Como funciona a Umbanda
Diversas religiões possuem vertentes para agrupar crenças ou segmentos diferentes. Algumas delas tem a sua divisão bem clara, porém em outras, encontrar uma definição para cada aspecto pode ser mais complicado. Como por exemplo, para entender como funciona a Umbanda, é preciso saber da existência das várias linhas e cada uma delas possui uma particularidade.
Existem diferenças desde a forma de doutrina até a organização do espaço. Uma linha da Umbanda possui relação direta com o espiritismo e nelas percebemos mais claramente as ideias de Kardec. Já as outras ramificações são mais voltadas para as religiões de origem africana e também cultuam os Orixás. E é assim como funciona a Umbanda, quer saber mais? Confira!
Para saber como funciona a Umbanda, podemos dizer que a vertente mais kardecista é aquela conhecida como mesa branca e realizam maioritariamente sessões espíritas. A outra realiza sessões com pretos velhos, caboclos, utilizam os atabaques e tem característica mais africana.
As velas – Até agora falamos das influências africanas, indígenas e espiritas nesta religião e as velas vêm justamente do catolicismo. Os umbandistas também associam a cor da vela à determinada entidade. As velas verdes, por exemplo, representam as entidades das matas, as pretas e vermelhas Exú e assim por diante.
Os atabaques – As vertentes umbandistas que utilizam os atabaques o fazem porque acreditam ser importante ajuda na hora da incorporação do médium. E o modo como funciona a Umbanda obriga que as pessoas responsáveis por tocar o instrumento sejam consagradas, mas não são iguais os Ogans do Candomblé.
A mediunidade é fundamental para a Umbanda, tendo em vista que o objetivo principal da mesma é promover a evolução do espírito por meio da caridade. O médium, também denominado de cavalo ou aparelho, cede seu corpo para que as entidades incorporem. Essas entidades vêm para atender pessoas que necessitam de ajuda espiritual para resolver problemas.
Sabendo como funciona a Umbanda, você entenderá que as oferendas, por sua vez, são usadas para que o espírito consiga exercer um maior controle sobre o médium. É uma espécie de agrado que também serve para fazer a limpeza do aparelho. Elas também podem ser realizadas de acordo com cada linha, cada entidade e o sacerdote responsável pela casa é quem vai orientar e organizar esses atos.
Agora que você já sabe como funciona a Umbanda, aprenda mais sobre essa religião com os textos abaixo:
Se você já se viu na situação “fui traída, e agora?!”, saiba que não está…
Provavelmente você já ouviu falar em Solstício, mas você sabe o que é o Esbat?…
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
Para alguns, A Torre no Tarot pode parecer negativa, mas fique tranquila pois ela não…
A carta O Diabo no Tarot é vista de forma negativa pela maioria das pessoas,…