Mesmo que você não seja católico, umbandista ou corintiano provavelmente já ouviu falar do Santo Guerreiro. Mas afinal, quem foi São Jorge?
Jorge é um santo católico que viveu na Turquia, mais precisamente na região da Capadócia. Após a morte de seu pai mudou-se para a Palestina, onde tornou-se padre e guerreiro. Posteriormente iniciou sua carreira militar(ingressou no exercito), recebeu os títulos de Capitão do exército Romano e conde da Capadócia.
Ao receber ordens para combater adeptos do cristianismo, vindas do Imperador Diocleciano, o soldado Jorge rebelou-se e passou a sofrer repressão e torturas, castigos dos quais milagrosamente saiu ileso. Por fim, foi decapitado por Diocleciano em Nicomédia, no dia 23 de abril de 303.
Em muitas culturas São Jorge é homenageado em 23 de abril – justamente no dia da sua morte. No Brasil, por exemplo, é feriado no Rio de Janeiro, cidade da qual o santo guerreiro também é padroeiro. Em 2001 a prefeitura decretou feriado, que em 2008 o governador decidiu estender a homenagem estabelecendo como feriado em todo o estado do Rio de Janeiro.
Além de ser conhecido por sua bravura e coragem, no Brasil, São Jorge também é associado à lua. A história revela que as crateras que observamos da Terra nas noites de luar são, na verdade, as imagens do santo, seu cavalo e sua espada prontos para nos proteger. Em Salvador, Bahia, a maioria da pessoas vinculam o santo a Oxóssi. Os adeptos da Umbanda o relacionam a Ogum.
Para entender melhor sobre quem foi São Jorge conheça sua lenda, e saiba também o poder da lança de São Jorge e conheça algumas de suas orações.
Reza a lenda que existia um vilarejo, na África, que era atormentada por um dragão. De tempos em tempos era necessário fazer um sacrifício para acalmar a fera. Em um determinado dia, por ironia do destino, a filha do rei foi a escolhida. Naquele momento a única esperança surgiu através de Jorge que enfrentou o monstro, conseguiu feri-lo e amarrar sua boca, livrando a princesa do perigo.
São Jorge foi considerado um herói, e como agradecimento todos os moradores do povoado se converteram ao cristianismo – religião a qual ele era devoto.
São Jorge é idealizado com um forte soldado, montado em um cavalo branco, com uma cruz vermelha em um fundo branco, que enfrenta um dragão com sua espada.
Ele representa coragem, bravura, lealdade e a resistência ao opressor. Por isso, é adorado por muitas pessoas, principalmente, por aquelas que querem força e proteção na luta contra o mal. Aprenda orações de São Jorge para se proteger do perigo.
Agora que você já sabe sobre quem foi São Jorge, veja algumas curiosidade sobre esse Santo Guerreiro que separamos.
Entendeu um pouco melhor sobre quem foi São Jorge? Veja outros temas que preparamos:
Não-monogamia é um termo abrangente para os diferentes tipos de relacionamento que não se encaixam…
O zumbido no ouvido, também chamado de acufeno, é a percepção de um som sem…
A cozinha é o coração da casa e também pode ser o altar da sua…
Nem todo fim de relação significa ausência de vínculo. É natural que, mesmo depois de…
Vivemos uma era em que a tecnologia avança cada vez mais rápido, alcançando inclusive o…
A Lua, sempre presente no céu noturno, carrega consigo mistérios que atravessam gerações. Não é…