santa-maria-mae-de-deus
Santa Maria, mãe de Deus, é aquela cheia do Espírito Santo, que foi saudada pela sua prima Isabel como “bendita entre as mulheres”, pois é ela que está no lugar mais alto na igreja depois de Cristo. Hoje ela é frequentemente chamada de Nossa Senhora, Virgem Maria ou até mesmo Maria de Nazaré, sendo assim vamos conhecer um pouco da Maria mãe de Jesus. Mas conheça agora a história dessa mulher tão importante para a existência do cristianismo.
Como forma de conseguir a reconciliação dos homens, Deus criou uma mulher livre do pecado original e de todos os outros, que desde o primeiro dia da sua existência sempre foi Santa. Essa mulher, Maria de Nazaré, seria a então Santa Maria, mãe de Deus.
Dessa forma, a Virgem Maria Santíssima é a mulher perfeita, cheia de virtudes e de graça, que é a Maria mãe de Jesus e também mãe nossa de acordo com a religião católica.
Existem diversas orações católicas destinada a mãe do Salvador e todas elas são igualmente poderosas, logo enumeramos as 3 principais:
Uma parte da oração Ave Maria é composta por frases das Sagradas Escrituras. Como por exemplo, a frase “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” foi dita por São Gabriel.
Já “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, saiu da boca de Santa Isabel.
A segunda parte da oração a Maria é um pedido de proteção para a hora da morte por parte dos fiéis.
Veja abaixo a oração na íntegra:
“Ave, Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres,
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus!
Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora de nossa morte.
Amém!”
Maria, a cheia de graça, é uma grande intercessora e por meio dela é possível conseguir de Deus aquilo que pedimos.
Uma grande prova disso é que no primeiro milagre de Jesus, aquele que a água é transformada em vinho, Nossa Senhora atuou como uma suplicante e Cristo não recusou o seu pedido. Por consequência, essa é uma das orações católicas de pedido de proteção mais fortes.
Veja abaixo a oração na íntegra:
“Salve Rainha Mãe de misericórdia,
Vida doçura esperança nossa salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas
Ela, pois, advogada nossa,
Esses vossos olhos misericordiosos
A nós volvei,
E, depois deste desterro.
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria
Rogais por nós Santa Mãe de Deus,
Para que seja dignos das promessas de Cristo.
Amém!”
Nossa Senhora passa na frente para ajudar em casos mais difíceis e até mesmo considerados impossíveis, isso porque ela intervém a favor de quem pede. Veja abaixo a oração na íntegra:
“Maria passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos. Abrindo portas e portões. Abrindo casas e corações.
A mãe indo na frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Maria passa na frente e resolve tudo aquilo que somos incapazes de resolver.
Mãe cuida de tudo que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso!
Mãe, vai acalmando, serenando e amansando corações. Termina com o ódio, os rancores, as mágoas e as maldições. Termina com as dificuldades, tristezas e tentações. Tira teus filhos da perdição! Maria, tu és Mãe e também Porteira.
Maria passa na frente e cuida de todos os detalhes, cuida, ajuda e protege a todos Teus filhos.
Maria, eu te peço: passa à frente! Vai conduzindo, ajudando e curando os filhos que necessitam de ti. Ninguém foi decepcionado, depois de ter invocado a tua proteção.
Só a Senhora, com o poder de teu Filho, Jesus, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Nossa Senhora, faço está oração pedindo a tua proteção! Amém!”
Como visto, as orações católicas destinadas a Maria mãe de Jesus são inspiradoras, assim como a história dessa mulher.
O Novo Testamento, por exemplo, já se inicia com o anjo Gabriel anunciando à Virgem Maria que ela foi a escolhida para ser a mãe de Jesus. Em sua visita, Gabriel se referiu a Maria como uma mulher abençoada, destinatária do favor de Deus e escolhida para ser mãe de Cristo.
Nessa época Maria era jovem, virgem, que vivia numa pequena Aldeia da Galiléia e estava noiva de um carpinteiro chamado de José. E diante desse contexto, a saudação do anjo causou temor e perplexidade nela.
Todavia, Gabriel tranquilizou a virgem e lhe sanou todas as suas dúvidas, assim Maria se mostrou sinceramente agradecida e rendida por essa benção.
José, no entanto, não aceitou muito bem a gravidez repentina da sua noiva, foi necessário que um anjo do Senhor lhe surgisse em sonho explicando-lhe o que tinha ocorrido. Após esse fato, José assumiu Maria como sua esposa, pois estava mais encorajado e confortado.
Maria então deu à luz a Jesus em Belém e depois disso são poucos os detalhes referentes a história da Santa Maria mãe Deus.
Você já quis saber por que Maria foi escolhida para ser mãe de Jesus? Quer entender melhor como ela é mãe de Deus se é mãe de Jesus? Então, veio ao lugar certo! Confira as respostas dessas duas questões que assombram a mente de muitos religiosos.
Não existem porquês que revelam as razões que levaram a Maria mãe de Jesus ser a escolhida. O que se sabe apenas é que Maria foi agradecida e recebeu a bênção de dar à luz ao filho de Deus.
É comum não entender por que a Santa Maria, mãe de Deus, é chamada dessa forma, sendo que ela é também mãe de Jesus.
Porém, a explicação é muito simples!
Maria é mãe de Deus porque Ele se fez homem em Jesus Cristo, ou seja, ela é Santa Maria, mãe de Deus, e também é a Maria mãe de Jesus. Deu para compreender?
Na igreja protestante a virgem não costuma ser tão exaltada, mas já na igreja católica a Santa Maria, mãe de Deus, assume um papel importante. Ela é considerada a mãe de Misericórdia.
Assim, tendo como “Mãe de Misericórdia” um dos maiores títulos dentro da igreja, que lhe é dado exatamente porque ela é Mãe da divina graça, título que lhe é posto por ser Mãe de Deus.
No dia 1 de janeiro, também conhecido como Dia Universal da Paz, é comemorado na igreja católica a Solenidade da Santa Maria mãe de Jesus no ministério da sua Maternidade Divina.
Isso porque, essa data simboliza a transformação da Santa Virgem em “Mãe de Deus”.
Agora que você sabe tudo sobre Santa Maria, mãe de Deus, confira também:
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…