Podemos dizer que este é um dos maiores tabus da gravidez. Algumas mulheres se sentem poderosas e o desejo sexual aumenta desde o começo, outras vêm a libido ir embora. Existem parceiros que acham a mulher grávida mais sexy, outros ficam com medo de machucar a mãe e o bebê durante a relação. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos sobre o sexo na gravidez.
Sexo na gravidez é um tema muito pessoal e individual e depende de muitos fatores, como a liberdade e a intimidade do casal, a relação da mulher com o seu corpo e como anda a gestação.
A resposta é sim! Considerando que sua gestação esteja normal, você e seu marido estejam saudáveis, sem infecções e outras doenças transmissíveis. O sexo é indicado desde o começo da gravidez até a sua bolsa estourar, pois a mulher se sente valorizada, bonita e mais próxima do parceiro. Mãe feliz é igual a bebê feliz!
Outra vantagem é que a relação fortalece os músculos do períneo, que auxiliam no parto.
Muitos casais se preocupam, achando que a penetração pode machucar o bebê, mas isso não acontece, primeiro porque ele está muito bem protegido em um saco amniótico, em volta de músculos muito fortes no nosso útero. Outra coisa que ajuda é o tampão de muco, que fecha o colo do útero e evita a contaminação por infecções.
O máximo que você pode perceber após orgasmo é que o seu bebê fica mais agitado, mas isso acontece porque o seu coração está batendo mais forte, não porque ele percebeu algo “chocante” ou estranho.
Existem alguns casos em que o sexo não é recomendável durante a gestação, como sangramento, placenta baixa ou descolamento da placenta. O seu médico vai indicar a melhor maneira de agir nesses casos, por isso é importante fazer todas as suas consultas pré-natais.
Sexo na gravidez durante o primeiro trimestre:
É muito comum que a libido desapareça um pouco nos primeiros três meses por questões físicas, hormonais e psicológicas. A mulher costuma sentir mais cansaço, enjôo, inchaço e ainda existe o medo do aborto espontâneo, que é mais comum nessa fase.
O sexo não provoca aborto, mas essa ideia pode atrapalhar o desejo sexual de qualquer um.
Sexo na gravidez durante o segundo trimestre:
Neste período a libido costuma voltar com tudo, pois os desconfortos diminuem, a fase de perigo já passou e nos sentimos mais bonitas. Os seios estão maiores, a pele e o cabelo ficam mais bonitos e já estamos mais tranquilas psicologicamente falando. É bom aproveitar essa fase para tirar o atraso e descobrir como é bom o sexo na gravidez!
Sexo na gravidez durante o terceiro trimestre:
A barriga tomou conta do seu corpo e outros desconfortos surgem, como dor nas costas, cansaço, azia e ansiedade com a hora do parto. A libido tende a diminuir e a falta de posição também não ajuda muito.
Veja algumas posições que podem proporcionar prazer para o casal:
Mesmo que vocês não se sintam muito no clima de transar, namorar é extremamente importante durante toda a gravidez. Façam programas românticos, fiquem abraçados no sofá e lembrem-se, não existe só a penetração no sexo. A masturbação mútua, o sexo oral, brincadeiras eróticas e carinhos aproximam vocês e trazem a sensação de bem-estar que tanto desejamos.
Se mesmo com essas dicas você sentir dificuldade em ter prazer com seu parceiro, ou se ele ainda estiver distante, tenha uma conversa sincera, ou ainda, leve-o ao seu médico para que vocês tirem todas as suas dúvidas.
Sexo e gravidez combinam e muito!
Veja também:
As mulheres podem (e devem) se apoiar, sim! Sororidade é sobre isso. E, mesmo que…
Se você já se viu na situação “fui traída, e agora?!”, saiba que não está…
Provavelmente você já ouviu falar em Solstício, mas você sabe o que é o Esbat?…
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
Para alguns, A Torre no Tarot pode parecer negativa, mas fique tranquila pois ela não…