a ajuda de uma terceira pessoa, neutra, que ajudaria a traduzir os sentimentos e as ideias do outro, limpando os ruídos de comunicação que existem? É isso que acontece durante a terapia de casal. Trata-se de um espaço sagrado do casal, em que tudo pode ser dito e os dois conseguem ouvir, enxergar e compreender.
A terapia é composta por encontros do casal com um psicólogo, que vai ouvir as principais reclamações, identificar os problemas mais urgentes e indicar caminhos para a resolução do conflito.
Vocês não vão discutir questões individuais, a não ser que elas interfiram no casamento em si. Por exemplo, você só vai falar da mãe dele se ela estiver realmente atrapalhando a sua dinâmica com o seu parceiro. Se não, guarde para sessões individuais.
Existem terapeutas que gostam de dar exercícios e dinâmicas para que o casal recupere a confiança, a intimidade e a cumplicidade. Outros preferem trabalhar apenas com o que o casal traz para o consultório.
A função do profissional não é dar palpite ou dizer quem tem razão na discussão. Muito pelo contrário, o trabalho dele é ajudá-los a encontrar um caminho de comunicação sem ruídos, para que vocês possam resolver os conflitos sozinhos.
Em alguns casos, o casal descobre que o melhor é a separação, mas isso não foi culpa da terapia. O que aconteceu foi que eles descobriram incompatibilidades muito grandes. Quando isso acontece a separação é mais tranquila e saudável, pois os dois estão na mesma página.
Os principais fatores que fazem com que os casais procurem ajuda são:
Estes são apenas alguns exemplos. Cada casal precisa avaliar o que está atrapalhando o relacionamento e decidir se é hora de procurar ajuda ou não.
Verdade seja dita, o homem é sempre mais relutante em fazer terapia, pois envolve abrir seus sentimentos e se expôr para uma estranha. Cabe à mulher mostrar para ele a importância desse passo, o que isso significa para ela e para o casamento e, principalmente, deixar claro que não quer se separar. Que é exatamente por querer ficar junto que está sugerindo a terapia de casal.
Tudo o que acontece na terapia de casal é completamente sigiloso e é importante que o casal faça um pacto de confidencialidade também. Por exemplo, se seu parceiro não quer que ninguém saiba que vão fazer este acompanhamento, não vá contar para a sua melhor amiga, certo? A ideia é construir um espaço de confiança e intimidade e você não vai chegar a lugar nenhum quebrando esse pacto.
Se os dois estiverem comprometidos, a terapia de casal pode mudar o relacionamento para melhor. Peça indicação ao seu médico, procure na internet ou no seu plano de saúde. Existe um terapeuta ideal para o seu problema. Passe por cima do preconceito e faça um teste! Seu casamento vale o esforço!
Leia também:
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…