Segundo o dicionário, a palavra reflexão significa o ato físico e mental que leva a análise de um comportamento, de um fato, de uma pesquisa e etc. tal posição pode ser uma atitude pessoal ou compartilhada. Ou seja, reflexão é examinar as coisas que ocorrem ao seu redor, inclusive a vida.
Esse momento, muitas vezes, ocorre quando estamos a sós, é quando conseguimos falar com nosso subconsciente, de uma maneira transparente. É a nossa consciência nos cobrando explicação por nossos atos. Nesta hora, não temos como mentir. É uma das raras situações em que a verdade prevalece e a sinceridade é obrigação.
Apesar de ser um ato individual, a reflexão pode acontecer também em grupo, em uma reunião ou palestra. Porém, nestes casos, mesmo que controle o que quer dizer, o que fala sobre determinadas situações, a discussão interna entre você e sua consciência é o que levará a analisar os erros e acertos, e tomar decisões que podem mudar o rumo da sua vida.
Por ser um ato muito individual, muitas pessoas tiram vantagens da reflexão. Acabam manipulando e alterando a forma de pensar, fazendo com que elas cheguem a pensar que são culpadas ou que estejam erradas por determinadas situações, quando na verdade estão certas. É uma forma de depreciação para mostrar superioridade, e isso reflete diretamente na autoestima daquela que se sente prejudicada, inferior.
Esta inversão de valores, demonstração de superioridade, é uma manipulação que faz com que você enxergue uma situação negativa como favorável, te induzindo a tomar uma decisão que só vai favorecer o terceiro envolvido. É o que acontece, por exemplo, com a propaganda política. Eles passam uma sensação de segurança, de necessidade, que acaba te comovendo e interpretando muitas situações como úteis, sendo que a maioria não fará a mínima alteração na sua rotina.
É uma manipulação que te faz acreditar que está pensando, quando na verdade já tem a resposta desta reflexão pois forçam uma conclusão que seja interessante para eles. Infelizmente, contra este tipo de atitude só temos a nossa autoestima e auto controle, coisas que podem impedir que a gente seja manipulado.
A reflexão filosófica, apesar de ser uma reflexão normal, é uma área um pouco mais centrada. É algo que rege a filosofia, pois sem essas reflexões, não existiriam indagações que construiriam o estudo. Essa matéria se concentra mais no fato do pensamento, ou seja, tenta refletir o que é o pensamento, o que nos faz pensar, e o porquê pensamos.
É a filosofia buscando explicações para a nossa existência, nossas atitudes, coisas que fazemos com certa frequência, como: “por que as coisas são assim? ”, “por que somos seres pensantes?”, “por que eu existo?”, poucos têm o verdadeiro interesse nas respostas e se aprofundando nestas questões.
Leia também:
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…